Os Bridgertons: entenda a ordem correta de leitura dos livros
Os Bridgertons é uma série literária da autora norte-americana Julia Quinn que fez muito sucesso nos anos 2000, sendo adaptada para a televisão em uma série, lançada na Netflix em 2020.
Se trata de um romance de época e se passa na alta sociedade londrina na primeira metade do século XIX, onde acompanhamos a trajetória da família Bridgerton.
São 9 livros ao todo, que devem ser lidos nessa ordem:
1. O Duque e Eu
2. O Visconde que Me Amava
3. Um Perfeito Cavalheiro
4. Os Segredos de Colin Bridgerton
5. Para Sir Phillip, com Amor
6. O Conde Enfeitiçado
7. Um Beijo Inesquecível
8. A Caminho do Altar
9. E viveram felizes para sempre
Cada volume da série se dedica a explorar um dos filhos e filhas da família Bridgerton. O último livro, entretanto, traz um contexto geral da família, abordando acontecimentos posteriores e também um pouco da história da matriarca, Violet Bridgerton.
A trama é interessante e evolvente, apresentamos temas como o amor, a amizade, os desafios que os personagens enfrentam para seguir seus desejos em uma sociedade regida por duras normas de comportamento.
1. O duque e eu
O primeiro livro da saga apresenta a irmã mais velha da família, Daphne Bridgerton, a quarta de oito irmãos.
A trama mostra seu desejo por encontrar um homem para constituir família. Simon Basset é o Duque de Hastings e não pretende se casar, mesmo que tenha muitas pretendentes.
Assim, Daphne e Simon decidem fingir que estão apaixonados para que ela atraia olhares de outros homens e ele deixe de ser importunado pelas pretendentes. Mas o plano trará muitas complicações e desafios.
2. O visconde que me amava
No segundo livro a história contada é a de Anthony Bridgerton, o primogênito da família. Muito livre e avesso ao amor, Anthony decide que chegou o momento de se casar e deixar os dias de libertinagem para trás.
Assim, começa a cortejar uma moça, mas de repente se encontra apaixonado por Kate Sheffield, a irmã mais velha dessa mulher.
Muitos conflitos surgirão dessa paixão e ele precisará enfrentar os próprios medos e inseguranças.
3. Um perfeito cavalheiro
O segundo filho de Violet Bridgerton é o personagem principal do terceiro livro da série.
Benedict é um jovem artista, muito romântico, que se apaixona por Sophie em um baile de máscaras. O romance dos dois é uma releitura do conto Cinderela, pois a jovem é filha bastarda de um nobre, relegada a posição de criada por sua madrasta.
Por conta da diferença de classes sociais, o amor de Benedict e Sophie não será fácil e eles precisarão fazer duras escolhas.
4. Os segredos de Colin Bridgerton
Colin Bridgerton é o terceiro filho. Muito disputado entre as jovens, Colin se apaixona por Penelope Featherington, a amiga de sua irmã.
Penelope, que já nutria uma paixão secreta por Colin, era considerada "inapropriada", pois não correspondia aos padrões de beleza das mulheres.
Depois que Colin volta de viagem e a reencontra, percebe que ela está mudada e se apaixona por ela. Mas um segredo vem a tona e pode fazer com que o final dessa história não seja tão feliz.
5. Para Sir Phillip, com amor
Aqui a história da segunda filha mulher, Eloise Bridgerton, é contada para os leitores e leitoras.
Eloise nunca pensou em se casar, mas após começar a trocar cartas com Sir Philip e ser convidada por ele para ficar uma temporada em sua casa, ela passa a considerar o casamento.
Isso porque os dois se apaixonam. Entretanto, ao estar na companhia de Philip, Eloise percebe que eles são bastante diferentes. Ele tem uma personalidade difícil e rude. Assim, terão que descobrir se conseguirão manter o interesse um pelo outro e construir uma família.
6. O conde enfeitiçado
Chegou a vez de conhecer Francesca Bridgerton, a sexta irmã.
Ela é a única que foi casada. Mas, após viver feliz por alguns anos, seu marido morre, deixando-a sozinha e sem filhos. Triste, Francesca se apoia no primo de seu falecido marido, Michael Stirling.
Ali nasce um grande amor que, para ser vivenciado plenamente, precisará de muita coragem.
7. Um beijo inesquecível
A filha mais nova, Hyacinth Bridgerton, é uma jovem inteligente e autêntica. Ela vive sem se preocupar com a opinião alheia e não é cortejada por nenhum homem.
Mas um dia ela conhece Gareth St. Clair em uma festa e se sente atraída. O tempo passa e mais tarde eles se encontram novamente. Assim, Hyacinth se oferece para ajudá-lo na tradução de um diário da avó italiana do moço. O documento esconde segredos importantes.
Os dois se aproximam e um afeto surge entre eles, revelando sentimentos complexos e belos.
8. A caminho do altar
O último irmão, Gregory Bridgerton, aparece em A caminho do altar como protagonista. O jovem busca um casamento por amor e não mede esforços para encontrar a mulher que o deixará apaixonado logo que a encontre.
Ao conhecer Hermione Watson logo se encanta, mas a mulher (mais velha) está comprometida. Ele recebe ajuda de Lucinda Abernathy, a amiga de Hermione, para tentar conquistá-la.
Entretanto, com a proximidade dos dois, um amor surge e Gregory terá que ser inteligente o bastante para fazer uma escolha.
9. E viveram felizes para sempre
O último livro da saga foi publicado em 2013 e se dedica aos acontecimentos posteriores às histórias abordadas. Assim, ficamos sabendo o desfecho de algumas situações. Além disso, a trama conta um pouco sobre a matriarca da família, Violet Bridgerton.
Você também pode se interessar:
- Bridgerton: tudo sobre a série de época da Netflix que você precisa ver
- Trono de vidro: a ordem certa de leitura da saga
- A rainha vermelha: ordem de leitura e resumo da história
- Melhores livros para adolescentes e jovens que são imperdíveis
- Melhores livros de romance para se apaixonar
- A seleção: saiba a ordem correta de leitura da série
- Acotar: a ordem certa de leitura da série