26 séries policiais para ver agora mesmo


Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Criminosos, pistas, detetives, perseguições, mistério, ação e muito mais... As séries policiais estão repletas de elementos que vão prender a sua atenção.

Se você está procurando as melhores séries do gênero que estão disponíveis nas plataformas digitais, confira a lista que preparamos, combinando lançamentos de sucesso com grandes clássicos que você precisa assistir:

1. Bom dia, Verônica

Bom dia, Verônica

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2020

Inspirada no livro com o mesmo título, escrito por Ilana Casoy e de Raphael Montes, a série brasileira é uma produção original da Netflix. O enredo venceu várias premiações e já foi renovado para uma nova temporada.

Verônica, a protagonista da história, trabalha numa delegacia e leva uma rotina tranquila até ao dia em que assiste à morte de alguém. A partir daí, ela começa a receber ligações misteriosas e precisa investigar o caso.

2. The Confession Tapes

The Confession Tapes

Onde ver: Netflix
Temporadas: 2
Lançamento: 2017

A série documental norte-americana foi criada por Kelly Loudenberg e recebeu a aclamação da crítica especializada e dos espectadores.

Os episódios apresentam casos reais, entrevistando vários prisioneiros que, supostamente, foram condenados através de confissões falsas e suscitando reflexões acerca do sistema judiciário e suas falhas.

3. Killing Eve – Dupla Obsessão

Killing Eve – Dupla Obsessão

Onde ver: Globoplay
Temporadas: 3
Lançamento: 2018

Misturando espionagem, crime, drama e romance, Killing Eve é uma narrativa policial totalmente imperdível. A série inglesa se inspirou na coleção de livros Villanelle, de Luke Jennings, que seguem as aventuras de uma perigosa assassina.

O cotidiano de Eve Polastri se transforma quando ela é recrutada para trabalhar numa agência de serviços secretos. Após investigar várias mortes internacionais, ela fica obcecada por uma criminosa que passa a perseguir.

4. Narcos: México

Narcos: México

Onde ver: Netflix
Temporadas: 2
Lançamento: 2018

Após o grande êxito de Narcos, os seus criadores lançaram um spin-off, desta vez passado no México. Félix Gallardo é uma figura poderosa do tráfico organizado, que criou um império no mundo do crime.

No entanto, ele encontra um rival á altura: um agente infiltrado, chamado Kiki Camarena, que passa a acompanhar os seus negócios de perto e busca uma forma de pará-los.

5. Mare of Easttown

Mare of Easttown

Onde ver: HBO Brasil
Temporadas: 1
Lançamento: 2021

Criada por Brad Ingelsby, a série norte-americana acompanha o trabalho de uma detetive que mora nos subúrbios da Filadélfia e tenta descobrir, há anos, o paradeiro de uma mulher que desapareceu.

Enquanto investiga o assassinato de uma jovem, Mare Sheehan também precisa lidar com o luto e com várias crises que abalam a sua estrutura familiar.

6. Lista Negra

Lista Negra

Onde ver: Netflix
Temporadas: 8
Lançamento: 2014

The Black List, ou Lista Negra, é uma série norte-americana de espionagem que conquistou os admiradores do gênero. A trama gira em torno de Raymond Reddington, um dos criminosos mais procurados do mundo que resolve se entregar ao FBI.

O protagonista também fornece às autoridades uma lista de bandidos internacionais e se disponibiliza para colaborar nas suas missões de captura.

7. Big Sky

Big Sky

Onde ver: Disney+
Temporadas: 1
Lançamento: 2020

Baseada no livro The Highway, de C. J. Box, a série de drama policial foi criada por David E. Kelley. O enredo acompanha a investigação de um sequestro, quando duas irmãs são levadas por um caminhão.

Quando Cassie Dewell e Jenny Hoyt, uma detetive privada e uma antiga policial, se unem em busca de respostas, percebem que o crime pode estar relacionado com outros desaparecimentos que ocorreram no local.

8. Better Call Saul

Better Call Saul

Onde ver: Netflix
Temporadas: 5
Lançamento: 2015

Criada por Vince Gilligan, a série é um spin-off de Breaking Bad, relatando os acontecimentos que tiveram lugar seis anos antes de Saul aparecer na famosa narrativa, como cúmplice de Walter White. Jimmy McGil é um advogado com problemas financeiros que luta para construir um futuro mais estável.

Gradualmente, ele vai sendo corrompido pelo sistema e acaba adotando o pseudônimo Saul Goodman, inspirado na frase que mais usava: it's all good, man ("está tudo bem, cara").

9. Lupin

Lupin

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2021

Com inspiração nos célebres livros de Maurice Leblanc, a série francesa criada por George Kay conta a história de Assane Diop, um ladrão cheio de talentos.

Após seu pai ter sido preso por um crime que não cometeu, o protagonista vive em busca de vingança. A partir daí, seu herói passa a ser Arsène Lupin, o irresistível bandido das obras de Leblanc.

10. 1 Contra Todos

1 Contra Todos

Onde ver: Globoplay
Temporadas: 4
Lançamento: 2016

A série brasileira criada por Thomas Stavros, Gustavo Lipsztein e Breno Silveira teve repercussão internacional e chegou a ser indicada duas vezes aos prêmios Emmy.

Cadu, o protagonista da história, é um advogado e pai de família que vai parar na cadeia quando é confundido com um traficante perigoso. A partir aí, a única opção dele é se adaptar à violência da sua nova realidade.

11. Mindhunter

Mindhunter

Onde ver: Netflix
Temporadas: 2
Lançamento: 2017

Baseada no livro homônimo de John E. Douglas e Mark Olshaker, a série de drama policial criada por Joe Penhall é passada durante a década de 70.

Holden Ford e Bill Tench são dois agentes do FBI determinados a compreender a mente dos criminosos. Para isso, eles precisam desenvolver um estudo meticuloso e dialogar com vários assassinos em série.

12. The Sinner

The Sinner

Onde ver: Netflix
Temporadas: 3
Lançamento: 2017

A série de antologia policial foi criada por Derek Simonds e recebeu grandes elogios do público e da crítica. Harry Ambrose, o protagonista, é um detetive que esconde muitos traumas do passado.

A cada temporada, precisa desvendar um assassinato misterioso. Na primeira, baseada num livro de Petra Hammesfahr, Ambrose tenta compreender o que aconteceu quando uma jovem mãe matou um homem, diante de todos, durante um dia de praia.

13. A Casa de Papel

La Casa de Papel

Onde ver: Netflix
Temporadas: 4
Lançamento: 2017

Extremamente popular entre fãs do mundo inteiro, a série espanhola criada por Álex Pina bateu recordes de visualização na plataforma de streaming.

A trama segue um grupo de ladrões comandados por um líder extremamente inteligente, "o Professor". Juntos, eles planejam assaltar a Casa da Moeda Real e cometer um dos maiores roubos da História.

Confira também o resumo completo da série A Casa de Papel.

14. Marcella

Marcella

Onde ver: Netflix
Temporadas: 3
Lançamento: 2016

A produção inglesa do estilo noir, criada por Hans Rosenfeldt e Nicola Larder, cativou os espectadores e os críticos. A protagonista, Marcella Backland, é uma agente policial que abandonou a carreira há mais de uma década.

Quando percebe que um antigo assassino em série voltou a atacar, ela decide regressar ao trabalho, mesmo que isso implique o final do seu casamento.

15. Labirinto Verde

Labirinto Verde

Onde ver: Netflix
Temporadas: 2
Lançamento: 2017

A série francesa e belga de Mathieu Missoffe combina elementos de drama policial, terror e ação. A narrativa ocorre em Villefranche, uma pequena região isolada nas montanhas.

Laurène Weiss é chamada para ser a nova chefe da polícia local. Rapidamente, ela descobre que a taxa de mortes na floresta em volta está muito acima da média e inicia uma investigação sobre esses crimes.

16. O Inocente

O Inocente

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2020

El Inocent, no original, é uma produção espanhola baseada no livro homônimo de Harlan Coben que foi criada para a Netflix. Mateo Vidal é um homem que foi preso depois de se envolver numa briga e ser considerado um assassino.

Quase uma década mais tarde, ele e a esposa procuram dar um novo rumo às suas vidas, mas continuam sendo perseguidos pelas consequências daquele crime.

17. Luther

Luther

Onde ver: Netflix, Globoplay
Temporadas: 5
Lançamento: 2010

A série inglesa de suspense psicológico foi criada por Neil Cross e adaptada para outros países como a Rússia, Coreia do Sul, Índia e França.

O protagonista, John Luther, é um detetive genial com uma longa carreira nas forças policiais. Enquanto investiga vários assassinatos violentos, ele vai descobrindo as sequelas psicológicas da sua profissão.

18. O Paraíso e a Serpente

O Paraíso e a Serpente

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2021

A série inglesa, baseada numa história real, segue os passos de Charles Sobhraj, um criminoso que ficou conhecido pelos seus assassinatos no Sudeste Asiático.

Acompanhado por Marie-Andrée Leclerc, a namorada, ele começa por aplicar vários golpes, assumindo a identidade de um negociante de pedras preciosas. Cada vez mais violento, Sobhraj se torna uma das pessoas mais procuradas pela Interpol.

19. Cidade Invisível

Cidade Invisível

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2021

Combinando fantasia e drama policial, a série de Carlos Saldanha foi a mais assistida na Netflix, depois do seu lançamento, apresentando o folclore brasileiro ao público mundial.

Eric Alves é um detetive da Polícia Ambiental que perde a mulher durante um incêndio numa reserva florestal. Embora todos acreditem que foi um acidente, ele resolve investigar o caso e descobre que existem diversas figuras mitológicas à sua volta.

20. Justificado

Justificado

Onde ver: Globoplay
Temporadas: 6
Lançamento: 2010

Bastante premiada ao longo dos anos, a série norte-americana teve como inspiração os contos do autor Elmore Leonard.

O protagonista do enredo é Raylan Givens, um policial com métodos controversos de trabalho. Quando ele é transferido para a sua cidade-natal, começa a descobrir vários segredos e encontra novos inimigos.

21. Como Defender um Assassino

Como Defender um Assassino

Onde ver: Netflix
Temporadas: 6
Lançamento: 2014

Uma das séries mais notórias dos últimos tempos, Como Defender um Assassino venceu diversos prêmios ao longo das suas temporadas. Annalise Keating é uma advogada genial que é capaz de tudo para vencer um caso.

Ela é também uma professora universitária de renome, conhecida por recrutar os alunos para trabalhar do seu lado. Tudo se complica quando seus estudantesacabam se envolvendo num crime e precisam permanecer acima de suspeitas.

22. Homeland: Segurança Nacional

Homeland: Segurança Nacional

Onde ver: Globoplay
Temporadas: 8
Lançamento: 2011

A famosa série de espionagem norte-americana é uma adaptação de Prisioneiros de Guerra, uma trama israelense criada por Gideon Raff. Depois de muitos anos sequestrado no Iraque, um soldado americano regressa ao seu país.

Uma equipe da CIA, comandada pela agente Carrie Mathison, precisa descobrir se ele está contando a verdade ou está trabalhando como espião para um grupo terrorista.

23. Line of Duty

Line of Duty

Onde ver: Netflix
Temporadas: 5
Lançamento: 2012

A série inglesa foi criada por Jed Mercurio e ganhou um grande número de espectadores. Steve Arnott é um agente da polícia que se recusa a encobrir um erro fatal dos seus companheiros.

Daí em diante, ele é transferido para um departamento que combate a corrupção policial, o AC-12, com uma equipe de agentes que descobrem as ações de uma rede de crime organizado.

24. Carcereiros

Carcereiros

Onde ver: Globoplay
Temporadas: 2
Lançamento: 2017

Criada para a Globoplay, a série brasileira de drama policial foi baseada no livro com o mesmo título, escrito pelo médico e escritor Dráuzio Varella.

Adriano de Araújo está enfrentando problemas familiares quando decide trabalhar como guarda presidiário. Enquanto luta para manter a paz no local repleto de violência, ele encontra apoio nos companheiros de profissão.

25. O Bosque

O Bosque

Onde ver: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2017

Criada por Delinda Jacobs, a produção francesa de drama policial é passada numa aldeia remota, após o desaparecimento de uma adolescente na floresta.

Para desvendar o caso, os detetives precisam da ajuda de Ève Mendel, uma professora que viveu um episódio traumático no mesmo lugar, muitos anos antes.

26. FBI: Os Mais Procurados

FBI: Os Mais Procurados

Onde ver: Globoplay
Temporadas: 3
Lançamento: 2019

Lançada em 2020 e criada por René Balcer, a produção norte-americana é um spin-off da renomada série FBI. A trama acompanha um grupo de agentes dos serviços secretos, liderados por Jess LaCroix.

A sua principal missão é encontrar e capturar os criminosos mais difíceis de rastrear, algo que outras equipes tentaram fazer por anos.

Aproveite para ver também:

Atualizado em
Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.