Indicado ao Oscar em 2024, filme baseado em polêmica real que chocou o mundo te espera na Amazon Prime Video


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista
Publicado em

Segredos de um Escândalo é um filme inspirado em um caso real que chocou os Estados Unidos nos anos 1990. O longa, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2024, é baseado na história de uma professora de 36 anos que se envolveu amorosamente com seu aluno, de 12 anos. Apesar de ter sido presa, os dois continuaram juntos por anos, chocando a sociedade.

Na produção dirigida por Todd Haynes, Julianne Moore e Charles Melton interpretam o casal Gracie e Joe, 20 anos após o escândalo estourar. Após tanto tempo, o caso insólito do casal já havia sido abafado e os dois viviam seu casamento em paz.

Mulher deitada no peito de um homem mais jovem, que a abraça

A suposta calmaria, no entanto, termina com a chegada de Elizabeth (Nathalie Portman), uma atriz que irá interpretar Gracie em um filme sobre o caso. Ao relembrar do passado, acabam sendo desenterrados segredos que abalam a relação do casal.

O filme questiona as noções de certo e errado e nos convida a refletir sobre as consequências de nossas escolhas. As elogiadas atuações de Moore e Portman podem ser vistas no Amazon Prime Video.

Filme controverso

Fazer um filme sobre um tema tão polêmico foi um desafio para Todd Haynes. Além de ter dividido a opinião do público e da crítica, o diretor enfrentou a resistência de Julianne Moore para aceitar o papel principal.

A atriz, que já havia trabalhado outras 4 vezes com Haynes, afirmou que havia achado a personagem muito complexa.

Crítica dividida

Duas mulheres, uma loira e outra morena, se olham em um ambiente escuro com um lustre ao fundo

O longa-metragem dividiu a crítica. Houve quem não concordasse com o uso de um tema tão pesado. Por outro lado, as atuações, a direção e o roteiro foram muito elogiados.

Além da indicação ao Oscar, a obra e seu elenco foram indicados a vários prêmios relevantes do cinema, como o Critics Choice Award, Festival de Cannes, Globo de Ouro, entre outros.

Comédia?

Sala de jantar, com cortinas brancas e  janela ao fundo, e tres pessoas sentadas à mesa de madeira

Sem dúvidas, Segredos de um Escândalo trata de um tema delicado e polêmico. Mas, curiosamente, foi indicado a Melhor filme de comédia ou musical no Globo de Ouro. E, não, de drama, como muitos esperavam.

O longa pode até ter cenas divertidas, mas está longe de ser uma comédia. Isso fez surgir uma série de discussões nas redes sociais, onde espectadores se questionavam sobre a categoria a que foi atribuído.

Apesar de não ter ficado clara a decisão, começaram a surgir teorias no X (ex-Twitter) de que os responsáveis pelo filme o teriam inscrito como comédia por terem mais chances de serem premiados do que como drama, que possuía concorrentes de peso.

A história real

Segredos de um Escândalo foi livremente inspirado em uma história bastante conhecida nos Estados Unidos. Por isso, é claro que há diferenças entre o filme e os fatos, como o ano em que se passam os acontecimentos e os nomes dos personagens.

O longa se baseia em um caso que aconteceu em 1996, em que a professora Mary Kay Letourneau, de 34 anos, se apaixonou por seu aluno, Vili Fualaau, de apenas 12 anos. O relacionamento dos dois foi descoberto e a mulher, que na época era casada e tinha quatro filhos, acabou sendo condenada por abuso sexual.

No entanto, a prisão não foi o suficiente para separá-los. Enquanto aguardava a pena, em 1997, Letourneau engravidou da primeira filha do casal. O pai tinha somente 14 anos.

No ano seguinte, já na prisão, tiveram a segunda filha. Em 2005, em liberdade, os dois se casaram e permaneceram juntos até 2019, quando se divorciaram.

Apesar da separação, o ex-casal continuou amigo até 2020, quando Mary Kay Letourneau faleceu, aos 58 anos, em decorrência de um câncer colorretal.

Você também pode gostar:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.