Ivan Cruz e suas obras retratando a infância


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de criança.

Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância.

O artista e suas pinturas

Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947 e teve uma infância muito rica do ponto de vista lúdico. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Assim, em 1986 passa a se dedicar à pintura, quando já estava morando em Cabo Frio.

Seu objetivo sempre foi exercitar a criatividade, sem necessariamente entrar para algum movimento artístico. Fez aulas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro no final dos anos 80 e passou a expor seu trabalho na região. Nessa época, as pinturas exibiam temas variados.

A temática lúdica

Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país.

Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de menino.

obra de Ivan Cruz com crianças assoprando bolinha de sabão
Tela retratando crianças assoprando bolinhas de sabão

As crianças aparecem pulando corda, brincando de bonecas, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e realizando muitas outras atividades lúdicas tão importantes para o desenvolvimento e interação social.

Sua produção chama atenção, principalmente, de professores e professoras, pelo interesse em trabalhar com as crianças diversas competências a partir das brincadeiras.

Brincadeira de roda retratada em tela de Ivan Cruz
Brincadeira de roda retratada em tela de Ivan Cruz

Através de seu trabalho, van procurar também estimular as crianças a brincar umas com as outras, realizando atividades que estão cada vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia.

Sobre as obras

As pinturas de Ivan Cruz, normalmente em grandes proporções e formato quadrado, exibem corpos infantis em movimento.

Para o artista, o movimento é essencial para dar vida ao trabalho, sendo mais importante do que a forma.

São utilizadas cores intensas, muitas vezes puras, o que aproxima ainda mais as crianças das imagens produzidas.

obra ivan cruz
Meninos jogando pião em obra de Ivan Cruz

Por que as figuras pintadas não têm rosto?

O artista optou por retratar as figuras humanas sem feições, pois assim é possível que o público que observa possa se imaginar na cena. A ideia é que as crianças consigam inventar uma face e uma identidade para cada personagem, o que enriquece a obra.

bambolê em obra de Ivan Cruz
Crianças brincando de bambolê

Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem obversa também contribuem para terminar de criar a obra.

meninas brincando de amarelinha e boneca, obra de Ivan Cruz
Meninas brincando de amarelinha e boneca

Esculturas de Ivan Cruz

Depois de muito explorar a pintura acrílica em tela, Ivan Cruz começa a produzir esculturas. A abordagem também é o mundo das crianças e suas brincadeiras.

brincadeira de roda escultura de ivan cruz
Brincadeira de roda retratada em escultura de Ivan Cruz

A primeira escultura realizada pelo artista foi uma pequena imagem em bronze de cerca de 20 centímetros de uma menina pulando amarelinha.

Depois começou a se aventurar e criar peças em tamanho real, com aproximadamente 1,20 m. Algumas dessas obras maiores estão expostas em praças públicas pela cidade de Cabo Frio.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.