Música, dança e inspiração nesse filme clássico que está disponível gratuitamente no Mercado Play


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

Um dos filmes mais marcantes da década de 80, sem dúvida, é Flashdance.

Disponível gratuitamente no Mercado Play, esse é um clássico que atravessa gerações com uma história inspiradora e eletrizante que reúne música, dança, superação e romance.

A produção, dirigida por Adrian Lyne, tem como protagonista a atriz Jennifer Beals e se tornou um ícone cultural, influenciando a moda e comportamento dos jovens na época.

O filme também pode ser visto na Globoplay e Google Play.

Cena do filme Flashdance.

A jornada de Alex Owens em Flashdance

A narrativa percorre a jornada de Alex Owens, uma jovem humilde e batalhadora que ganha a vida como soldadora durante o dia e à noite trabalha como dançarina em um bar, o Hot Flash.

Muito talentosa, ela tem o sonho de se tornar dançarina profissional e se esforça para ser aceita na Academia Pittsburgh de Dança.

Cena do filme Flashdance.

Alex Owens não desiste de alcançar o que almeja e em sua trajetória encontra apoio em Nick Hurley, o dono da usina de aço. Outras personagens importantes são a amiga Tina e a ex-dançarina Hanna, que se torna sua mestra e professora.

São muitos os desafios e obstáculos que Alex enfrenta, mas Alex segue tentando e mostrando do que é capaz.

Cena do filme Flashdance.

Por que Flashdance é um filme inesquecível - motivos para assistir

O filme é inesquecível por diversos motivos, sendo a trilha sonora um dos pontos altos. As músicas ficaram muito conhecidas e a canção Flashdance... What a Feeling, de Irene Cara, venceu o Oscar de melhor canção original em 1984. Maniac, de Michael Sembello, é outra música de enorme sucesso.

Além disso, as coreografias e figurinos são um espetáculo à parte, mostrando toda a energia dos anos 80, trazendo cenas emblemáticas daquela geração e influenciando as gerações seguintes.

Na questão narrativa, a história também apresenta elementos interessantes, como a superação dos obstáculos, a busca pelo sonho e propósito e a paixão e determinação tão fortes na protagonista.

O impacto e legado que o filme deixou na cultura são inegáveis e quem gosta de reviver o passado e os anos 80 certamente vai adorar essa sessão cheia de nostalgia.

Curiosidades sobre o filme

Na época do lançamento, o filme não foi tão bem aceito pela crítica, recebendo críticas mistas. Mas com o tempo, se provou ser um sucesso e arrecadou uma fortuna de bilheteria mundialmente.

Nem todas as cenas de dança foram realizadas pela atriz Jeniffer Beals. Nas cenas mais complexas ela contou com a substituição de dublês como a dançarina Marine Jahan e do breakdancer Crazy Legs.

Por pouco o filme não recebeu o nome de Dancing Is Life, mas os produtores mudaram para Flashdance a tempo. No Brasil, o título ficouFlashdance - Em Ritmo de Embalo.

Ficha técnica de Flashdance

Título Original Flashdance
Ano de Lançamento 1983
Duração 95 minutos
Gênero Drama, Musical, Romance
Direção Adrian Lyne
Produção Jerry Bruckheimer, Don Simpson
Roteiro Tom Hedley, Joe Eszterhas
Elenco Principal Jennifer Beals (Alex Owens)
Michael Nouri (Nick Hurley)
Lilia Skala (Hanna Long)
Sunny Johnson (Jeanie Szabo)
Kyle T. Heffner (Richie)
Música Original Giorgio Moroder
Trilha Sonora "Flashdance... What a Feeling" - Irene Cara
"Maniac" - Michael Sembello
Principais Prêmios Oscar de Melhor Canção Original (1984)
Globo de Ouro de Melhor Canção Original (1984)
Classificação indicativa 10 anos
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.