Ghost: um clássico que vale a pena reviver (elenco, música e curiosidades)

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 4 min.

Se você viveu os anos 90, com certeza se lembra desse clássico que combina romance e elementos sobrenaturais de maneira única. Ghost: Do Outro Lado da Vida (título original: Ghost) é uma produção norte-americana dirigida por Jerry Zucker que conquistou o público com uma história emocionante e envolvente.

Cena do filme Ghost: do outro lado da vida.

Com um elenco primoroso, incluindo Patrick Swayze, Demi Moore e Whoopi Goldberg, o filme se tornou um ícone ao se aprofundar no amor que transcende a vida. Premiado em duas categorias no Oscar de 1991, o longa-metragem está disponível de graça no Mercado Play.

Elenco de Ghost

Cena do filme Ghost: do outro lado da vida
Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg em Ghost

A escolha dos atores e atrizes que contam essa história foi muito acertada. Demi Moore, que interpreta Molly, consegue transmitir em cena toda a dor de uma viúva inconsolável, que precisa lidar com a perda de seu grande amor. A capacidade de chorar da atriz foi um ponto de destaque para que fosse selecionada para o papel.

Patrick Swayze, que havia protagonizado um tempo antes o filme Dirty Dancing, surpreendeu ao entregar uma interpretação tão sensível e, ao mesmo tempo, divertida, combinando muito com o bom humor de Whoopi Goldberg. O ator faleceu em 2009, vítima de câncer, aos 57 anos.

A atriz Whoopi Goldberg teve sua carreira marcada pela interpretação da médium engraçada que tinha medo de espíritos. Com uma atuação cômica e muito convincente, ela recebeu grande reconhecimento, ganhando, inclusive, o Oscar de melhor atriz coadjuvante no ano seguinte em que o filme foi lançado. Importante ressaltar que ela foi a primeira atriz afro-americana a receber a honraria em 50 anos.

Sinopse: entendendo a história

A trama acompanha a história de amor de Molly Jensen e Sam Wheat. Os dois formam um casal perfeito que está vivendo o auge da paixão. Tudo vai muito bem, até que um dia, ao voltarem de uma peça de teatro, eles sofrem um ataque e Sam é assassinado.

O espírito de Sam permanece no plano terreno e ele descobre que sua morte foi encomendada por um amogo que ele considerava ser de extrema confiança. Esse "amigo" de Sam também planeja tirar a vida de Molly.

Assim, sem outra alternativa para proteger sua amada, Sam decide procurar Oda Mae Brown, uma médium charlatã que consegue escutá-lo e agora tem a missão de alertar Molly do perigo iminente.

Significados e comentários sobre o filme

Essa é uma história que segue cativando gerações, pois consegue aliar comédia, romance, suspense e mistério de maneira brilhante. Além disso, traz a premissa de "amor eterno", um sentimento tão intenso que transcende a vida, um amor de enorme coxão emocional que não conhece limites.

Abordando questões da espiritualidade, o filme se baseia em conceitos do espiritismo, que acredita que as almas deixam o corpo e podem permanecer um tempo em trânsito em nosso plano espiritual. A história também toca em pontos como a traição, a busca por justiça e redenção, além do destino e da sorte.

Considerações sobre a música do filme e a cena icônica

Cena icônica em filme Ghost.

Outro elemento de sucesso no longa foi a música. Unchained Melody é uma canção dosRighteous Brothers lançada pela primeira vez em 1955. Ela se tornou emblemática ao ser muito associada ao filme e, principalmente, à cena mais icônica da trama, quando Molly e Sam moldam juntos um vaso de cerâmica do torno. A cena romântica representa o amor e o desejo entre os personagens e a música ajudou a criar a atmosfera de paixão que permeia toda a cena.

O restante da trilha sonora foi criação do francês Maurice Jarre e recebeu a indicação ao Oscar de melhor trilha sonora naquele ano.

Ficha técnica

Título no Brasil Ghost: Do Outro Lado da Vida
Título Original Ghost
Direção Jerry Zucker
Roteiro Bruce Joel Rubin
Elenco Principal Patrick Swayze, Demi Moore, Whoopi Goldberg, Tony Goldwyn
Gênero Romance, Drama, Sobrenatural
Ano de Lançamento 1990
País de Origem Estados Unidos
Duração 127 minutos
Música Maurice Jarre (destaque: "Unchained Melody" dos Righteous Brothers)
Prêmios 2 Oscars (Melhor Atriz Coadjuvante para Whoopi Goldberg, Melhor Roteiro Original)
Classificação Indicativa 12 anos
Onde Assistir Disponível na Apple TV

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.