Arte Sacra: o que é e as principais obras


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Arte sacra é o conjunto de manifestações artísticas relacionadas à religiosidade e que estão inseridas em cultos e locais religiosos.

Geralmente, esse tipo de arte está associada ao cristianismo, entretanto, mesmo as religiões “pagãs” têm sua arte sacra.

Ela se manifesta através de pinturas, esculturas, mosaicos, arquitetura, música, vestimentas e utensílios.

Embora haja uma forte relação entre a arte sacra e a arte religiosa, há diferenças entre elas, devido às suas finalidades.

Nas duas manifestações a motivação é a religiosidade e a devoção, porém, a arte sacra tem um objetivo mais específico.

Ela, necessariamente, está inserida no ambiente sagrado, como templos e igrejas, os “espaços litúrgicos”, geralmente exibindo uma característica ritualística.

Sua função é auxiliar os fiéis em suas práticas espirituais, seja explicando passagens bíblicas ou proporcionando inspiração para que a fé se fortaleça.

A arte religiosa, porém, não é obrigatoriamente sacra. Isso porque ela pode estar inserida nos mais variados locais, seja em ambientes domiciliares quanto urbanos, como no caso de murais de arte de rua, por exemplo.

Portanto, podemos dizer que toda arte sacra é um tipo de arte religiosa, mas o mesmo não vale para o contrário.

arte religiosa e arte sacra
À esquerda, exemplo de arte sacra, a pintura O juízo final, de Michelangelo, presente na Capela Sistina. À direita, grafite urbano exibindo arte religiosa

Obras de destaque da arte sacra

A humanidade produziu uma enorme quantidade de obras de arte sacra, isso porque a Igreja Católica consolidou-se como uma potência no Ocidente, influenciando as sociedades, seja no campo espiritual quanto cultural e artístico.

Dessa forma, foram criados inúmeros trabalhos artísticos nas mais variadas linguagens com o intuito de adornar locais sagrados.

Pintura sacra

A última ceia, de Leonardo da Vinci

a última ceia

A última ceia é uma obra produzida por Leonardo da Vinci (1452-1519), finalizada por volta de 1497.

A pintura é um grande painel com dimensões de 4,6 x 8,8 metros e foi realizada no refeitório do Convento Santa Maria Delle Grazie, na Itália.

A técnica utilizada foi o afresco e a imagem representa Cristo e seus apóstolos momentos antes da crucificação, na última ceia que compartilham juntos.

Arquitetura sacra

Basílica da Sagrada Família, de Gaudí

igreja sagrada família arte sacra

O nome completo dessa igreja é Templo Expiatório da Sagrada Família. A basílica fica em Barcelona, na Espanha. O arquiteto responsável pelo projeto foi Antoni Gaudí (1852-1926).

Sua construção iniciou-se em 1882 e até hoje não foi finalizada.

A incrível arquitetura da Sagrada Família é rica em detalhes e causa comoção, seja por sua fachada com muitas personagens bíblicas ou por seu interior amplo, com vitrais coloridos.

Escultura sacra

Pietá, de Michelangelo

Pietá de Michelangelo

A escultura Pietá, feita por Michelangelo (1475-1564) em 1499, é uma das mais conhecidas obras do artista renascentista.

Sua dimensão é de 174 x 195 cm e o material utilizado foi o mármore.

Essa obra exibe a figura da Virgem Maria carregando em seus braços o corpo de Cristo já sem vida.

É uma escultura que impressiona por trazer a representação dos corpos e vestimentas tão realistas, além de significados importantes para o cristianismo como a santificação da maternidade.

Esse trabalho se encontra na Cidade do Vaticano, na Basílica de São Pedro.

Arte sacra no Brasil

No Brasil, a arte sacra está presente desde o período colonial. Os estilos barroco e rococó foram os que mais se destacaram nesse sentido.

O artista Antônio Francisco Lisboa, chamado de Aleijadinho (1730-1814), é o mais conhecido do período.

As características de seu trabalho são a simplicidade, a forma dinâmica de representar as cenas bíblicas e seu estilo próprio de trabalhar as cores.

arte sacra aleijadinho
Passos da Paixão, obra localizada no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Minas Gerais

Suas obras consistem em esculturas em madeira e pedra sabão, além de fachadas e altares de igrejas.

Na pintura, teve destaque o artista Manoel da Costa Athaide (1762-1830). Ele realizou diversos trabalhos, um dos mais significativos encontra-se no teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e foi pintado no início do século XIX

arte sacra no brasil
Teto da Igreja de São Frascisco, Ouro Preto (MG), pintado por Manoel da Costa Athaíde no começo do século XIX

No Brasil há um museu especializado na arte sacra, o Museu de Arte Sacra, localizado na cidade de São Paulo. Fundado em 1970, a instituição possui um acervo variado, sendo uma das mais significativas da América Latina.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.