O livro A rainha vermelha (no original Red queen) é o primeiro título da série juvenil escrita pela autora norte-americana Victoria Aveyard e publicada nos Estados Unidos pela editora HarperCollins (selo HarperTeen), em 2015.
No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Companhia das Letras, em junho de 2015.
A rainha vermelha foi um sucesso de vendas e já está traduzido para mais de 37 idiomas. Atualmente a adaptação cinematográfica encontra-se em fase de produção.
Resumo
No universo criado por Victoria Aveyard, o mundo é dividido entre dois grupos: aqueles que têm sangue vermelho e os que possuem sangue prateado.
Os felizardos nascidos com sangue prateado possuem poderem sobrenaturais e estão destinados a serem servidos e bajulados, enquanto aqueles nascidos com sangue vermelho são plebeus humildes que têm como função atender as demandas da elite.
A protagonista Mare Barrow, uma jovem de 17 anos, veio de uma família grande: possui pais, uma irmã mais nova (Gisa) e três irmãos mais velhos (Bree, Tramy e Shade), que estão combatendo na guerra por conta do serviço militar obrigatório. O pai de Mare já havia combatido na guerra anos antes, e voltou de lá sem um pulmão e uma perna.
A garota nasceu com sangue vermelho e tem uma vida dura em seu vilarejo pobre. Ela rouba para ajudar a família e vira e mexe se encontra em apuros.
Muitos vermelhos apostam nas lutas com a esperança de ganhar um pouquinho de dinheiro que os ajude a atravessar mais uma semana. Eu não aposto nem com Kilorn. É mais fácil surrupiar a bolsa do corretor de apostas do que ganhar algum dinheiro jogando.
Por um golpe de sorte, a jovem consegue um emprego no palácio real, onde passa a conviver com os prateados. É lá que Mare descobre que, apesar da cor do seu sangue, também tem um poder misterioso.
Quando o rei descobre que Mare também tem poderes - apesar de ser uma vermelha - fica desesperado com a possibilidade de vazamento da informação. A solução encontrada é fazer com que a moça fique noiva do seu filho mais novo, Maven Calore.
A novidade na vida de Mare não diz respeito apenas ao matrimônio. A mudança é muito mais ampla: seu nome vira Mareena Titanos e ela ganha uma nova história de vida.
Na nova versão, Mare (agora Mareena) possui um passado peculiar: Mareena teria sido filha de um general prateado, mas acabou sendo adotada por uma família de vermelhos.
Enquanto está infiltrada no universo dos prateados, Mare trabalha silenciosamente para ajudar a guarda vermelha, um grupo militar de resistência que quer mandar abaixo o reinado dos prateados.
Sobre a publicação, descubra a saga
O livro A rainha vermelha é o primeiro da série escrita por Victoria. O segundo volume da coleção é "Espada de Vidro" (Glass Sword, 2016), seguido por "A Prisão do Rei" (King's Cage, 2017) e o último livro da série intitulado "Tempestade de Guerra" (War Storm, lançado em maio de 2018).
Nos Estados Unidos, os livros foram publicados sob o selo HarperTeen, da editora HarperCollins. A capista de Red Queen foi Sarah Nicole Kaufman.

No Brasil, os livros saíram pelo selo jovem Seguinte, da editora Companhia das Letras. Quem fez a tradução foi Cristian Clemente. A rainha vermelha tem 424 e foi lançado no dia 9 de junho de 2015.

Booktrailer de A rainha vermelha
Filme
O longa metragem Red queen ainda está sendo produzido, mas já se tem algumas informações a respeito da produção. A Universal Pictures possui os direitos da série e a princípio Elizabeth Banks dirigirá a adaptação
Especula-se que Mare Barrow seja interpretada pelas atrizes Adelaide Kane ou Lindsey Morgan.
Sobre a autora
A jovem Victoria Aveyard nasceu no dia 27 de julho de 1990, em Massachusetts, nos Estados Unidos, filha de um casal de professores de escolas públicas.
Formou-se em 2012 em Escrita de Argumentos para Cinema e Televisão na Universidade do Sul da Califórnia. Atualmente a autora vive em Los Angeles.
