Os 24 melhores podcasts brasileiros que você precisa ouvir


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Os conteúdos em formato de podcast têm ganhado cada vez mais força no Brasil.

A variedade de assuntos chama a atenção de quem adora esse formato de streaming, que pode ser ouvido por várias plataformas, sendo a mais conhecida o Spotify.

Outra característica interessante dos podcasts e que atrai os ouvintes é a oportunidade de fugir um pouco das telas e poder usar outro sentido menos explorado: a audição.

Pensando em trazer uma diversidade de gêneros e propostas, selecionamos 24 podcasts brasileiros que têm tido ótima aceitação do público. Confira!

1. Mano a mano

cartaz do podcast Mano a mano, com Mano Brown

Mano a mano é um podcast de entrevistas apresentado pelo rapper Mano Brown e que estreou em agosto de 2021.

Trazendo assuntos variados que vão desde política até música, o artista aborda as questões de maneira profunda e com respeito, mesmo que alguns convidados tenham opiniões e pensamentos divergentes.

2. Vinte mil léguas

cartaz do podcast vinte mil léguas

Feito em parceria com a revista Quatro Cinco Um e o Instituto Serrapilheira, esse podcast é uma iniciativa das escritoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski, que relacionam o mundo dos livros com o da ciência.

A primeira temporada foi ao ar em 2018 no Spotify e aborda o livro A origem das espécies de Charles Darwin, publicado em 1859 e que revolucionou o conhecimento sobre a teoria de seleção natural.

As escritoras conseguem colocar os assuntos de maneira instigante, criando uma ponte entre as descobertas científicas e um universo poético e reflexivo acerca da vida.

3. Ser sonoro

Logo do podcast Ser Sonoro

O pesquisador Fernando Garbini Cespedes é o criador desse interessante podcast sobre o mundo da escuta e da música.

Ao longo de 12 episódios, você acompanhará diversas paisagens sonoras que mostram as origens da música, e também de que forma ela impacta nossa vida, podendo criar novas conexões e universos.

O podcast foi laçado em janeiro de 2021 e tem distribuição da TAB Uol, disponível no Spotify.

4. Praia dos Ossos

Logo do Podcast Praia dos Ossos

Praia dos Ossos é uma produção da Radio Novelo lançada no final de 2020.

Idealizado e apresentado por Branca Vianna, o podcast tem caráter documental e jornalístico.

Em oito episódios de cerca de 1 hora, apresenta a reconstituição de um famoso crime de feminicídio ocorrido em 1976 na Praia dos Ossos, em Búzios, (RJ).

Ângela Diniz era uma socialite mineira conhecida, assassinada pelo então namorado Doca Street. Na época, o caso ganhou destaque na mídia e tornou-se hoje um exemplo didático de como o machismo opera em nossa sociedade.

É isso que torna a produção tão relevante, pois Branca consegue aliar investigação policial com importantes questionamentos.

5. 451 MHz

Logo do podcast 451 MHz

A revista Quatro Cinco Um, uma publicação mensal de crítica literária, lançou em 2019 um podcast, o 451 MHz.

O programa é sobre os lançamentos recentes nas livrarias do Brasil e traz entrevistas com autores renomados.

A apresentação é feita por Paulo Werneck, o editor da revista.

6. Café da Manhã

Logo do podcast Café da Manhã

Com estreia em 2019, Café da Manhã é um dos podcasts mais ouvidos por quem quer se informar sobre política, cultura e diversos assuntos da atualidade.

O programa é mantido pelo jornal Folha de São Paulo e apresentado pela jornalista Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian.

Em 2020 foi indicado ao Prêmio Ibest, que premia as melhores iniciativas do mercado digital brasileiro.

7. Mamilos

Logo do podcast Mamilos

Certamente quem gosta de podcasts já conhece ou ouviu falar de Mamilos, uma das produções de maior reconhecimento no Brasil.

Sua estreia aconteceu ainda em 2014 e no início as publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis se dedicavam a trazer assuntos polêmicos.

Atualmente, o programa é mais voltado para temas jornalísticos e comportamentais, trazendo entrevistas e reflexões.

9. Talvez seja isso

Logo do podcast Talvez seja isso

Esse é um programa idealizado pela escritora Mariana Bandarra e pela jornalista Bárbara Nickel.

As amigas destrincham o livro Mulheres que correm com os lobos, trazendo reflexões pessoais profundas sobre cada capítulo dessa obra literária icônica da psicóloga Clarissa Pinkola Estés.

O primeiro episódio foi ao ar no Spotify em 2017 e o último em 2019. A iniciativa é uma bela complementação às mulheres que leram ou estão lendo o livro e buscam se reconectar com suas potencialidades e força interna.

10. Dragões de Garagem

Logo do podcast Dragões de Garagem

Podcast de divulgação científica, Dragões de Garagem é feito por Luciano Queiroz e Lucas Marques.

A ideia é discutir sobre ciência de maneira descontraída e acessível, de forma a captar a atenção dos ouvintes e gerar pensamento crítico.

O programa é produzido desde 2012, e conta também com um canal no YouTube e blog.

11. Peixe Voador

Logo do podcast Peixe Voador

Esse é um podcast da jornalista e consultora musical Patrícia Palumbo que traz pensamentos e reflexões sobre diversos aspectos da vida e da cultura, como livros, viagens, músicas e outros temas que povoam a mente de Patrícia.

O nome do programa já sugere a liberdade de assuntos que podem surgir. Um peixe, animal das águas, mas com asas para também voar, é o símbolo desse podcast, lançado em 2020.

12. Outras mamas

Logo do podcast Outras mamas

No ar desde 2018, Outras Mamas é um podcast criado por Barbara Miranda e Thais Goldkorn.

Os episódios semanais giram em torno de vários assuntos, mas sobretudo o feminismo e o veganismo.

Criado a partir da leitura do livro A Política Sexual da Carne, de Carol J. Adams, o programa busca criar conexões entre os dois movimentos políticos, exibindo as relações de opressão que permeiam tanto a exploração animal quanto a objetificação de mulheres.

13. No programa de hoje

Logo do podcast No programa de hoje

No programa de hoje é um projeto de Gabriel Cabral, artista e educador visual. Disponível no Spotify, esse é um podcast de entrevistas com artistas diversos, principalmente das artes visuais.

Gabriel convida pessoas com trabalhos relevantes na cena artística contemporânea para conversas que abordam desde o processo criativo até as motivações e reflexões que os trabalhos geram, além da divulgação dessas obras em meios expositivos.

14. DrauzioCast

Logo do podcast DrauzioCast

O respeitado médico Drauzio Varella comanda esse ótimo podcast sobre saúde. Com episódios de cerca de 30 minutos cada, aborda temas variados em torno da saúde, como prevenção e esclarecimento de dúvidas sobre doenças, tanto físicas quanto mentais.

Cada programa é focado em um tema e traz especialistas que ajudam a tornar mais acessível informações importantes para a população.

15. História Preta

Logo do podcast História Preta

Produzido pela empresa B9, História Preta é apresentado por Thiago André e tem como foco a memória e cultura do povo negro no Brasil e no mundo.

O programa está no ar desde 2019 no Spotify e tem um caráter documental, trazendo a história de personalidades importantes na música e em outros campos da cultura.

16. Petit Journal

Logo do podcast Petit Journal

Petit Journal traz as últimas notícias sobre política e economia internacional de forma descomplicada e acessível.

Quem apresenta o programa são os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi. Presente no Spotify, o podcast tem episódios que variam de 6 a 30 minutos e ajudam a entender o cenário político brasileiro e mundial.

17. Histórias de ninar para garotas rebeldes

Logo do podcast Histórias de ninas para garotoas rebeldes

Inspirado no livro bet-seller de mesmo nome de Elena Favilli e Francesca Cavallo, Histórias de ninar para garotas rebeldes traz narrativas sobre mulheres inspiradoras que ajudaram a transformar a realidade sob vários aspectos.

Mulheres notáveis como Frida Kahlo, Nina Simone e Cora Coralina são exibidas de maneira lúdica, de forma a revelar para o público infanto-juvenil um pouco de suas trajetórias.

18. Confins do universo

Logo do podcast Confins do Universo

Quem gosta de HQs não pode deixar de ouvir Confins do Universo, um podcast criado em 2015 que discute o mundo dos quadrinhos e a cultura pop.

A produção é fruto de um trabalho mais antigo no site Universo HQ, que existe desde 2000 e se tornou referência para os fãs de histórias em quadrinhos. A equipe é formada por Sidney Gusman, Samir Naliato, Marcelo Naranjo e Sergio Codespoti.

19. Imposturas filosóficas

Logo do podcast Imposturas filosóficas

Esse podcast sobre filosofia é o desdobramento do site Razão Inadequada, lançado em 2012.

O projeto aborda, além da filosofia, temas como psicologia, música, livros e filmes. Vai ao ar no Spotify todas as sextas-feiras, trazendo textos e análises relevantes.

20. Dose diária

Logo do podcast Dose Diária

Dose diária é um podcast originado do canal do YouTube Flor e Manu, no qual Emanuel Aragão apresenta reflexões sobre a vida de maneira geral.

Emanuel é estudioso de psicanálise e aborda os temas de maneira embasada, sem preconceitos e de forma acolhedora.

21. Autoconsciente

Logo do podcast Autoconsciente

Um dos podcasts mais ouvidos sobre autoconhecimento e saúde emocional é Autoconsciente, produzido por Regina Giannetti, jornalista e especialista em mindfulness.

Regina se diz uma “repórter da alma” e traz em seu programa reflexões importantes para se viver de forma mais leve, sem tanta autocobrança. Seu objetivo é levar aos ouvintes uma vivência tranquilizante para que terminem a experiência menos ansiosos e mais confiantes.

22. Falando de música

Logo do podcast Falando de Música

Produzido por Nelson Faria e Leo Justen, Falando de música recebe convidados do meio musical para uma conversa franca com perguntas do público.

O primeiro episódio foi lançado em 2019 e de lá pra cá, o programa recebeu artistas como Monica Salmaso, Fátima Guedes, Marcos Valle, Leila Pinheiro e Zelia Duncan.

23. Prato Cheio

Logo do podcast Prato Cheio

Para quem quer saber mais sobre alimentação consciente, esse podcast é a pedida! Prato Cheio é um programa derivado do site O joio e o trigo, que busca trazer informações sobre o “comer como um ato político”.

Assim, discute assuntos como os alimentos ultraprocessados, a indústria do agronegócio, a epidemia de fome que voltou a assolar o país e outros temas relevantes relacionados.

24. Flow Podcast

Logo do podcast Flow Podcast

Esse é um podcast que existe desde 2018, feito por Bruno Aiub, Igor Coelho e Gianluca Eugenio.

O programa recebe convidados variados para entrevistas sem um roteiro pré-estabelecido, onde a pessoa tem liberdade para dizer o que quiser.

Segundo os idealizadores, não existe tema “tabu” e qualquer personalidade, tanto com ideias progressistas ou conservadoras, pode participar.

É um dos podcasts com maior audiência no país.

Talvez você também se interesse:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.