5 tipos de dança de salão mais praticados no Brasil


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

As danças de salão são modalidades da dança realizadas em casais e costumam ser muito praticadas em escolas de dança.

Normalmente, as pessoas buscam esses tipos de dança como forma de lazer, convívio social e também como atividade corporal.

São diversos os estilos e ritmos dançados no mundo todo e, no Brasil, alguns se destacam.

1. Forró

O forró é um estilo surgido no nordeste brasileiro. Essa expressão "forró" é usada para designar tanto a dança quanto o ritmo musical.

Nesse tipo de dança, o casal se coloca de frente um para o outro e, dependendo do ritmo musical, realiza passos em que os corpos ficam em contato total ou parcial.

O forró inclui os gêneros xaxado, baião, xote e forró universitário.

2. Samba de gafieira

O samba de gafieira é uma vertente do samba que aparece como desdobramento do maxixe, um estilo originado na primeira metade do século XX, sendo tipicamente brasileiro.

Nessa dança, o casal desempenha uma espécie de “teatro”, no qual o homem conduz a mulher e tem uma postura de proteção, esperteza e elegância.

De ritmo acelerado, o samba de gafieira é uma dança estimulante e complexa e exige bastante coordenação e sintonia dos dançarinos.

3. Tango

Apesar de não ser se originado no Brasil, o tango é bastante praticado em escolas de dança no país. Surgido na Argentina e no Uruguai, esse termo também é usado para se referir ao gênero musical.

A dança tem como características a sensualidade e aborda o tema das relações amorosas. Com movimentos de difícil execução, o tango necessita de muita prática e expressividade para transmitir toda a sua caraga dramática.

4. Salsa

A salsa, surgida em Cuba, teve influência de diversas expressões de outras nacionalidades, como o merengue, cumbia, jazz e samba.

O nome “salsa” já nos dá pistas sobre suas características, já que essa palavra em espanhol pode significar “tempero”. Essa é uma expressão da dança bastante envolvente e, ao mesmo tempo, desinibida. É executada geralmente com passos circulares e possui muitos giros.

5. Zouk

Zouk é um estilo de dança surgido por volta dos anos 80 nas ilhas do Caribe. A palavra que dá o nome à dança significa “festa” e é uma junção do idioma francês com idiomas africanos.

A modalidade se assemelha em muitos aspectos com a lambada, explorando a sensualidade e movimentos dinâmicos e sinuosos, porém mais lentos.

No Brasil, é dançada de forma adaptada em tem várias vertentes.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.