Baseado em best-seller, filme italiano na Netflix traz paixão, lágrimas e intrigas


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

Um dos fenômenos da literatura contemporânea é O Fabricante de Lágrimas (Fabbricante di lacrime, no original), da autora italiana Erin Doom.

A história, adaptada para o cinema pela Netflix, chegou na plataforma em abril de 2024 e vem fazendo sucesso entre os assinantes. Quem assina a direção do longa metragem é Alessandro Genovesi.

Sobre o que se trata O Fabricante de Lágrimas

Trata-se de um romance adolescente. O longa conta sobre a jovem Nica Dolve (Caterina Ferioli) e o rapaz Rigel Wilde (Simone Baldasseroni). Os dois cresceram em um orfanato, onde sempre ouviram a lenda do "fabricante de lágrimas". A lenda se refere a um ser misterioso e com muitas habilidades que seria o responsável pela criação de todas as lágrimas do mundo, de todo o medo, angústia e ansiedade presente nos seres humanos.

Um pouco antes de completarem a maioridade, aos 17 anos, a vida desses jovens se transforma radicalmente. Adotados pela mesma família, eles precisam conviver como irmãos enquanto sentimentos inesperados e intensos brotam em seus corações.

Temas abordados e por que vem fazendo sucesso

Cheio de romance, paixões arrebatadoras, sentimento de culpa e muitos conflitos, o enredo apresenta temas como o amor proibido, a superação de traumas e o amadurecimento.

A trama pode ser interessante para quem gosta desse tipo de história e manter alguns expectadores presos à tela ao apresentar segredos que vão sendo revelados aos poucos. A trilha sonora é um ponto de destaque na produção, trazendo músicas de Olivia Rodrigo, Billie Eilish e George Ezra.

O filme traz um visual poético e uma fotografia que valoriza a beleza da Itália.

Ainda assim, e mesmo fazendo sucesso na Netflix, a produção recebeu várias críticas negativas, pois alguns a consideram superficial e confusa, além de ser um compilado de histórias de romance adolescente que já foram bem sucedidas anteriormente.

O que explica o seu sucesso pode ser o fato de o livro ter se tornado um best-seller após explodir no tiktok, revelando uma história de amor entre jovens cheia de cenas quentes.

Ficha técnica de O Fabricante de Lágrimas

Título Original Fabbricante di Lacrime
Direção Alessandro Genovesi
Roteiro Erin Doom
Gênero Drama, Romance
País Itália
Ano 2024
Duração 105 minutos
Classificação Indicativa 14 anos
Plataforma de Streaming Netflix
Elenco
Ator/Atriz Personagem
Caterina Ferioli Nica Dove
Simone Baldasseroni Rigel Wilde
Eco Andriolo Ranzi Adeline
Alessandro Bedetti Lionel
Sabrina Paravicini Margaret
Roberta Rovelli Anna Milligan
Orlando Cinque Norman Milligan
Nicky Passarella Billie
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.