Música Que País É Este, de Legião Urbana


Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

A música composta por Renato Russo, em 1978, foi criada quando o compositor ainda fazia parte da banda de punk rock Aborto Elétrico.

Renato Russo continuou apresentando a canção quando concebeu o grupo Legião Urbana, em 1983.

Que país é este foi eleita para a lista das 100 Maiores Músicas Brasileiras segundo a Revista Rolling Stone e foi eternizada em uma gravação em disco no ano de 1987.

Letra

A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social ao país, de norte a sul, em todas as classes sociais.

Renato Russo abarca em sua letra uma boa parte do território do país: a região norte (representada pelo Amazonas), a centro oeste (representada por Mato Grosso), o nordeste, o sudeste (representada por Minas Gerais).

Quando foi criada, no final dos anos 70, já havia a sensação de impunidade e falta de regras. O compositor não critica apenas a classe política, mas também a corrupção espalhada e arraigada no nosso dia-a-dia.

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Clipe

Contexto histórico

Vale retomar um pouco da história do Brasil, marcada por mais de 20 anos de ditadura militar com o governo Castelo Branco (1964-1967), Costa e Silva (1969-1974), Médici (1969-1974), Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985). O voto direto foi alcançado apenas em 1990 com a eleição do presidente Fernando Collor.

Durante os anos negros da ditadura qualquer tipo de crítica social era severamente punida. Artistas e intelectuais foram exilados, opositores políticos foram friamente torturados ou assassinados e o país sofreu uma enxurrada de propaganda nacionalista.

Os números desse período são assustadores: cerca de 5.000 pessoas perderam os direitos políticos, 434 foram mortos ou desaparecidos. A música Que país é este não fugiu a regra e foi censurada devido ao seu conteúdo questionador.

Sobre a gravação da música

A gravação em álbum, o terceiro da banda, que tem o mesmo nome da música carro chefe, aconteceu em 1987, nove anos após a canção ter sido composta.

Sobre a demora para gravação da música em CD, Renato Russo afirmou:

"Que país é este" nunca foi gravada porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a mesma pergunta do título.

Lançado pela EMI, o CD tinha nove faixas e trazia na capa uma foto que reunia os quatro integrantes da banda.

CD Que país é esse
CD Que país é este

Sobre o Legião Urbana

A banda foi criada em Brasília em 1982 e está intrinsecamente imersa no universo da política brasileira também por ter sido formada e consolidada na capital do país.

Muitas das letras de Renato Russo são uma crítica social severa e Que país é esse é uma das primeiras letras politizadas. A banda foi desfeita no ano de 1996 pela morte do vocalista (11 de outubro de 1996).

Legião urbana

O filme Somos Tão Jovens

Lançado em 2015, o longa metragem escrito por Marcos Bernstein e dirigido por Antônio Carlos da Fontoura conta a história da banda Aborto Elétrico e da sua descendente Legião Urbana.

Thiago Mendonça assumiu a responsabilidade de representar o protagonista Renato Russo.

Que país é esse versão do Capital Inicial

O Aborto Elétrico deu origem as bandas Legião Urbana e Capital Inicial, o Legião Urbana sob o comando do vocalista Renato Russo e o Capital Inicial sob o comando do vocalista Dinho Ouro Preto.

A formação inicial do Capital (1982) era composta por Flávio Lemos, por Fê Lemos, por Yves Passarell, por Robledo Silva e por Fabiano Carelli.

A formação atual conta com apenas quatro membros: Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos e Yves Passarel.

Cultura Genial no Spotify

Conheça também

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).