Oppenheimer não é único: 9 filmes vencedores do Oscar baseados na vida real


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

O Oscar é considerado um dos prêmios mais importantes do cinema e a festa mais aguardada tanto pela indústria cultural quanto pelos amantes do cinema, que esperam ansiosamente pela lista de indicados e vencedores.

Em 2024 um dos grandes destaques foi Oppenheimer. Dirigido por Christopher Nolan, foi indicado a 14 categorias e venceu a de Melhor Filme.

A trama conta a história real do físico responsável pela criação da bomba atômica e seus dilemas morais. São três horas de uma narrativa envolvente, cheia de suspense e drama que pode ser vista na plataforma de streaming Claro TV+.

Veja o trailer:

Além dessa, outras histórias reais também foram levadas para as telas de cinema e se tornaram obras icônicas e levaram para a casa o prêmio do Oscar de "Melhor Filme". Confira!

Green Book: O Guia (2018)

Direção: Peter Farrelly
Disponível em: Amazon Prime Video

A relação entre o pianista afro-americano, Dr. Don Shirley, e seu motorista, Tony "Lip" Vallelonga é contada nesse filme emocionante que venceu o Oscar de 2019.

Foi durante uma turnê pelo sul dos EUA nos anos 60, quando a segregação e racismo eram evidentes no país, que os dois se aproximaram e construíram uma improvável amizade.

Inspirado nas vivências de Vallelonga, Green Book dá visibilidade para temas raciais e resgata a memória do talentoso músico Don Shirley.

A Grande Aposta (2015)

Direção: Adam McKay
Disponível em: Netflix

A Grande Aposta traz como tema central a crise financeira ocorrida nos EUA entre 2007 e 2008.

Aqui acompanhamos um grupo de investidores estrategistas que se beneficiam de uma iminente crise imobiliária. A história aponta uma percepção crítica sobre a ganância e corrupção no sistema financeiro global.

O Discurso do Rei (2010)

Direção: Tom Hooper
Disponível em: HBO Max

A trama dirigida por Tom Hooper é baseada no Rei George VI, interpretado por Colin Firth.

George tinha um problema na fala desde a infância, a gagueira. Sendo um integrante da realeza e futuro rei, ele luta contra isso enquanto precisa assumir o trono da Grã-Bretanha em um momento importante, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Mesmo procurando os melhores médicos, ele não consegue deixar de gaguejar. Até que busca ajuda de Lionel Logue, um terapeuta que se torna essencial para que supere seus desafios.

O filme foi indicado a 12 categorias do Oscar, vencendo como melhor filme, direção, roteiro e ator.

12 Anos de Escravidão (2013)

Direção: Steve McQueen
Disponível em: Claro TV+

Baseado no relato verídico de Solomon Northup, esse drama conta sua história de submissão como escravizado no sul dos EUA e a superação em meio a tantos desafios e injustiças.

Solomon era um homem livre vivendo em Nova York quando foi sequestrado e vendido para trabalhar forçadamente em plantações no sul do país no século XIX.

O filme denuncia as atrocidades e desumanização impostas ao povo negro, ao passo que apresenta a força de Solomon e seus iguais na busca por liberdade e dignidade.

Vencedor do Oscar de 2014, recebeu 12 indicações, sendo aclamado pela crítica e público.

Argo (2012)

Direção: Ben Affleck
Disponível em: Amazon Prime Video

Nesse suspense político acompanhamos o resgate de seis diplomatas norte-americanos em meio à crise dos reféns no Irã, em 1979.

O plano é criar uma produção de um suposto filme de ficção científica chamado "Argo", onde os reféns seriam integrantes da equipe de filmagem. É dessa forma, e com a ajuda de Hollywood, que a CIA tenta convencer as autoridades iranianas a liberarem os diplomatas.

O filme ganhou três Oscar nas categorias melhor filme, melhor edição e melhor roteiro adaptado.

O Paciente Inglês (1996)

Direção: Anthony Minghella

Nesse filme épico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, o protagonista é um homem gravemente ferido que fica conhecido como “o paciente inglês”. Ele é encontrado e cuidado por uma enfermeira em uma vila italiana.

A relação entre os dois se fortalece, se transformando em amizade, onde o homem tem abertura para narrar acontecimentos polêmicos de sua vida, como a sua paixão pela esposa de seu amigo.

O filme é baseado no romance homônimo de Michael Ondaatje, publicado em 1992. e mistura ficção com fatos que realmente aconteceram.

Sucesso nos anos 90, a produção levou para casa 9 estatuetas do Oscar, incluindo de melhor filme.

Coração Valente (1995)

Direção: Mel Gibson
Disponível em: Claro TV+

Vencedor do Oscar de 1996, Coração Valente é baseado na história de William Wallace, um líder escocês que lutou contra a Inglaterra na Primeira Guerra de Independência da Escócia no final do século XIII.

Aqui vemos Mel Gibson no papel principal e na direção do longa. O filme retrata as batalhas e também valores como coragem, lealdade e sacrifício.

Ganhou, além do Oscar de melhor filme, o de melhor direção, fotografia, edição e som e maquiagem.

A Lista de Schindler (1993)

Direção: Steven Spielberg
Disponível em: Globo Play

A história do empresário alemão Oskar Schindler e de sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial é contada nesse filme dirigido por Steven Spielberg.

A trama conta como o empresário salvou mais de mil judeus ao colocá-los para trabalhar em sua fábrica. Contraditório e oportunista em um primeiro momento, o homem acaba acompanhando as barbaridades que acontecem com o povo judeu e se coloca à disposição para ajudá-los.

O longa foi o grande vencedor do Oscar de 1994, levando sete prêmios, entre eles o de melhor filme e melhor direção.

Titanic (1997)

Direção: James Cameron
Disponível em: Claro TV+

A tragédia no mar mais conhecida de todos os tempos ocorreu em 1912 com RMS Titanic, um navio considerado extremamente seguro e à prova de acidentes.

Mas em 15 de abril desse ano ele naufragou, resultando na morte de mais de 1500 pessoas.

O diretor canadense James Cameron aproveitou a história verídica para contar sobre um amor ficcional que encantou e comoveu o mundo nos anos 90.

Jack, um rapaz pobre, e Rose, uma jovem da elite, se apaixonam durante a viagem e vivem um lindo e triste romance.

O filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema e ganhou 11 categorias do Oscar.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.