Livro A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard


Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

O livro A rainha vermelha (no original Red queen) é o primeiro título da série juvenil escrita pela autora norte-americana Victoria Aveyard e publicada nos Estados Unidos pela editora HarperCollins (selo HarperTeen), em 2015.

No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Companhia das Letras, em junho de 2015.

A rainha vermelha foi um sucesso de vendas e já está traduzido para mais de 37 idiomas. Atualmente a adaptação cinematográfica encontra-se em fase de produção.

Resumo

No universo criado por Victoria Aveyard, o mundo é dividido entre dois grupos: aqueles que têm sangue vermelho e os que possuem sangue prateado.

Os felizardos nascidos com sangue prateado possuem poderem sobrenaturais e estão destinados a serem servidos e bajulados, enquanto aqueles nascidos com sangue vermelho são plebeus humildes que têm como função atender as demandas da elite.

A protagonista Mare Barrow, uma jovem de 17 anos, veio de uma família grande: possui pais, uma irmã mais nova (Gisa) e três irmãos mais velhos (Bree, Tramy e Shade), que estão combatendo na guerra por conta do serviço militar obrigatório. O pai de Mare já havia combatido na guerra anos antes, e voltou de lá sem um pulmão e uma perna.

A garota nasceu com sangue vermelho e tem uma vida dura em seu vilarejo pobre. Ela rouba para ajudar a família e vira e mexe se encontra em apuros.

Muitos vermelhos apostam nas lutas com a esperança de ganhar um pouquinho de dinheiro que os ajude a atravessar mais uma semana. Eu não aposto nem com Kilorn. É mais fácil surrupiar a bolsa do corretor de apostas do que ganhar algum dinheiro jogando.

Por um golpe de sorte, a jovem consegue um emprego no palácio real, onde passa a conviver com os prateados. É lá que Mare descobre que, apesar da cor do seu sangue, também tem um poder misterioso.

Quando o rei descobre que Mare também tem poderes - apesar de ser uma vermelha - fica desesperado com a possibilidade de vazamento da informação. A solução encontrada é fazer com que a moça fique noiva do seu filho mais novo, Maven Calore.

A novidade na vida de Mare não diz respeito apenas ao matrimônio. A mudança é muito mais ampla: seu nome vira Mareena Titanos e ela ganha uma nova história de vida.

Na nova versão, Mare (agora Mareena) possui um passado peculiar: Mareena teria sido filha de um general prateado, mas acabou sendo adotada por uma família de vermelhos.

Enquanto está infiltrada no universo dos prateados, Mare trabalha silenciosamente para ajudar a guarda vermelha, um grupo militar de resistência que quer mandar abaixo o reinado dos prateados.

Sobre a publicação, descubra a saga

O livro A rainha vermelha é o primeiro da série escrita por Victoria. O segundo volume da coleção é "Espada de Vidro" (Glass Sword, 2016), seguido por "A Prisão do Rei" (King's Cage, 2017) e o último livro da série intitulado "Tempestade de Guerra" (War Storm, lançado em maio de 2018).

Nos Estados Unidos, os livros foram publicados sob o selo HarperTeen, da editora HarperCollins. A capista de Red Queen foi Sarah Nicole Kaufman.

Publicação norte-americana.
Publicação norte-americana.

No Brasil, os livros saíram pelo selo jovem Seguinte, da editora Companhia das Letras. Quem fez a tradução foi Cristian Clemente. A rainha vermelha tem 424 e foi lançado no dia 9 de junho de 2015.

A saga
Edição brasileira.

Booktrailer de A rainha vermelha

Leia na íntegra

O livro A Rainha Vermelha se encontra disponível para download em formato pdf.

Audiobook

Se preferir ouvir a história de Victoria Aveyard, o primeiro livro da saga já está disponível em formato audiobook:

Filme

O longa metragem Red queen ainda está sendo produzido, mas já se tem algumas informações a respeito da produção. A Universal Pictures possui os direitos da série e a princípio Elizabeth Banks dirigirá a adaptação

Especula-se que Mare Barrow seja interpretada pelas atrizes Adelaide Kane ou Lindsey Morgan.

Sobre a autora

A jovem Victoria Aveyard nasceu no dia 27 de julho de 1990, em Massachusetts, nos Estados Unidos, filha de um casal de professores de escolas públicas.

Formou-se em 2012 em Escrita de Argumentos para Cinema e Televisão na Universidade do Sul da Califórnia. Atualmente a autora vive em Los Angeles.

Victoria
Retrato da autora Victoria Aveyard.

Conheça também

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).