A casa de papel é uma série espanhola que se tornou uma das maiores produções de ficção sobre assaltos já realizadas.
A série, que tem até o momento três temporadas, gira em torno de um assalto espetacular levado a cabo por uma quadrilha de criminosos à Casa da Moeda e ao Banco de Espanha.
A combinação de gêneros de ação, intriga e suspense, juntamente com seu enredo atraente e o caráter peculiar dos seus personagens, fazem da série espanhola um dos maiores sucessos de todos os tempos.
Resumo de A casa de papel

A série é baseada em uma ideia original que permanece presente nas temporadas. A premissa gira em torno do personagem Sergio Marquina, também conhecido como Professor, um homem misterioso que planejou meticulosamente o assalto na Casa da Moeda. Trata-se do maior roubo já produzido.
Seu objetivo é recrutar um grupo de criminosos, que não têm nada a perder na vida, para entrar no prédio e ficar dentro do edifício por vários dias para conseguir fabricar 2,4 bilhões de euros.
(Atenção, daqui spoilers!)

Primeira temporada
Sergio Marquina (também conhecido como Professor), é um homem que passou a infância hospitalizado por causa de uma doença. É ele o cuidadoso mentor por trás do assalto à Casa da Moeda.
Para isso, um grupo de oito criminosos, todos com nomes fictícios e rostos mascarados com o rosto de Salvador Dalí, ocupará o prédio por 11 dias fazendo 67 reféns (incluindo a filha do embaixador britânico). O objetivo? Fabricar 2,4 bilhões de euros.
Após cinco meses de treinamento meticuloso sobre o assalto, os agressores entram na Casa da Moeda de Madrid, onde manipulam a tecnologia para impedir qualquer tipo de comunicação externa e sequestram os presentes, entre os quais os trabalhadores do edifício e estudantes de um prestigiado instituto de Madrid.
Durante o assalto, os sequestradores enfrentam situações de todos os tipos, como por exemplo o reconhecimento feito pela polícia dos rostos de três dos bandidos. Eles também são desafiados com um plano de fuga liderado por um dos reféns.
O professor se comunica com os criminosos e policiais de um local abandonado. Apesar dos seus esforços para resolver os erros da sua equipe, Sergio não contou com a paixão de Raquel Murrillo, a inspetora do caso, que mudará o curso dos eventos.
Segunda temporada
A segunda parte da série complica os planos do Professor e focaliza no resultado do assalto na Casa da Moeda.
A polícia científica descobre a casa de campo de Toledo, onde o líder treinou os ladrões durante cinco meses e eles também obtêm restos de DNA.
Raquel descobre igualmente a identidade do professor. A polícia também está prestes a descobrir quem é o líder do grupo.
Enquanto isso, o professor não pode se comunicar com o interior da fábrica. Lá, sequestrados e sequestradores perdem a cabeça e a situação termina com Tóquio, uma das criminosas, expulsa da fábrica e detida pela polícia.
Enquanto isso, o professor luta para manter seu plano e seu relacionamento com a inspetora em segurança. No entanto, ela o tortura quando descobre sua verdadeira identidade.
Finalmente, Raquel, acusada de cúmplice, é retirada do caso e a polícia entra na Casa da Moeda. Depois de um tiroteio dentro do prédio, estrelado pelo grupo de criminosos e pela polícia, os ladrões fogem através de um túnel que se comunica com o covil do professor.
Terceira temporada
Depois de fugir do país após cometer o maior roubo da história, o Professor tem uma nova missão: resgatar o Rio, um dos membros do grupo, que foi capturado pela Interpol após um erro de Tóquio.
O líder do grupo considera reunir todos os seus membros para realizar um novo plano, elaborado por seu irmão falecido, que os ajudará a livrar o jovem: ele roubou o Banco da Espanha.
Para esta nova aventura, novos membros serão incorporados ao bando de ladrões, entre os quais Palermo, amigo incondicional de Berlim, o inspetor Murillo, com o nome de Lisboa, e Monica Gaztambide que será Estocolmo.
Desta vez, os ladrões entram no prédio quando fingem ser militares enquanto semeiam o caos no centro de Madrid, jogando bilhetes do ar. Uma vez lá dentro, eles sequestram os presentes.
Enquanto isso, o Professor e Lisboa tentam seguir o plano de Berlim a partir de um motorhome equipado com a melhor tecnologia. Ambos enfrentam Sierra, um dos inspetores mais fortes do corpo.
Episódios e temporadas
A casa de papel tem um total de 23 eposódios divididos em três temporadas. O primeiro compreende um total de 9 episódios, o segundo possui 6 e o terceiro 8.
A primeira temporada termina em aberto, com um suspense tenso. Isso torna possível cobrir o estudo da série a partir do mesmo arco narrativo que começa na primeira parte e termina na segunda. Ambas as temporadas estão ligadas pelo mesmo enredo principal: o assalto à Casa da Moeda.
Por sua vez, a terceira temporada não compartilha o enredo principal com as duas temporadas anteriores, mas inicia um novo capítulo, o do assalto ao Banco da Espanha. Por esse motivo, assim como acontece na primeira temporada, fica na expectativa do espectador a possibilidade de existir uma quarta temporada.
Primeira temporada
A primeira temporada se desenvolve de maneira mais ou menos linear, alternando flashbacks que servem para fornecer mais informações.
Ao longo desta temporada, a abordagem, o nó e o início do assalto ocorrem. O assalto começa e, com ele, o desenvolvimento da trama principal que não terminará até o final da segunda temporada.
EXECUTE O QUE FOI ACORDADO (1X01)

O professor recruta um grupo de criminosos para invadir a fábrica de hortelã e anel, entre eles está Tóquio, uma jovem que vive em busca e captura.
Após cinco meses de treinamento rigoroso, a banda consegue entrar na Casa da Moeda e mantém um grande número de reféns, incluindo Alison Parker, que servirá como ponto de negociação entre o Professor e as autoridades.
IMPRUDÊNCIA LETAL (1X02)
Uma decisão faz com que o rosto do Rio, um dos ladrões, seja descoberto pela força policial, que consegue identificá-lo no banco de dados de criminosos.
Enquanto isso, o professor tenta corrigir o erro do roubo de fora a ponto de ser quase descoberto pelas autoridades.
Por sua vez, os criminosos mandam os reféns construírem um túnel para evacuarem o prédio quando conseguirem imprimir todo o dinheiro. Arturo espalha rumores sobre o plano dos ladrões, o que piora a relação entre sequestradores e reféns.
ERRO AO DISPARAR (1X03)

Berlim ordena que Denver mate Monica ao descobrir que ela está tentando estabelecer contato com o mundo exterior. O jovem, no entanto, decide não matá-la, mas lhe dá um tiro na perna e o tiro causa comoção entre os reféns.
A professora negocia com Raquel enquanto ela sofre uma crise pessoal devido aos problemas que tem com seu ex-marido.
CAVALO DE TRÓIA (1X04)

Arturo é baleado pela polícia, que o confunde com um dos sequestradores.
Após a briga, o professor negocia com o inspetor Murrillo para que um grupo de cirurgiões acesse o prédio e faça uma intervenção cirúrgica no diretor da fábrica. Ángel, o subinspetor do caso, entra com a equipe de cirurgiões e finge ser enfermeiro.
Da mesma forma, um grupo de policiais planeja acessar a Casa da Moeda com máscaras de Salvador Dalí, como sequestradores, para enganá-los e, assim, poder detê-los. No entanto, os agentes não sabem que os ladrões mudaram suas máscaras.
DIA DA MARMOTA (1X05)

Devido à impossibilidade de executar seu plano de confundir os sequestradores, Raquel valoriza a possibilidade de haver uma toupeira entre os agentes.
Por outro lado, a polícia encontra uma pista que envolve uma parte solta dos criminosos: o carro que eles usaram antes de cometer o crime. Enquanto isso, o professor vai para o depósito de sucata, onde o veículo está localizado, a fim de eliminar as evidências.
Dentro da casa da moeda, Rio vê seus pais em um programa de televisão implorando para que ele se entregue à polícia, o que faz o jovem duvidar de seus planos futuros.
A GUERRA FRIA QUENTE (1X06)

O professor consegue escapar da polícia na demolição e deixa um teste no carro que coloca Berlim no centro das atenções da opinião pública.
Quando Berlim descobre que sua imagem está sendo manipulada na mídia, ele fica com raiva e planeja se vingar. Nairobi, por sua vez, tenta fazer de tudo para que o plano não desmorone.
INSTABILIDADE REFRIGERADA (1X07)

Os planos do professor vacilam e os agentes descobrem o rosto de três dos agressores. Portanto, ele decide executar um plano para fazer com que o inspetor entre na Casa da Moeda. Uma vez lá dentro, Raquel quer garantir que todos os reféns estejam bem.
O subinspetor Ángel concentra sua pesquisa nas pontas soltas que o Professor deixou e está prestes a descobrir quem está se escondendo por trás desse apelido.
VOCÊ PROCUROU POR ELE (1X08)

Raquel e Ángel começam a suspeitar um do outro e acreditam que um dos dois é a toupeira que se esconde entre a força policial. Uma forte discussão entre os dois leva o inspetor a decidir excluir Angel do caso.
Arturo, que declarou guerra aos ladrões, tenta convencer seus companheiros reféns a ajudá-lo a executar seu plano de fuga.
QUEM A SEGUE RECEBE (1X09)

As coisas ficam complicadas depois que um grupo de reféns foge da Casa da Moeda.
Os ladrões se desesperam e decidem propor uma oferta para o resto dos reféns. Assim, eles podem escolher entre duas opções: tornar-se seus parceiros ou sair de lá.
Por outro lado, Angel descobre a verdadeira identidade do Professor, mas um acidente fatal o deixa em coma e o impede de revelar a verdade.
Finalmente, a polícia descobre a casa onde o líder do grupo instruiu sua equipe antes de realizar o assalto.
Segunda temporada
Durante a segunda temporada, que também se apresenta de modo linear, o resultado e a conclusão da trama principal se desdobram.
AS MÁSCARAS CAÍRAM (2X1)

O professor discute com Alberto, o ex de Raquel, para roubar os testes de DNA obtidos na casa de campo de Toledo e, assim, ser capaz de eliminá-los. A luta o leva para a delegacia.
Enquanto isso, os sequestradores começam a se desesperar dentro do prédio quando não têm notícias de seu chefe. Tóquio enfrenta Berlim em desespero e ela a expulsa da Casa da Moeda.
O CHEFE DO PLANO (2X2)

A polícia interroga Tóquio, que duvida de seguir os conselhos que recebeu de seu chefe e confiar nele ou, pelo contrário, trair o que aconteceu com os agentes.
Por outro lado, Rio fica furioso quando descobre o que aconteceu com sua namorada e declara guerra a Berlim.
Enquanto isso, o professor continua na delegacia sem poder entrar em contato com o interior da fábrica e descobre o que aconteceu pela televisão.
Finalmente, Raquel o liberta e seu ex retira todas as acusações contra ele.
QUESTÃO DE EFICIÊNCIA (2X3)

A imprensa entra na Casa da Moeda a pedido do grupo. Berlim, com uma atitude vitimista, vai até os espectadores para ganhar sua confiança e, assim, deixa a polícia mal diante da opinião pública.
Por outro lado, Arturo realiza um plano de vôo que dificulta o trabalho dos sequestradores.
Finalmente, Rachel descobre a verdadeira identidade de Salva e se prepara para capturá-lo.
O QUE FIZEMOS? (2X4)

A inspetora descobre que seu namorado Salva é, de fato, o líder do grupo de ladrões.
Dentro da Casa da Moeda, os nervos estão a todo vapor e os sequestradores castigam Arturo por tentar realizar um plano de vôo.
CONTRA O RELÓGIO (2X5)

A polícia descobre a verdadeira identidade do professor e Rachel é expulsa do caso acusada de ser cúmplice.
Com a ajuda do professor, Tóquio consegue escapar da polícia e retorna à Casa da Moeda. Seu retorno traz consigo as piores consequências: Moscou leva um tiro no peito e sua vida fica por um fio.
BELLA CIAO (2x6)

Os agentes entram na Casa da Moeda após 125 horas de confinamento e Berlim está liderando o plano de fuga.
Após um tiroteio estrelado por alguns dos sequestradores e pela polícia, a gangue consegue escapar com o dinheiro. Berlim fica dentro do prédio e tenta resistir ao tiroteio dos agentes.
Um ano após o crime, o caso permanece sem solução e os ladrões estão desaparecidos.
Terceira temporada
Esta temporada não narra o assalto na Casa da Moeda - ela apresenta como trama principal outro assalto, desta vez no Banco da Espanha.
O gatilho para este evento está relacionado à irresponsabilidade de Tóquio e Rio, que comprometem a segurança do grupo e o jovem é pego pela Interpol. Assim, o Professor decide executar o plano de Berlim, não apenas para libertar o Rio, mas também para vingar a morte de seu irmão.
A terceira temporada não conclui o enredo principal, portanto o resultado desse assalto fará parte da quarta temporada da série.
ESTAMOS DE VOLTA (3X01)

Os ladrões desfrutam uma nova vida em lugares exóticos. Tóquio e Rio decidem se separar e cometem uma imprudência ao tentarem se comunicar com alguns telefones grampeados pela Interpol.
Rio é capturado e Tóquio foge em busca do Professor. O líder reúne o resto do grupo para realizar um plano de resgate.
AIKIDO (3X02)

O professor procura Martin, também conhecido como Palermo, para executar o plano de seu irmão: entrar no Banco da Espanha e roubar o ouro do cofre.
O grupo começa o ataque jogando bilhetes do ar no centro de Madrid.
48 METROS ABAIXO DO SOLO (3X03)

Nairóbi e Tóquio sofrem um contratempo no escritório do governador. Palermo sofre ferimentos nos olhos causados por cristais.
Enquanto isso, o professor controla o plano do lado de fora junto com Lisboa e tenta se lembrar da explicação de Berlim sobre como deveria acessar o cofre inundado de modo a evitar qualquer tipo de erro.
Nairobi consegue criar um buraco que lhes permite acessar a câmara e extrair o ouro.
HORA DO GOLFINHO (3X04)
Bogotá consegue entrar no cofre inundado e soldar nele uma cápsula que lhes permitirá tirar o ouro.
Nairobi tenta conseguir a chave de uma das portas manipulando o governador, no entanto ele se recusa e Denver lhe dá uma pancada que o deixa inconsciente.
BUM, BUM, CIAO (3X05)

Denver sai do prédio para retirar algumas caixas vermelhas cujo conteúdo compromete o governo. Dessa maneira, o Professor consegue manipular a polícia para ganhar tempo.
Nairóbi lidera o plano de derreter o ouro para converter os lingotes em pequenas bolas que permitirão sua extração.
Enquanto isso, a inspetora Alicia se encarrega do caso e ameaça Lisboa com a segurança de sua mãe e filha.
TUDO PARECIA INSIGNIFICANTE (3X06)
O plano de Berlim não corre como o professor esperava, as coisas ficam complicadas quando um grupo de agentes acessa o Banco da Espanha seguindo as ordens do inspetor da Sierra.
Por outro lado, Professor e Raquel não entram em contato com Palermo e veem sua segurança ameaçada quando são quase descobertos por um agente da Guarda Civil.
Finalmente, o Professor coloca o Rio no prédio, no entanto, Alicia introduziu um microfone em seu corpo para controlar o grupo.
FERIADOS CURTOS (3X07)
O subinspetor Ángel consegue encontrar o paradeiro do Professor e Raquel e os persegue incansavelmente. Estes, pouco a pouco, perdem o controle do assalto.
As autoridades filtram informações falsas sobre o governo para enganar a mídia e oferecem uma recompensa financeira a quem os ajudar a encontrar os líderes do grupo.
DERIVA (3X08)

O inspetor Sierra tenta manipular Nairobi e diz a ele que ela tem seu filho, quando ela olha através de uma das janelas do prédio para ver se é verdade, ela leva um tiro que a deixa gravemente ferida.
A gangue remove o microfone do corpo do Rio e tenta enganar a polícia. Suarez descobre o paradeiro de Rachel e faz o professor acreditar que ele a matou.
Finalmente, o professor ordena que Palermo enfrente os agentes que tentam interceptar o prédio. Assim começa a batalha entre ladrões e polícia.
Quarta temporada
Confira o trailer divulgado da quarta temporada, que tem estreia prevista para o dia 3 de abril de 2020:
Análise de A casa de papel
A casa de papel é baseada em uma ideia muito original que não estávamos acostumados a ver como espectadores em uma série de televisão.
Trata-se de um assalto estrelado por personagens não convencionais, uma história que mescla o bom e o ruim na qual é mais fácil simpatizar com os criminosos do que com as autoridades.
Contexto sociopolítico
A ficção chega em um momento em que os espectadores acreditam ter visto de tudo em um cenário social e político. A crise econômica e a corrupção política deu lugar a governos instáveis, nos quais as pessoas não sentiam que eram capazes de confiar.
Os bancos especularam com o dinheiro de seus clientes, o mesmo montante que os tirou da ruína.
Nesse contexto, é fácil para nós simpatizarmos com as palavras do Professor quando ele diz que o seu grupo não está roubando ninguém, mas ganhando mais dinheiro. Afinal, imprimir dinheiro é roubar?
Assim como as pessoas representadas na ficção começam a apoiar os sequestradores, nós também o fazemos, porque eles conseguem despertar ressentimento em relação a um sistema político corrupto que diminuiu a estabilidade do Estado nos últimos tempos.
No final da segunda temporada e durante a terceira temporada, o inspetor Murillo muda de lado. Outro fato que pode ser de difícil compreensão para o espectador: Raquel representa a "autoridade" e, assim, reforça a ideia de que aqueles que deveriam ser "bons" estão realmente do lado dos ladrões.
Eles representam "a resistência" e nós, em parte, também queremos fazer parte dela.
Estrutura dramática
Com base na estrutura da série, percebe-se que, ao longo de cada episódio, surge um determinado enredo que geralmente termina no mesmo capítulo.
Por outro lado, durante a maior parte das três temporada, aparece uma trama maior e mais lenta, que é mantida durante toda a série, ou seja: o assalto e sua execução.
Além disso, em cada episódio surgem diferentes subhistórias que giram em torno dos diferentes personagens e de seu passado.
A dosagem magistral de informações ao longo das duas temporadas é muito interessante. A estratégia começa com a teoria do iceberg de Ernest Hemingway, que nos faz conhecer alguns detalhes no início da primeira temporada, e, aos poucos, vamos recebendo mais informações até chegarmos ao resultado.
O mesmo acontece na terceira temporada durante o segundo assalto, cujo fim chegará na quarta temporada.
Temporalidade: suspense entre passado e presente
A série apresenta, nas duas primeiras temporadas, duas linhas do tempo muito diferentes que compreendem o presente e o passado. Atualmente, conhecemos a execução do assalto enquanto no passado, vemos o planejamento que o ataque teve e conhecemos os antecedentes dos personagens.
Isso é alcançado graças ao uso de flashbacks. Como espectadores queremos saber tudo o que está escondido atrás de cada um deles, e os criadores, enquanto isso, nos oferecem pequenas “pinceladas” em cada episódio, o que lhes permite manter em alta a tensão.
Por outro lado, o tempo condiciona a estrutura dos episódios. Isso é alcançado graças a uma montagem em que passado e presente são intercalados para facilitar o suspense.
A temporalidade é um pouco mais complexa na terceira temporada. Bem, se nas duas linhas do tempo anteriores puderem ser diferenciadas, nesta parcela há uma fragmentação temporária que vai de 5 anos atrás, passando por meses atrás e até hoje.
Essa estrutura que vagueia entre momentos presentes e diferentes do passado favorecendo a atenção do espectador, que quer descobrir todos os meandros desse novo assalto.
Narrador e segmentação
A segmentação interna predomina ao longo da história. Geralmente, é a personagem de Tóquio que conduz a narrativa, que oferece uma visão da história do ponto de vista dos ladrões e, dessa maneira, faz o espectador simpatizar com eles mais facilmente.
Essa visão de Tóquio, às vezes, também produz no espectador uma certa rejeição ao personagem. Ao longo da série, sua natureza impulsiva levou a gangue a situações de caos e, portanto, também a nós, se considerarmos o roubo como uma "aventura" compartilhada com os agressores.
Há também uma narrativa em terceira pessoa. Isso permanece presente nas partes, por exemplo, nas quais os agentes tentam resolver o caso ou na história de amor entre Salva e a inspetora.
Montagem e desenhos: uma contagem regressiva
Uma das principais características de A casa de papel é que a sua história gira em torno de uma contagem regressiva. É um assalto que deve ser resolvido no menor tempo possível, o que gera situações frenéticas.
Para alcançar esse sentimento de agitação, é essencial uma montagem linear formada por um grande volume de planos, numerosos cortes e movimentos da câmera.
Trilha sonora: do êxtase clássico à resistência heroica
Outro elemento importante da série é a sua trilha sonora. Destacamos principalmente o uso de música pré-existente, ou seja, peças musicais que não foram especialmente compostas para a série.
Um dos temas que aparece no início da série é, por exemplo, a Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven. É curioso como a música e a imagem convergem perfeitamente quando a máquina imprime grandes tiras de notas, uma Ode que simboliza, nesse caso, a alegria de ganhar dinheiro.
Mas, sem dúvida, uma das questões que se tornou mais viral graças à sua inclusão na série foi a versão de Bella ciao, um hino adotado pelo movimento de resistência partidário na Itália. Um fato que demonstra a importância das séries de televisão quando se trata de popularizar ou devolver as músicas à imaginação coletiva.
A música também é um símbolo de resistência para o bando de ladrões, mas, sem dúvida, está intimamente relacionada ao pano de fundo dos personagens de Sergio Marquina, o Professor, e seu irmão Berlin.
Talvez a terceira temporada da série seja a mais rica do ponto de vista musical. Ela também utiliza músicas pré-existentes que acompanham a imagem nos destaques de cada episódio.
Algumas das músicas que aparecem ao longo da terceira parte são: Felling Good (de Muse), La deriva (de Vetusta Morla), Be my baby (de The Ronettes), You´ll nerver walk alone (de The Pacemakers), entre outras.
Mas, sem dúvida, uma das mais importantes é Guantanamera, uma canção popular cubana que aparece no terceiro episódio da temporada, quando Berlim termina de explicar o plano do assalto a seu irmão.
Não se sabe com certeza quando a música surgiu, mas, como em Bella Ciao, também ela representa a resistência de um povo contra a opressão - neste caso a colonização do povo cubano. Guantanamera também é um hino que representa "o resistência "?
Trajes: tributos revolucionários vermelhos e artísticos

Na paleta de cores da série, os tons de vermelho se destacam principalmente. Os figurinos representam muito bem a tonalidade que caracteriza a série, graças ao uso de macacões vermelhos que vestem os ladrões e, posteriormente, também os reféns.
Ao longo da história, o vermelho tem sido associado à violência e à revolução, talvez por ser a cor do sangue.
Na série, o hipster e o espírito transformador são representados pela "resistência" e, pouco a pouco, o vestuário do grupo se torna um símbolo da luta pela cidadania.
Na terceira temporada, pode-se ver como as pessoas acompanham a gangue e protestam a porta do Banco da Espanha, de modo que o vermelho conota a luta do povo contra a corrupção política.
Juntamente com o traje peculiar, os agressores também usam uma máscara com o rosto de Salvador Dalí.
Não há nada melhor que o rosto do pintor para representar "resistência", Dalí destacou-se por seu espírito transgressor e encarou o mundo e as leis estabelecidas em sua arte. Por sua vez, o grupo de ladrões também tem como objetivo inspirar as pessoas através das suas roupas e transformá-la em um sinal de indignação e ceticismo.
Você também pode ler As telas mais memoráveis de Salvador Dalí.
Locais: do nacional ao internacional
Não há dúvida de que A casa de papel se tornou um fenômeno de sucesso internacional e isso também se refletiu no seu orçamento.
Se nas duas primeiras temporadas a série nos ofereceu cenas filmadas em um conjunto do Colmenar Viejo (Madrid), uma casa de campo em Torrelodones (Madrid) ou nas proximidades do edifício CSIC (Centro Superior de Pesquisa Científica), a terceira temporada reflete seu esplendor e oferece localizações de lugares como Panamá, Tailândia e Florença.
Personagens
Os personagens da série podem ser divididos em três grupos distintos: agressores, agentes e reféns (ou vítimas) do crime.
Assaltantes
Popularmente conhecido como "a resistência". É o grupo liderado pelo Professor e formado pelos criminosos Tóquio, Rio, Berlim, Nairóbi, Moscou, Denver, Helsinque e Oslo. Há também aqueles que se juntam - Bogotá, Palermo, Marselha, Estocolmo e Lisboa - na terceira temporada.
O PROFESSOR

Seu nome verdadeiro é Sergio Marquina, embora ele se chame de Professor e Salva ao longo da série. É o líder da operação.
Durante anos, ele planejou o ataque a Casa da Moeda e calculou cada detalhe, levando em consideração qualquer erro possível.
Finalmente, ele se apaixona por Raquel, inspetora da polícia e, durante a terceira temporada, ambos lideram o assalto ao Banco da Espanha.
TÓQUIO

Seu nome verdadeiro é Silene Oliveira, também conhecida como Tóquio. Ela é uma criminosa de assalto que está sendo caçada depois de tentar roubar dinheiro de um caminhão de uma empresa de segurança.
Parece ser uma mulher sólida e cruel, a quem nada nem ninguém pode prejudicar.
O professor propõe que ela faça parte da gangue que irá atacar a Casa da Moeda. Durante o assalto, ela mantém um caso com o seu parceiro Rio.
Sua irresponsabilidade faz com que, na terceira temporada, o grupo tenha que atacar o Banco da Espanha.
RIO

Embora ele se chame de Rio durante a operação, seu nome verdadeiro é Aníbal Cortés. É um dos hackers mais profissionais.
O professor o convence a fazer parte do grupo de ladrões que se encarregam de manipular a tecnologia e, assim, facilitar o acesso ao museu. Na terceira temporada, ele é sequestrado pela Interpol.
BERLIM

O nome dele é Andrés de Fonollosa Gonzálvez e carrega o pseudônimo de Berlim. Ele é irmão do Professor e sofre de uma doença degenerativa da qual tenta se livrar com um tratamento experimental.
Ele é um homem rude e agressivo com as mulheres, mas tem um ar de superioridade com o resto da equipe.
Berlim morre no final da segunda temporada e aparece na terceira durante os flashbacks desde que fez o assalto no Banco da Espanha.
NAIROBI

Seu nome de nascimento é Ágata Jiménez, conhecida como Nairobi durante o assalto. A moça tem um passado difícil marcado por sua primeira maternidade e pelo tráfico de drogas.
Sua experiência em falsificação faz com que o professor a recrute para fazer parte do grupo de atacantes para controlar a qualidade da impressão das contas. Durante a terceira temporada, ela também é responsável pela fundição das barras de ouro do Banco da Espanha.
MOSCOU

Agustin Ramos é Moscou durante o assalto. Sua situação econômica e familiar o levou a fazer diferentes roubos, graças à sua capacidade de abrir cofres.
Ele é pai de Denver e faz o que pode para protegê-lo da vida ruim. O Professor o localiza para torná-lo participante do assalto e realiza a construção do túnel através do qual eles escaparão quando cumprirem a sua missão.
Finalmente, ele morre no final da segunda temporada por causa de um tiro.
DENVER

Ele é o único filho de Moscou e acha que sua mãe o deixou quando ele era pequeno, embora mais tarde descubra que na verdade foi seu pai quem a deixou.
Denver teve uma adolescência problemática e usou drogas. É o pai dele que o arrasta para o plano do Professor. Durante o assalto, Denver se apaixona por Monica, uma refém.
HELSINQUE

Seu nome original é Yashin Desáyev, embora durante a operação ele trabalhe sob o pseudônimo de Helsinque. É de origem sérvia e representa o grupo. No passado, ele participou da guerra, o que o torna um cara durão e inclinado à violência.
OSLO

Radko Dadric, também conhecido como Oslo, é primo de Helsinque e também participou da guerra. Ele e Helsinque representam a força e a dureza da equipe e não têm piedade de punir qualquer refém, se o merecerem.
PALERMO

Ele é um amigo de Berlim e estava apaixonado por ele. Aparece na terceira temporada para realizar o assalto no Banco da Espanha, um plano que havia planejado com seu amigo anos atrás. O Professor o localiza para assumir o comando do ataque dentro do prédio.
BOGOTÁ

Ele se junta ao bando de ladrões na terceira temporada. Sua habilidade como soldador faz dele uma peça essencial para abrir o cofre. Ele trabalha com Nairobi durante a extração de barras de ouro.
MARSELHA

Aparece na terceira temporada, é um homem de rosto sério e participou da Guerra dos Balcãs. Durante o assalto no Banco da Espanha, sua missão é enganar a polícia para proteger a localização doProfessor e Lisboa.
Agentes
É um grupo formado pela polícia, cuja representação máxima é o inspetor Murillo, o Corpo de Inteligência Nacional, sob o comando do coronel Prieto e do grupo de operações especiais da polícia, com Suárez no comando.
Na terceira temporada, durante o assalto ao Banco da Espanha, Alicia Sierra será a inspetora responsável pelo caso e Tamayo substituirá o coronel Prieto.
RAQUEL MURILLO OU LISBOA

Raquel Murillo é inspetora e é responsável por liderar o caso do assalto à Fábrica de Mineração.
Durante o assalto, ela se apaixona por Salva, que acaba por ser o líder dos assaltantes.
No final da segunda temporada ele é retirado do caso e se junta ao lado dos assaltantes no assalto ao Banco da Espanha sob o apelido de Lisboa.
INSPETOR ADJUNTO ANJO

Ángel Rubio é um subinspetor de polícia e trabalha com Raquel, que ele ama.
Após uma série de situações estranhas, Ángel suspeita de Salva e acredita que isso pode estar relacionado ao crime. Dada a recusa de Raquel, o subinspetor decide investigá-lo sozinho e descobre a verdade, mas um acidente de carro fatal o leva a entrar em coma e não pode confessar o que sabe.
CORONEL PRIETO

Ele trabalha para o National Intelligence Corps e também participa do caso. Sua principal missão é resgatar viva Alison Parker, filha do embaixador britânico.
Prieto tem uma personalidade forte, é autoritário e pretende ter controle sobre a missão de resgate, o que cria diferenças e discussões com o inspetor.
SUAREZ

Ele é o chefe do Grupo de Operações Especiais, uma unidade da polícia espanhola responsável por ações de alto risco.
ALICIA SIERRA

Aparece na terceira temporada para assumir o cargo de inspetora à frente do assalto ao Banco da Espanha. Ela é uma mulher rigorosa e cruel que negocia ironicamente e sem pensar nas consequências a fim de alcançar seu objetivo final: pegar o Professor.
CORONEL TAMAYO

Ele substitui o coronel Prieto na terceira temporada e trabalha com Alicia Sierra para solucionar o assalto ao Banco da Espanha.
Reféns
É o grupo de vítimas do assalto. Neste grupo estão principalmente os operários e estudantes do Brighton College, em Madrid, com seus professores.
ALISON PARKER

Aparece na primeira e na segunda temporada da série. Alison é a filha do embaixador britânico e o principal alvo do grupo de sequestradores.
Durante o assalto, ela está no banheiro com o namorado e ele faz uma foto comprometedora sem o consentimento dela. Tóquio interrompe o momento e impede que a garota apague a foto das redes sociais.
ARTURO ROMÁN

Ele é o diretor da Coin Factory. Embora seja casado e tenha três filhos, ele trai a esposa com Monica, sua secretária.
Nas duas primeiras temporadas, ele sempre acompanha os sequestradores e tenta libertar os reféns, fato que quase lhe custou a vida.
Na terceira temporada, se torna um treinador motivacional que lucra com o que aconteceu na Casa da Moeda e tenta colocar a gangue de ladrões contra a opinião pública.
MONICA GAZTAMBIDE OU ESTOCOLMO

Ela é secretária de Arturo na Casa da Moeda e está apaixonada por ele.
Durante o assalto, ela se sente sozinha e pensa que não será capaz de criar o filho, por isso decide pedir uma pílula para o aborto. Denver tenta convencê-la a não fazer isso e acaba se apaixonando por ele.
No final do assalto, termina ao lado dos assaltantes sob o pseudônimo de Estocolmo e também participa do assalto ao Banco da Espanha.
MERCEDES

Ela aparece nas duas primeiras temporadas e é professora de Alison no Brighton College, em Madrid. Durante o assalto, tenta proteger os estudantes.
Finalmente, a Mercedes alia-se aos ladrões para receber dinheiro quando eles são libertados.
Informações da série
A casa de papel é uma série espanhola produzida pelo grupo de comunicação espanhol Atresmedia e pela empresa de produção Vancouver Media. Em 2017, é transmitido pela primeira vez no canal de televisão espanhol Antena 3.
Em 2018, a Netflix comprou os direitos de emissão e distribuiu a série por diferentes países. A casa de papel é uma das séries mais vistas da plataforma digital.
Em 2018, a produção se tornou a primeira série de ficção espanhola a ganhar um Emmy.