11 filmes de cachorro que vão emocionar toda a família


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Publicado em

Não é à toa que dizem que os cachorros são nossos melhores amigos. Sua presença é sinônimo de companheirismo, lealdade, carinho e diversão garantida.

Se você também é apaixonado pelos “patudos”, confira nossa seleção de filmes que vão emocionar e alegrar toda a família!

1. Uma Prova de Coragem (2024)

Cachorro do lado de um homem com roupa esportiva.

Disponível em: Prime Video

O filme de aventura que tem conquistado o público conta uma história real. Michael é um atleta norte-americano que participa numa difícil corrida de resistência na República Dominicana, com o seu time.

Enquanto caminham por uma floresta, o grupo acaba encontrando um cachorro que apelida de Arthur. O animal passa a acompanhá-los durante a jornada, ajudando-os a superar os seus limites e, pelo caminho, começa a ter a família que tanto desejava.

2. Procura-se Gonker (2023)

Homem e cachorro brincando na grama.

Disponível em: Netflix

Outra história baseada em acontecimentos verdadeiros, o drama gira em torno de Gonker, um cachorrinho doente que se perde enquanto passeia numa trilha. Fielding, o seu dono, é um jovem que está passando por conflitos familiares, desde que terminou a faculdade e regressou a casa dos pais.

Agora, sua família precisa encontrar o bichinho a tempo dele tomar a medicação, para poder sobreviver. Apesar das dificuldades, eles nunca desistem e acabam estreitando os laços que os unem.

3. Pets - A Vida Secreta dos Bichos (2016)

Grupo de cachorros, em animação, juntos no cinema.

Disponível em: Netflix e Prime Video

O que será que os bichos fazem quando os donos não estão? É isso que o filme de animação tenta responder, imaginando uma vida secreta e muito ocupada para eles. Max, o protagonista, está triste porque a dona adotou um novo cachorro, com quem tem que dividir a atenção.

No entanto, tudo muda quando os dois acabam sendo capturados e precisam da ajuda dos animais vizinhos para se libertar e regressar a casa.

4. Como Cães e Gatos (2001)

Gato e cachorro, frente a frente.

Disponível em: Max e Prime Video

Imagine a rivalidade que existiria entre cachorros e gatos falantes! O filme de comédia do começo dos anos 2000 transforma essa inimizade numa batalha épica entre as espécies, que rende boas gargalhadas.

Sr. Tinkles, o vilão do enredo, tem um plano maquiavélico para dominar a humanidade e exterminar a população canina, garantindo a supremacia dos gatos. Para impedi-lo, um grupo de cachorros tem que embarcar numa missão arriscada.

5. O Chamado da Floresta (2020)

Cachorro na neve.

Disponível em: Disney+

Buck está vivendo uma aventura inesperada. Após crescer no conforto de um lar, ele é sequestrado e enviado para o Alasca. Lá, é forçado a integrar um time de cachorros que puxam trenós em corridas.

Embora, a princípio, ele não saiba como agir, com o tempo seus instintos animais começam a dominá-lo e ele se torna um grande líder para a matilha que o acompanha.

6. Quatro Vidas de um Cachorro (2017)

Casal andando de bicicleta com um cachorro do lado.

Disponível em: Prime Video

Uma obra bonita e emocionante que vai mudar sua perspectiva sobre os animais de estimação, Quatro Vidas de um Cachorro é simplesmente imperdível e pode deixar você lavado em lágrimas.

Nela, assistimos à jornada de Bailey, um cachorro que passa por quatro encarnações. Durante esse período, ele descobre seu propósito de vida e desenvolve uma ligação muito forte com os donos, sobretudo Ethan.

7. A Caminho de Casa (2019)

Cachorro sozinho na neve.

Disponível em: Netflix

Enquanto persegue um esquilo no jardim, Bella é capturada pelo controle de animais e levada para um abrigo, bem longe do seu dono. Apaixonada por Lucas, o veterinário que a criou, ela decide fugir e está disposta a tudo para reencontrá-lo.

Assim, começa sua longa aventura de regresso a casa, passando por vários obstáculos e fazendo amigos pelo caminho.

8. Sempre ao Seu Lado (2009)

Cachorro esperando, diante de um edifício.

Disponível em: Prime Video

Inspirado numa história real comovente, o filme segue o destino de Hachi, um cachorro abandonado que é encontrado numa estação de trem por um professor universitário chamado Parker.

Com o tempo, os dois se tornam inseparáveis e o animal passa a acompanhar o dono, esperando na estação até ele regressar do trabalho. No entanto, um acontecimento trágico vem alterar a sua rotina, provando a lealdade inabalável de Hachi.

9. Togo (2019)

Homem e cachorro na neve.

Disponível em: Disney+

Passado nos anos 20, o filme de drama e aventura conta a história de um homem que tem a difícil missão de levar remédios para população do Alasca, durante uma epidemia.

Para isso, ele conta com a ajuda de seus cachorros puxadores de trenós, principalmente Togo, um animal visto como demasiado pequeno e fraco para liderar a matilha. A história de coragem e sobrevivência foi baseada em acontecimentos reais.

10. Beethoven, O Magnífico (1992)

Família e cachorro na entrada de casa.

Disponível em: Prime Video

Se você ainda não conhece esse cachorro, prepare seu coração para tanta fofura! Considerado um clássico para os amantes de animais, o longa conta a história de um São Bernardo bagunceiro, que dá muito amor e trabalho para a sua família.

Sua paz é abalada quando um veterinário cria um plano maldoso para capturar Beethoven e usá-lo como cobaia em experimentos científicos.

11. Lassie (1994)

Lassie deitada na entrada de casa.

Lassie é, provavelmente, a cachorrinha mais famosa da Sétima Arte. Quando uma família se muda da cidade para o campo, encontra o animal e resolve adotá-lo. Com o tempo, ela se torna a melhor amiga e companheira de Matt, o garoto de 13 anos que está se sentindo sozinho após a mudança.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.