Livro A Divina Comédia


O poema épico escrito pelo autor Dante Alighieri é um clássico da literatura mundial. A extensa obra toda composta em versos é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada uma delas possui exatamente 33 cantos.

A Divina Comédia foi escrita em italiano, no início do século XIV, e pretendeu fazer uma síntese enciclopédica do conhecimento científico e filosófico da Idade Média.

Resumo

O protagonista do livro A Divina Comédia é o próprio poeta Dante Alighieri que percorre uma viagem entre três instâncias completamente distintas - o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

Ao longo do caminho, Dante vai cruzando com amigos e conhecidos, figuras públicas ou do universo pessoal do autor, e debatem sobre os mais variados temas.

A odisseia é extremamente descritiva e contempla imensos detalhes visuais. Enquanto se encontra no inferno, Dante recebe a ajuda do poeta romano Virgílio, que serve como uma espécie de guia. Virgílio (70 a 19 a.C.), autor dos tempos de Júlio César, foi dos maiores poetas da antiguidade, tendo escrito Eneida. Dante era um admirador profundo da poética de Virgílio, e é a ele que pede ajuda para percorrer o doloroso percurso.

Quando está no céu, por sua vez, quem realiza esse trabalho é Beatriz, uma musa inspiradora que foi a paixão platônica de Dante durante a adolescência. Beatriz é símbolo do amor divino e é responsável por guiar o poeta para fora da selva.

O poema possui três personagens principais: Dante, o protagonista (aquele que personifica o homem), Beatriz (que representa a fé) e Virgílio (que pode ser considerado o símbolo da razão).

Dante não é exatamente humilde, no Canto IV, do Inferno, ele se coloca lado a lado de outros grandes escritores:

Olha o que vem à frente qual decano
dos outros três, segurando uma espada;
ele é Homero, poeta soberano;
o satírico Horácio junto vem,
terceiro é Ovídio e último Lucano.
Desde que cada um deles detém
os mesmos dotes co’os quais fui saudado,
recebo sua honraria como convém.
Assim o belo grupo vi formado
da escola do senhor do excelso canto
cujo vôo, como d’águia, é incontestado.
Longo foi seu colóquio, e entretanto
acenavam a mim, e eu vi o prazer
no sorriso do Mestre meu, porquanto
o privilégio iriam me conceder
da acolhida na sua comunidade.
E assim fui sexto entre tanto saber

História da publicação

O livro, redigido em italiano, foi publicado em três partes. A primeira delas foi divulgada em 1317, a segunda em 1319 e a terceira após a morte do autor. Estima-se que Dante tenha dedicado catorze anos da sua vida a composição do livro (iniciou em 1307 e concluiu o trabalho pouco antes de sua morte, em 1321).

Trata-se de um poema épico narrativo rigorosamente simétrico, cada parte possuindo 33 cantos, com aproximadamente 40 a 50 tercetos. O número três é essencial para a construção do poema. Os versos são escritos a partir de uma técnica original conhecida como terza rima, onde as estrofes de dez sílabas, com três linhas cada rimam de uma determinada maneira específica. 

Originalmente o livro chamava-se apenas Comédia, tendo ganhado o título composto apenas posteriormente, em 1555, na edição veneziana composta por Ludovico Dolce. 

Quem primeiro observou que o nome deveria ser Divina Comédia, pelos assuntos que o livro abordava e pela qualidade com que o trabalho foi feito, foi o poeta Boccaccio, no Trattatello in laude di Dante (em 1357). 

Sobre o autor Dante Alighieri

Escritor fundamental da literatura medieval, Dante Alighieri nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1265 (estima-se que tenha sido no dia 25 de maio), filho de dona Bella e de Aldighiero Alighieri.

Ficou órfão muito jovem, a mãe faleceu quando Dante ainda criança e o pai quando o menino tinha apenas dezoito anos.

Apesar de ter sido casado e ter tido filhos (pelo menos três), Dante nutria um amor platônico por Beatrice de Folco Portinari, uma amiga de quando tinha 9 anos que veio a reencontrar em 1283. Beatrice casou-se em 1287 com o banqueiro Simone dei Bardi e Dante casou-se com Gemma Donati dois anos antes, em 1285. Beatrice morreu subitamente em 1290  para desespero do escritor italiano.

Dante foi bastante consagrado em vida, tendo sido celebrado como o maior poeta da região da Toscana. Além de escritor, atuou como político, tendo pertencido ao partido moderado. Estudou na universidade de Bologna nos anos em torno de 1285.

Foi exilado de Florença por suspeita de corrupção, improbidade administrativa e oposição ao papa quando ocupou cargos públicos. Durante o exílio viveu em Forlì, Verona, Arezzo, Veneza, Lucca, Pádua, Paris, Bologna, Verona e Ravenna.

O autor morreu aos 56 anos, no dia 14 de setembro de 1321, em Ravenna, na Itália.

Dante
Representação de Sante Alighieri

Principais obras de Dante Alighieri

A divina comédia foi a obra-prima de Dante e o trabalho que mais lhe ocupou tempo e dedicação, no entanto o escritor italiano também redigiu alguns outros livros, confira abaixo:

La Vita Nuova

Coletânea de poesias publicado em 1292 em homenagem ao seu amor platônico, Beatrice.

Convivio

Incompleta, a obra reúne quatro tratados que pretendiam reunir todo o conhecimento da época.

De Vulgari Eloquentia

Obra mais sucinta onde Dante defende veementemente a língua italiana.

De Monarchia

Escrito em 1310, é um tratado sobre política onde Dante defende a total separação entre a Igreja e o Estado.

Algumas obras de arte inspiradas na Divina comédia

Quadro
Dante e seus Poemas, tela pintada por Domenico di Michelino em 1460.
Rodin
Porta do Inferno, escultura de Rodin.
William-Blake
Tela de William Blake.
Salvador Dalí, Purgatório, “Arachne”.
Salvador Dalí, Purgatório, “Arachne”.
Sandro Botticelli
Ilustração de Sandro Botticelli para o Inferno.

Leia A divina comédia na íntegra

O livro A divina comédia está disponível para download em português (tradução feita pelo brasileiro José Pedro Xavier Pinheiro) em formato PDF.

A divina comédia, o filme

Realizado pelo diretor de cinema português Manoel de Oliveira, o filme inspirado no clássico de Dante foi lançado em 1991. O longa metragem recebeu no Festival de Veneza o Grand Special Jury Prize e foi nomeado para receber um Golden Lion.

Conheça também