Filmes de superação: 11 histórias que desafiam os limites do ser humano

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 6 min.

Filmes de superação são ótimas maneiras de nos motivar e inspirar, apresentando histórias onde a capacidade humana é posta à prova e ultrapassa limites inimagináveis.

Confira nossa lista de filmes de superação, onde trazemos narrativas baseadas em eventos reais, experiências de fé, superações amorosas, tramas envolvendo atletas e esportes, além de outros grandes desafios.

1. Meu Pé Esquerdo (1989)

Direção: Jim Sheridan

Cena do filme Meu pé esquerdo.

Um clássico da literatura e do cinema, Meu Pé Esquerdo conta a história real de Christy Brown. Nascido com paralisia cerebral, Christy veio de uma família de irlandeses humildes e, desafiando todas as expectativas, desenvolveu a habilidade de pintar e escrever usando apenas o pé esquerdo. Com a ajuda de sua mãe, transformou sua realidade e surpreendeu a todos com sua história incrível de superação e força.

O filme traz a atuação impressionante de Daniel Day-Lewis, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

2. Náufrago (2000)

Onde assistir: Globoplay
Direção: Robert Zemeckis

Cena do filme Náufrago.

Náufrago fez enorme sucesso nos anos 2000 ao contar o drama de Chuck Noland, um executivo da FedEx, empresa de entrega de correspondências nos EUA. A vida de Chuck sofre uma enorme reviravolta quando ele sofre um acidente e seu avião cai em uma ilha deserta. Sozinho e desamparado, ele precisará reunir forças para enfrentar os desafios que a natureza impõe e ir em busca da sua sobrevivência.

Esse é um dos papéis mais marcantes na carreira de Tom Hanks, que foi indicado aos Oscar de Melhor Ator e ganhou o Globo de Ouro por sua atuação no longa.

3. Nyad (2023)

Onde assistir: Netlix
Direção: Elizabeth Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin (III)

A história real da nadadora estadunidense Diana Nyad é contada nessa produção da Netflix que foi indicada ao Oscar de "melhor atriz" e "melhora atriz coadjuvante".

A trama se concentra em um período específico da atleta, que aos 60 anos se desafiou em uma viagem de 161 quilômetros nadando em mar aberto de Cuba até a Flórida. Ela contou com uma equipe de apoio e enfrentou muitos desafios, como a presença de animais perigosos como tubarões e águas-vivas, além do próprio cansaço.

4. Sociedade da neve (2023)

Onde assistir: Netflix
Direção: Juan Antonio Bayona

A tragédia vivida por um grupo de jovens integrantes de um time de rugby no acidente aéreo do voo 571 em 1972 é contada nesse longa impactante e sensível.

A história já havia sido encenada em Alive (Vivos), de 1993. A narrativa acompanha o drama de 45 passageiros que caem na geleira nos Andes chilenos, onde 29 pessoas sobrevivem em condições extremas, sendo obrigados a tomar medidas radicais e corajosas para sobreviver.

5. Maudie: Sua Vida e Sua Arte (2016)

Onde assistir: Netlix
Direção: Aisling Walsh

Essa é uma produção canadense que conta a história real da artista, também canadense, Maud Lewi (1903-1970).

Decidida a ter uma vida mais autônoma e independente, ainda jovem Maudie se oferece para trabalhar para um vendedor de peixes. Com ele inicia um casamento bastante complicado, por ser um sujeito rude e violento.

Ela é uma mulher sofrida e pobre cuja saúde é prejudicada com a artrite reumatoide, uma condição que faz com que seu corpo fique cada vez mais frágil e atrofiado.

Ainda assim, consegue superar os desafios que a vida lhe apresenta e produzir uma arte singular e alegre.

6. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Direção: Steven Soderbergh

Nos anos 90 a advogada estadunidense Erin Brockovich realizou um feito incrível movendo um processo contra uma grande corporação que estava contaminando a água de toda uma comunidade.

No filme quem dá vida à Erin é Julia Roberts, que está ótima no papel. Erin é uma mãe solo de três filhos que se comove com a luta dessas pessoas. Com muita persistência, inteligência e coragem, ela consegue enfrentar judicialmente essa grande empresa e ajudar as famílias.

7. Menina de Ouro (2000)

Onde assistir: Max
Direção: Clint Eastwood

Nessa aclamada obra dirigida e estrelada por Clint Eastwood, somos apresentados à Maggie Fitzgerald, uma garçonete que tem o sonho de ser uma lutadora de boxe profissional.

Sua vida se transforma ao conhecer Frankie Dunn, um ex-lutador e treinador amargurado e solitário. Os dois firmam uma bela parceria, onde Maggie será estimulada a enfrentar grandes desafios em um universo predominantemente masculino e machista.

8. Billy Elliot (2000)

Direção: Stephen Daldry

Em Billy Elliot nos emocionamos com a história de um garoto de 11 anos que, vivendo na década de 80 em uma cidadezinha da Inglaterra, decide abandonar os treinos de luta e praticar balé.

Contando com o apoio da professora e posteriormente da família, Billy persegue seus sonhos e enfrenta os desafios de uma sociedade conservadora. Além disso, precisa lidar com dificuldades financeiras para continuar em busca do sucesso na dança.

9. Sete Anos no Tibet (1997)

Onde assistir: Max
Direção: Jean-Jacques Annaud

A história de Heinrich Harrer é contada nesse drama épico muito aclamado nos anos 90. Heinrich foi um alpinista austríaco que viveu na época da Segunda Guerra. Ele tentava escalar o Monte Nanga Parbat quando foi preso pelos ingleses.

Conseguindo fugir e se refugiar no Tibete, ele permanece anos no local, faz amizade com Dalai Lama e aprende muito sobre a cultura e a tradição do país.

10. Bicho de Sete Cabeças (2000)

Onde assistir: Netflix
Direção: Laís Bodanzk

Esse é um drama intenso e impactante sobre a história real de um jovem internado pelo próprio pai em uma instituição psiquiátrica por conta de sua rebeldia e do relacionamento familiar difícil.

Neto vive os piores dias no hospital e precisa reunir forças para sobreviver em meio a tanto sofrimento. A trama é inspirada no livro Canto dos Malditos escrito por Austregésilo Carrano Bueno.

11. Como Superar um Fora (2018)

Onde assistir: Netflix
Direção: Bruno Ascenzo, Joanna Lombardi Pollarolo

Nessa divertida comédia peruana acompanhamos Maria Fe, uma jovem de 30 anos que está em crise depois que seu namorado de longos anos terminou o relacionamento.

Assim, com ajuda de amigas, ela passa pelo luto da relação, descobre novos gostos e embarca em uma jornada de autoconhecimento. Ela também passa a escrever suas angústias e desejos em um blog na internet e se surpreende com o resultado e o alcance de sua escrita.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.