Eu, de Augusto dos Anjos: 7 poemas do livro (com análise)


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Augusto dos Anjos (1884 – 1914) foi um escritor brasileiro, nascido na Paraíba, que viveu no período do pré-modernismo. Seus versos, lúgubres e profundos, provocavam algum estranhamento entre os contemporâneos.

Difícil de catalogar, sua lírica tem sido associada a diferentes estéticas que inspiraram o poeta, como o Parnasianismo, o Simbolismo e o Expressionismo, entre outros.

Seu único livro publicado em vida, Eu, foi lançado em 1912. Mais tarde, surgiu Eu e Outras Poesias, uma antologia póstuma que inclui mais composições assinadas pelo autor.

1. Poema negro

Dorme a casa. O céu dorme. A árvore dorme.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.

Meu coração, como um cristal, se quebre;
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!

Ao terminar este sentido poema
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos...
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.

Misturando poesia com termos científicos e filosóficos, Augusto dos Anjos foi considerado pedante e pouco acessível pelos seus pares. Hoje sabemos que suas reflexões eram frutos de um tempo em que os avanços da ciência e da medicina começavam a moldar os quadros mentais.

Na composição, temos um sujeito em vigília: é o único que permanece acordado, algo que sublinha a sua sensação de isolamento. Usando expressões relacionadas com o corpo material (olhos, coração, cérebro), acaba traduzindo as emoções que o dominam.

Consumido por ideias fúnebres, de morte e destruição, encara a poesia como modo de expressar o que está sentindo. Durante o processo, ele questiona a sua saúde mental, chegando a cogitar a possibilidade de abandonar a escrita.

2. Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

Um dos poemas mais célebres do autor, "Psicologia de um vencido" combina com maestria a linguagem erudita e coloquial. Retomando as referências científicas, os versos são uma tentativa do eu-lírico explicar aquilo que passa pela sua cabeça.

São nítidos os seus sentimentos de pessimismo e desconforto perante a realidade e a finitude da vida. Partindo de uma visão concreta e positivista do mundo, o sujeito observa que a morte é o destino de todos os seres.

Embora seja vista como algo natural, um retorno à matéria, a morte o assusta, provocando medo, desespero e até uma sensação de absurdo perante a vida que tem pela frente. Assim, assumindo a derrota iminente, ele dá voz às próprias angústias.

3. Debaixo do tamarindo

No tempo de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera,
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos!

Hoje, esta árvore, de amplos agasalhos,
Guarda, como uma caixa derradeira,
O passado da Flora Brasileira
E a paleontologia dos Carvalhos!

Quando pararem todos os relógios
De minha vida, e a voz dos necrológios
Gritar nos noticiários que eu morri,
Voltando à pátria da homogeneidade,
Abraçada com a própria Eternidade
A minha sombra há de ficar aqui!

Neste poema, assim como noutros do autor, encontramos a combinação de temas como a natureza, a memória e a passagem inevitável do tempo. Aqui também existem referências autobiográficas: "Carvalho", além de ser uma árvore, era um dos nomes da família do autor.

Segundo os versos, ainda durante a infância, era junto daquela árvore que o sujeito ia chorar, denotando uma inclinação natural para a tristeza e a melancolia. Considerando a própria morte, fala do tema como algo iminente, imaginado até o anúncio que surgirá.

Exprime o desejo de ficar ali depois de morrer, acreditando que será eterno. Embora o seu discurso se prenda no mundo material, persiste na sua lírica uma tendência ao misticismo, associando formas de pensamento supostamente antagônicas.

4. Solitário

Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos conforta...
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele, —
Velho caixão a carregar destroços —

Levando apenas na tumbal carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!

Aqui, o sujeito se compara a um fantasma, como se já estivesse morto em vida. No meio do deserto dos seus dias, procurou o refúgio da pessoa amada, mas acabou sendo rejeitado. Daí em diante, sua tristeza o transformou em "carcaça", "ossos".

Perante toda a solidão e o desconsolo, o amor surge como a última redenção que lhe é negada. Assim, o eu-lírico perde os resquícios de esperança que tinha e se rende totalmente à espera do juízo final.

5. Idealismo

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!
O amor da Humanidade é uma mentira.
É. E é por isto que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.

O amor! Quando virei por fim a amá-lo?!
Quando, se o amor que a Humanidade inspira
É o amor do sibarita e da hetaira,
De Messalina e de Sardanapalo?!

Pois é mister que, para o amor sagrado,
O mundo fique imaterializado
— Alavanca desviada do seu fulcro —

E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira,
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!

Este é um dos exemplares da poesia filosófica do autor, repleta de questionamentos desconcertantes. Partindo de uma visão empírica do mundo, ou seja, baseada nas suas experiências pessoais, o eu-lírico questiona a existência do amor verdadeiro.

Face àquilo que conhece, defende que se trata de uma visão idealista, algo que não existe na realidade palpável. Por considerar que é um sentimento mentiroso, uma forma de enganar as pessoas, declara que escreve poucas vezes sobre ele.

Acredita que a humanidade o confunde com a luxúria. Logo, o mundo material impossibilitaria o amor sagrado: os sentimentos mais puros só poderiam surgir após a morte. Assim, para este sujeito, morrer também parece ser sinônimo de receber, finalmente, o amor que deseja.

6. Versos íntimos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Aqui, o própriotítulo do poemasugere que estes versos exprimem aquilo que há de mais íntimo, mais secreto, na alma do sujeito. Falando acerca da sua solidão, verificamos que estamos diante de alguém que perdeu a esperança.

O mundo é retratado como "lama", um lugar sujo onde todos se maltratam: são feras e nos forçam a agir da mesma maneira, como modo de sobrevivência e proteção. Por isso, o eu-lírico rejeita a ideia de se aproximar do outro.

Estas estrofes carregam um conceito extremamente pessimista: aquele que nos ama hoje poderá ser quem nos machuca ou atraiçoa amanhã. Essa angústia resulta num isolamento total que se traduz na impossibilidade de confiar, mesmo naqueles que demonstram preocupação e empatia por ele.

7. O martírio do artista

Arte ingrata! E conquanto, em desalento,
A órbita elipsoidal dos olhos lhe arda,
Busca exteriorizar o pensamento
Que em suas fronetais células guarda!

Tarda-lhe a Idéia! A Inspiração lhe tarda!
E ei-lo a tremer, rasga o papel, violento,
Como o soldado que rasgou a farda
No desespero do último momento!

Tenta chorar e os olhos sente enxutos!...
É como o paralítico que, à míngua
Da própria voz e na que ardente o lavra

Febre de em vão falar, com os dedos brutos
Para falar, puxa e repuxa a língua,
E não lhe vem à boca uma palavra

Este é um metapoema, ou seja, uma composição em verso que reflete acerca do próprio ato da escrita. Para o sujeito, escrever é algo que o desgasta e desaponta.

Por outro lado, parece ser a única forma de expressar aquilo que sente e que o consome por dentro. Usando elementos biológicos (órbitas, células), exprime a sua frustração e incapacidade até de chorar ou de se mover. O ato de escrever poemas, que chama de "arte ingrata", é absolutamente necessário para ele.

Precisa transformar o abstrato em algo concreto, angústias imateriais em discurso. Assim, fica desesperado quando lhe falta a inspiração, como se a poesia fosse a única forma de transcender a morte.

Leia a obra na íntegra

A coletânea de poesia já é domínio público e pode ser lida em formato pdf.

Referências bibliográficas

  • ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
  • FERREIRA, R. Conteúdos temáticos e ideológicos em Augusto dos Anjos. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2011.
  • SABINO, M. Augusto dos Anjos e a Poesia Científica. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2006.

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Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.