O mundo depois de nós: curiosidades sobre o filme mais comentado da Netflix


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

O Mundo Depois de Nós (Leave the World Behind, originalmente) é uma produção da Netflix com direção de Sam Esmail baseada no livro de mesmo nome de Rumaam Alam.

Inserido no catálogo da plataforma em dezembro de 2023, o filme exibe um mundo distópico onde uma pane nos sistemas tecnológicos transforma a realidade em um verdadeiro pesadelo.

Bastidores e curiosidades sobre o filme

Envolvimento de Michele e Barack Obama

Essa é uma obra cinematográfica realizada pela produtora Higher Ground Productions, empresa de Barack e Michelle Obama. O casal se envolveu intensamente na produção e Obama contribuiu com informações e sugestões importantes no roteiro do filme.

Há um sinal sutil do envolvimento de Obama no filme através do jovem Archie. A camiseta do garoto traz a palavra Obey e uma arte e do skatista Shepard Fairey, criador da marca de roupas Obey. Esse foi o artista responsável pelo famoso poster de Barack Obama com a palavra em inglês "hope" (esperança), utilizado na campanha presidencial de 2008.

Cena do filme O mundo depois de nós mostra camiseta Obey
O jovem Archie vestindo a camiseta da Obey, marca que criou o famoso cartaz com o rosto de Barack Obama nas eleições de 2008

Presença de Friends e participação de Julia Roberts na série

A série Friends é bem presente na história, sendo a obsessão de Rose, a adolescente mais nova.

É interessante que a atriz Julia Roberts, sua mãe no filme, faz uma participação na famosa série. Em um episódio da segunda temporada (em 1996), ela interpreta uma namorada de Chandler, vivido por Matthew Perry, falecido em outubro de 2023.

Julia Roberts em Friends.
Julia Roberts contracenando com Matthew Perry no seriado Friends em 1996

Livro que inspirou o filme é diferente

Outra curiosidade é que a narrativa do livro que serviu de inspiração é um pouco diferente da apresentada no longa-metragem.

O próprio diretor chegou a afirmar: "O que eu queria era criar esta peça independente para que você pudesse ler o livro e assistir ao filme e um não estragasse o outro – que houvesse duas peças separadas e duas interpretações diferentes da mesma história."

No livro, por exemplo, os personagens de George e Ruth são marido e esposa, já no filme são pai e filha. A mudança serviu para trazer mais uma camada geracional na trama cinematográfica.

Sobre o diretor Sam Esmail

O diretor Sam Esmail, que é filho de pais egípcios e nasceu nos EUA, ficou conhecido por ser o criador da série de televisão Mr. Robot, que já traz fortemente a questão tecnológica e de saúde mental, com hackers e transtorno de ansiedade.

Trailer do filme

(Atenção! A partir daqui o artigo contém spoilers!)

Resumo e comentários sobre o filme

Mais do que oferecer explicações sobre os motivos do caos, a narrativa mergulha nas relações interpessoais dos personagens, trazendo reflexões importantes sobre confiança, racismo, individualismo, alienação e fuga da realidade.

A história mostra uma família branca de classe média que aluga uma mansão na praia pelo airbnb com o intuito de descansar e se divertir.

O sinal dos aparelhos eletrônicos passa a apresentar problemas e logo na primeira noite um homem e sua filha (negros) batem à porta pedindo abrigo na casa. Eles são os donos da mansão e estão lá fugindo de um blecaute que assolou Nova York.

Amanda (Julia Roberts) é uma mulher amargurada e sem esperanças que deixa evidente seu racismo ao se deparar com George (Mahershala Ali) e Ruth (Myha’la Herrold), se opondo à presença deles no local. Mas, sem alternativa, ela e o marido Clay (Ethan Hawke) são obrigados a aceitá-los.

Os filhos de Amanda e Clay são Archie e Rose, jovens um tanto apáticos que buscam em jogos e séries algum divertimento.

Tudo se transforma quando eventos estranhos começam a acontecer, como a invasão de um enorme navio petroleiro que encalha na praia e o surgimento de animais selvagens nos arredores. A partir de então, aos poucos as famílias se deparam com situações cada vez mais bizarras que deixam evidente a gravidade do que está ocorrendo na cidade.

Entretanto, devido à falta de informações e comunicação, eles não sabem ao certo o que está acontecendo e precisam se unir se quiserem sobreviver.

Muitas hipóteses são levantadas pelos personagens e o público acompanha a angústia do desconhecido, ficando também sem respostas. Mas a maior suspeita é de que essa seja uma estratégia de algum país inimigo a fim de dar golpe de estado nos EUA, começando com o desligamento dos meios de comunicação, gerando caos e guerra civil.

O final da história é um tanto aberto, deixando aos espectadores a missão de imaginar o destino de cada um dos personagens.e o que exatamente teria causado a catástrofe.

O filme abusa de elementos simbólicos para trazer reflexões e uma experiência contemplativa, não entregando um final explicado ou acabado. Isso porque, assim como a vida, sobretudo em momentos catastróficos, muitas vezes não há uma alternativa ou solução pronta.

Em entrevista, o autor do livro, Rumaam Alam, esclarece:

Essa é fundamentalmente uma história sobre não saber. O que é mais assustador sobre a vida do que o fato de que nunca sabemos o que vai acontecer com a gente?

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.