9 estilos de música mais ouvidos no Brasil


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

A música é uma das expressões artísticas mais apreciadas em todo mundo, e o Brasil é conhecido por valorizar bastante essa linguagem das artes.

Aqui existem vários tipos de músicas que fazem sucesso. Assim, selecionamos 8 gêneros musicais de destaque no país, listados sem ordem de preferência.

1. Samba

O samba é talvez o gênero musical que melhor representa a cultura brasileira em um primeiro momento.

Surgido em um contexto de resistência do povo afrodescendente, esse estilo já foi perseguido no passado, se fortalecendo novamente e se constituindo hoje como um dos mais escutados no país.

São várias as vertentes do samba, como: samba de partido alto, samba-exaltação, samba de roda, samba-canção, pagode, samba de breque, samba-enredo, e samba de gafieira.

2. MPB

A música popular brasileira (MPB), surgiu nos anos 60 ao mesclar bossa nova com outros estilos musicais. Muito escutada no Brasil e no resto do mundo, esse é um tipo de música que abrange muitas variações estéticas.

São muitos os artistas que dedicam à MPB, alguns nomes de destaque são os integrantes do que ficou conhecido como movimento tropicalista: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Nara Leão, Tom Zé, Rita Lee.

3. Funk

O estilo de funk que mais faz sucesso hoje no Brasil teve destaque no Rio de Janeiro em meados dos anos 80 e 90. Juntando referências do hip hop e música eletrônica, o funk está diretamente ligado à cultura periférica.

Atualmente esse estilo se ramifica em funk ostentação, funk melody, funk proibidão e new funk.

4. Sertanejo

Atualmente o estilo de música sertaneja que faz mais sucesso no país é o chamado sertanejo universitário. Apesar de o sertanejo raiz (ou moda de viola) existir desde o início do século XX, a década de 90 foi um período decisivo para a disseminação do gênero.

Foi nesse momento que surgiram duplas como Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo. Hoje a vertente está espalhada no Brasil e apareceram também duplas femininas que se destacam.

5. Bossa Nova

Tendo influência do samba e do jazz, a bossa nova surgiu no fim dos anos 50 no Brasil. Um dos responsáveis pela sua criação foi o cantor e compositor João Gilberto, mas outros nomes também merecem destaque, como Tom Jobim e Nara Leão.

É característico desse estilo musical o tom de voz calmo, temas do cotidiano e base instrumental jazzística.

6. Forró

Muito ouvido no Brasil, esse tipo de música foi levado para o restante do país pelo nordestinos que migravam para as grandes cidades na década de 70.

A base instrumental do forró é composta pelo som do triângulo, zabumba e sanfona. Além disso, o gênero se ramifica em outras vertentes: baião, xaxado e xote.

7. Rap

Trazendo letras contestadoras e que mostram uma realidade muitas vezes difícil, o rap se consolidou no Brasil nos anos 90. O estilo integra o hip hop, movimento norte-americano surgido nos anos 70 nos bairros pobres de Nova Iorque.

No Brasil, nomes como Racionais MC's, MV Bill e Sabotage contribuíram fortemente para a cena brasileira.

8. Rock

O rock se tornou um tipo de música praticamente universal. Surgido nos EUA nos anos 50, faz muito sucesso no Brasil também, onde ganhou terreno a partir da década de 60.

Baixo, guitarra elétrica e bateria são instrumentos importantes para compor esse tipo de música, produzindo um som geralmente acelerado e dinâmico, mas também que se divide em muitas vertentes, inclusive mais lentas.

9. Piseiro e Pisadinha

Derivado do forró, lambada e tecnobrega, o piseiro ou pisadinha, apareceu na Bahia nos anos 2000. O teclado eletrônico é um instrumento importante nesse gênero musical, que vem se espalhando por todo o território nacional.

Cantores que se destacam no estilo são Gustavo Lima, Barões da Pisadinha, João Gomes e Vitor Fernandes.

Você pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.