Divertida Mente 2: o que esperar da continuação mais emocionante da Pixar


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

Divertida Mente 2 finalmente estreou, em 2024, depois de uma longa espera pela tão aguardada continuação da história da garotinha Riley. Nele, a menina já não é criança e está em plena puberdade. É nesse momento que ela se depara com a chegada de novas e emocionantes sensações e sentimentos.

Assim, além das já conhecidas Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, a adolescente é obrigada a lidar com a Ansiedade, Vergonha, Inveja e Tédio. O filme, que tem 1h37min de duração, foi lançado nos cinemas e tem previsão de estrear na plataforma de streaming da Disney+ somente por volta de setembro.

O primeiro longa estreou em 2015 e foi um enorme sucesso. Na trama acompanhamos Riley desde o nascimento até os onze anos e mergulhamos nas emoções da garota, que precisa enfrentar muitas mudanças de vida que impactam em sua saúde psicológica.

No segundo filme há um salto de tempo e agora vemos Riley com treze anos, em uma idade cheia de oscilações, aventuras e descobertas.

Novos personagens de Divertida Mente 2

Tédio

O Tédio surge para Riley como um sentimento de desmotivação, apatia e falta de energia. Representado como uma figura alta e arroxeada, ele passa a comandar a central de controle de sua cabeça sempre que a menina está realizando atividades repetitivas.

Além disso, esse é um personagem que busca satisfação em coisas superficiais, estimulando a menina a procurar distrações vazias, como o uso indiscriminado de smartphone.

Ansiedade

Outro novo sentimento em Divertida Mente 2 é a temida Ansiedade. Ao contrário do Tédio, ela é cheia de energia, mas canaliza essa intensidade para preocupações exageradas, tornando a vida de Riley bem difícil.

A Ansiedade imagina cenários catastróficos, antecipando problemas e mostrando para Riley como enfrentar situações complexas.

Inveja

Já a Inveja é uma garotinha com olhos penetrantes que está sempre se comparando e pensando que sua vida é um pouco injusta. Com uma cor esverdeada, ela tem uma expressão de ressentimento e se destaca pela inadequação social.

Vergonha

A Vergonha é representada como uma figura grande e desengonçada, avermelhada e parcialmente escondida em um capuz. Tímida, a Vergonha tem medo do julgamento alheio e simboliza os momentos de constrangimento de Riley.

Principais assuntos abordados no filme

Divertida Mente 2 mergulha ainda mais na vida da protagonista, trazendo assuntos mais complexos e se aprofundando em temas sobre gestão emocional de uma maneira bem humorada tanto para crianças quanto para adultos.

A puberdade é tratada aqui com respeito, assim como o amadurecimento das emoções, a relação entre corpo e mente e a construção de uma identidade.

Ficha técnica

Título Divertida Mente 2 (Inside Out 2)
Diretor Kelsey Mann
Estúdio Pixar Animation Studios
Lançamento Junho de 2024
Elenco Principal (Vozes)
Amy Poehler Alegria
Maya Hawke Ansiedade
Phyllis Smith Tristeza
Lewis Black Raiva
Bill Hader Medo
Mindy Kaling Nojinho
Vozes (Dublagem em Português do Brasil)
Miá Mello Alegria
Tatá Werneck Ansiedade
Katiuscia Canoro Tristeza
Otaviano Costa Medo
Leo Jaime Raiva
Dani Calabresa Nojinho
Eli Ferreira Tédio
Fernando Mendonça Vergonha
Gaby Milani Inveja
Isabella Guarnieri Riley
Gêneros Animação, Família, Comédia, Drama
Duração 1h 37min
Classificação Indicativa Livre para todos os públicos

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.