7 filmes aclamados baseados em fatos reais que você encontra na Netflix


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

As histórias reais sempre tiveram um lugar especial no cinema e ultimamente têm ganhado cada vez mais espaço nas telonas.

É evidente que dramas que realmente aconteceram tem bastante chance de cativar o público, que sai do cinema cheio de curiosidade sobre as vidas daqueles personagens retratados.

Por isso, separamos alguns filmes aclamados e recentes produções que vem recebendo elogios do público e da crítica para você conferir na Netflix. Aproveite!

1. Sociedade da Neve (2024)

O cineasta espanhol Juan Antonio Bayona dirige essa produção impactante e brutal. A trama conta sobre o caso do acidente aéreo envolvendo um time de rugby uruguaio que viajava para o Chile em 1972.

O avião caiu em uma geleira nos Andes e dos 45 passageiros, 29 sobreviveram em um primeiro momento, precisando lutar com todas as forças para continuar vivos.

O filme é uma produção da Netflix e se tornou um dos mais vistos da plataforma, arrancando elogios e prêmios da crítica.

2. Shirley para Presidente (2024)

A direção é de John Ridley e a narrativa mostra um parte da vida de Shirley Chisholm, a primeira mulher negra norte-americana a se lançar em uma candidatura para a presidência dos EUA. Quem interpreta Shirley é Regina King, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2019.

O ano era 1972 e ela fez o que parecia ser impossível. Aqui vemos parte de sua trajetória e campanha pelo Partido Democrata pouco tempo depois que foi eleita congressista dos EUA.

3. Nyad (2023)

Com direção de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, o longa conta sobre a nadadora estadunidense Diana Nyad.

Determinada e corajosa, aos 60 anos ela se lançou em um desafio impressionante, se tornando a primeira pessoa a cruzar o oceano, indo de Cuba até a Flórida em alto mar.

Foram 161 quilômetros concluídos em 53 horas com o auxílio de sua amiga Bonnie Stoll e uma equipe de mais 35 pessoas.

4. Holy Spider (2022)

Cena do filme Holy Spider

Assinado pelo iraniano Ali Abbasi, Holy Spider é um darma biográfico que exibe a brutal história de Saee Hanaei, um serial killer famoso no Irã que atuou de 2000 a 2001.

"Spider killer", como era conhecido, está convencido de que precisa "limpar" a cidade da prostituição, corrupção e imoralidade. Assim, assassina 16 profissionais do sexo.

A polícia parece não estar muito empenhada em solucionar os casos, até que a jornalista Arezoo Rahimi decide investigar os assassinatos e capturar o cruel assassino.

5. O menino que descobriu o vento (2019)

O britânico Chiwetel Ejiofor dirigiu esse belo longa que traz uma história de superação, determinação e inteligência para lidar com os desafios.

William Kamkwamba é um adolescente com sede de conhecimento e muita disposição para mudar a realidade da comunidade em que vive no Malawi, na África.

Enfrentando a pobreza e a fome, ele estuda por conta própria e desenvolve um moinho de vento com sucatas e materiais simples a fim de captar água.

A genial invenção não só ajuda a abastecer o local com água potável quanto se torna uma inspiração e exemplo de como a educação transforma vidas.

6. Carandiru (2003)

Cena do filme Carandiru

A cruel realidade das penitenciárias brasileiras é retrata nesse filme que se tornou um clássico e uma referência no cinema nacional.

O longa, dirigido por Hector Babenco, acompanha o médico sanitarista Drauzio Varella em sua rotina atendendo a população carcerária na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. Sua atuação ocorreu de 1989 até 1992, quando houve uma enorme ação policial no local, assassinando 111 presos.

Os dramas, lutas, sentimentos e esperanças dessas pessoas são mostrados de forma humanizada e se contrapõem à brutalidade do massacre.

O filme foi muito premiado e elogiado pela crítica e pelo público.

7. O pianista (2002)

A triste e impressionante história do pianista polonês-judeu Władysław Szpilman é contada nesse drama biográfico de 2002 com direção de Roman Polanski.

O músico levava uma vida aparentemente comum junto à sua família quando a cidade é bombardeada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Sozinho, longe de todos os amigos e familiares, ele luta pela sobrevivência no Gueto de Varsóvia e usa a música para manter a sanidade e a vida.

O longa é um dos mais belos retratos das atrocidades que o ser humano é capaz de produzir e também de suportar. Vencedor do Oscar em 3 categorias, inclusive de melhor filme.

Aproveite para ler também:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.