Série A casa de papel


A casa de papel é uma série espanhola que se tornou uma das maiores produções de ficção sobre assaltos já realizadas.

A série, que tem até o momento três temporadas, gira em torno de um assalto espetacular levado a cabo por uma quadrilha de criminosos à Casa da Moeda e ao Banco de Espanha.

A combinação de gêneros de ação, intriga e suspense, juntamente com seu enredo atraente e o caráter peculiar dos seus personagens, fazem da série espanhola um dos maiores sucessos de todos os tempos.

Resumo de A casa de papel

Cartaz promocional da série.
Cartaz promocional da série.

A série é baseada em uma ideia original que permanece presente nas temporadas. A premissa gira em torno do personagem Sergio Marquina, também conhecido como Professor, um homem misterioso que planejou meticulosamente o assalto na Casa da Moeda. Trata-se do maior roubo já produzido.

Seu objetivo é recrutar um grupo de criminosos, que não têm nada a perder na vida, para entrar no prédio e ficar dentro do edifício por vários dias para conseguir fabricar 2,4 bilhões de euros.

(Atenção, daqui spoilers!)

O professor, no centro da imagem, envolve com a banda um modelo da Fábrica da Moeda de Madri.
O professor, no centro da imagem, envolve com a banda um modelo da Fábrica da Moeda de Madrid.

Primeira temporada

Sergio Marquina (também conhecido como Professor), é um homem que passou a infância hospitalizado por causa de uma doença. É ele o cuidadoso mentor por trás do assalto à Casa da Moeda.

Para isso, um grupo de oito criminosos, todos com nomes fictícios e rostos mascarados com o rosto de Salvador Dalí, ocupará o prédio por 11 dias fazendo 67 reféns (incluindo a filha do embaixador britânico). O objetivo? Fabricar 2,4 bilhões de euros.

Após cinco meses de treinamento meticuloso sobre o assalto, os agressores entram na Casa da Moeda de Madrid, onde manipulam a tecnologia para impedir qualquer tipo de comunicação externa e sequestram os presentes, entre os quais os trabalhadores do edifício e estudantes de um prestigiado instituto de Madrid.

Durante o assalto, os sequestradores enfrentam situações de todos os tipos, como por exemplo o reconhecimento feito pela polícia dos rostos de três dos bandidos. Eles também são desafiados com um plano de fuga liderado por um dos reféns.

O professor se comunica com os criminosos e policiais de um local abandonado. Apesar dos seus esforços para resolver os erros da sua equipe, Sergio não contou com a paixão de Raquel Murrillo, a inspetora do caso, que mudará o curso dos eventos.

Segunda temporada

A segunda parte da série complica os planos do Professor e focaliza no resultado do assalto na Casa da Moeda.

A polícia científica descobre a casa de campo de Toledo, onde o líder treinou os ladrões durante cinco meses e eles também obtêm restos de DNA.

Raquel descobre igualmente a identidade do professor. A polícia também está prestes a descobrir quem é o líder do grupo.

Enquanto isso, o professor não pode se comunicar com o interior da fábrica. Lá, sequestrados e sequestradores perdem a cabeça e a situação termina com Tóquio, uma das criminosas, expulsa da fábrica e detida pela polícia.

Enquanto isso, o professor luta para manter seu plano e seu relacionamento com a inspetora em segurança. No entanto, ela o tortura quando descobre sua verdadeira identidade.

Finalmente, Raquel, acusada de cúmplice, é retirada do caso e a polícia entra na Casa da Moeda. Depois de um tiroteio dentro do prédio, estrelado pelo grupo de criminosos e pela polícia, os ladrões fogem através de um túnel que se comunica com o covil do professor.

Terceira temporada

Depois de fugir do país após cometer o maior roubo da história, o Professor tem uma nova missão: resgatar o Rio, um dos membros do grupo, que foi capturado pela Interpol após um erro de Tóquio.

O líder do grupo considera reunir todos os seus membros para realizar um novo plano, elaborado por seu irmão falecido, que os ajudará a livrar o jovem: ele roubou o Banco da Espanha.

Para esta nova aventura, novos membros serão incorporados ao bando de ladrões, entre os quais Palermo, amigo incondicional de Berlim, o inspetor Murillo, com o nome de Lisboa, e Monica Gaztambide que será Estocolmo.

Desta vez, os ladrões entram no prédio quando fingem ser militares enquanto semeiam o caos no centro de Madrid, jogando bilhetes do ar. Uma vez lá dentro, eles sequestram os presentes.

Enquanto isso, o Professor e Lisboa tentam seguir o plano de Berlim a partir de um motorhome equipado com a melhor tecnologia. Ambos enfrentam Sierra, um dos inspetores mais fortes do corpo.

Episódios e temporadas

A casa de papel tem um total de 23 eposódios divididos em três temporadas. O primeiro compreende um total de 9 episódios, o segundo possui 6 e o terceiro 8.

A primeira temporada termina em aberto, com um suspense tenso. Isso torna possível cobrir o estudo da série a partir do mesmo arco narrativo que começa na primeira parte e termina na segunda. Ambas as temporadas estão ligadas pelo mesmo enredo principal: o assalto à Casa da Moeda.

Por sua vez, a terceira temporada não compartilha o enredo principal com as duas temporadas anteriores, mas inicia um novo capítulo, o do assalto ao Banco da Espanha. Por esse motivo, assim como acontece na primeira temporada, fica na expectativa do espectador a possibilidade de existir uma quarta temporada.

Primeira temporada

A primeira temporada se desenvolve de maneira mais ou menos linear, alternando flashbacks que servem para fornecer mais informações.

Ao longo desta temporada, a abordagem, o nó e o início do assalto ocorrem. O assalto começa e, com ele, o desenvolvimento da trama principal que não terminará até o final da segunda temporada.

EXECUTE O QUE FOI ACORDADO (1X01)

O professor e seus alunos durante o treinamento pré-assalto.
O professor e seus alunos durante o treinamento pré-assalto.

O professor recruta um grupo de criminosos para invadir a fábrica de hortelã e anel, entre eles está Tóquio, uma jovem que vive em busca e captura.

Após cinco meses de treinamento rigoroso, a banda consegue entrar na Casa da Moeda e mantém um grande número de reféns, incluindo Alison Parker, que servirá como ponto de negociação entre o Professor e as autoridades.

IMPRUDÊNCIA LETAL (1X02)

Uma decisão faz com que o rosto do Rio, um dos ladrões, seja descoberto pela força policial, que consegue identificá-lo no banco de dados de criminosos.

Enquanto isso, o professor tenta corrigir o erro do roubo de fora a ponto de ser quase descoberto pelas autoridades.

Por sua vez, os criminosos mandam os reféns construírem um túnel para evacuarem o prédio quando conseguirem imprimir todo o dinheiro. Arturo espalha rumores sobre o plano dos ladrões, o que piora a relação entre sequestradores e reféns.

ERRO AO DISPARAR (1X03)

Cena em que Denver ameaça Monica com uma arma.
Cena em que Denver ameaça Monica com uma arma.

Berlim ordena que Denver mate Monica ao descobrir que ela está tentando estabelecer contato com o mundo exterior. O jovem, no entanto, decide não matá-la, mas lhe dá um tiro na perna e o tiro causa comoção entre os reféns.

A professora negocia com Raquel enquanto ela sofre uma crise pessoal devido aos problemas que tem com seu ex-marido.

CAVALO DE TRÓIA (1X04)

Os cirurgiões operam em Arturo e Ángel, à direita da imagem, fingem ser uma enfermeira.
Os cirurgiões operam em Arturo e Ángel, à direita da imagem, fingem ser uma enfermeira.

Arturo é baleado pela polícia, que o confunde com um dos sequestradores.

Após a briga, o professor negocia com o inspetor Murrillo para que um grupo de cirurgiões acesse o prédio e faça uma intervenção cirúrgica no diretor da fábrica. Ángel, o subinspetor do caso, entra com a equipe de cirurgiões e finge ser enfermeiro.

Da mesma forma, um grupo de policiais planeja acessar a Casa da Moeda com máscaras de Salvador Dalí, como sequestradores, para enganá-los e, assim, poder detê-los. No entanto, os agentes não sabem que os ladrões mudaram suas máscaras.

DIA DA MARMOTA (1X05)

Rio chora quando vê seus pais na televisão.
Rio chora quando vê seus pais na televisão.

Devido à impossibilidade de executar seu plano de confundir os sequestradores, Raquel valoriza a possibilidade de haver uma toupeira entre os agentes.

Por outro lado, a polícia encontra uma pista que envolve uma parte solta dos criminosos: o carro que eles usaram antes de cometer o crime. Enquanto isso, o professor vai para o depósito de sucata, onde o veículo está localizado, a fim de eliminar as evidências.

Dentro da casa da moeda, Rio vê seus pais em um programa de televisão implorando para que ele se entregue à polícia, o que faz o jovem duvidar de seus planos futuros.

A GUERRA FRIA QUENTE (1X06)

O professor escapa da sucata posando como um vagabundo.
O professor escapa posando como um vagabundo.

O professor consegue escapar da polícia na demolição e deixa um teste no carro que coloca Berlim no centro das atenções da opinião pública.

Quando Berlim descobre que sua imagem está sendo manipulada na mídia, ele fica com raiva e planeja se vingar. Nairobi, por sua vez, tenta fazer de tudo para que o plano não desmorone.

INSTABILIDADE REFRIGERADA (1X07)

Tóquio registra o inspetor na entrada da fábrica.
Tóquio registra o inspetor na entrada da fábrica.

Os planos do professor vacilam e os agentes descobrem o rosto de três dos agressores. Portanto, ele decide executar um plano para fazer com que o inspetor entre na Casa da Moeda. Uma vez lá dentro, Raquel quer garantir que todos os reféns estejam bem.

O subinspetor Ángel concentra sua pesquisa nas pontas soltas que o Professor deixou e está prestes a descobrir quem está se escondendo por trás desse apelido.

VOCÊ PROCUROU POR ELE (1X08)

Alguns reféns explodem uma porta para sair.
Alguns reféns explodem uma porta para sair.

Raquel e Ángel começam a suspeitar um do outro e acreditam que um dos dois é a toupeira que se esconde entre a força policial. Uma forte discussão entre os dois leva o inspetor a decidir excluir Angel do caso.

Arturo, que declarou guerra aos ladrões, tenta convencer seus companheiros reféns a ajudá-lo a executar seu plano de fuga.

QUEM A SEGUE RECEBE (1X09)

O inspetor dentro da casa de campo onde o professor planejou o assalto.
O inspetor dentro da casa de campo onde o professor planejou o assalto.

As coisas ficam complicadas depois que um grupo de reféns foge da Casa da Moeda.

Os ladrões se desesperam e decidem propor uma oferta para o resto dos reféns. Assim, eles podem escolher entre duas opções: tornar-se seus parceiros ou sair de lá.

Por outro lado, Angel descobre a verdadeira identidade do Professor, mas um acidente fatal o deixa em coma e o impede de revelar a verdade.

Finalmente, a polícia descobre a casa onde o líder do grupo instruiu sua equipe antes de realizar o assalto.

Segunda temporada

Durante a segunda temporada, que também se apresenta de modo linear, o resultado e a conclusão da trama principal se desdobram.

AS MÁSCARAS CAÍRAM (2X1)

Duelo entre Salva e o ex de Raquel.
Duelo entre Salva e o ex de Raquel.

O professor discute com Alberto, o ex de Raquel, para roubar os testes de DNA obtidos na casa de campo de Toledo e, assim, ser capaz de eliminá-los. A luta o leva para a delegacia.

Enquanto isso, os sequestradores começam a se desesperar dentro do prédio quando não têm notícias de seu chefe. Tóquio enfrenta Berlim em desespero e ela a expulsa da Casa da Moeda.

O CHEFE DO PLANO (2X2)

O inspetor interroga Tóquio.
O inspetor interroga Tóquio.

A polícia interroga Tóquio, que duvida de seguir os conselhos que recebeu de seu chefe e confiar nele ou, pelo contrário, trair o que aconteceu com os agentes.

Por outro lado, Rio fica furioso quando descobre o que aconteceu com sua namorada e declara guerra a Berlim.

Enquanto isso, o professor continua na delegacia sem poder entrar em contato com o interior da fábrica e descobre o que aconteceu pela televisão.

Finalmente, Raquel o liberta e seu ex retira todas as acusações contra ele.

QUESTÃO DE EFICIÊNCIA (2X3)

Berlim tenta convencer a opinião pública através de suas declarações na televisão.
Berlim tenta convencer a opinião pública através de suas declarações na televisão.

A imprensa entra na Casa da Moeda a pedido do grupo. Berlim, com uma atitude vitimista, vai até os espectadores para ganhar sua confiança e, assim, deixa a polícia mal diante da opinião pública.

Por outro lado, Arturo realiza um plano de vôo que dificulta o trabalho dos sequestradores.

Finalmente, Rachel descobre a verdadeira identidade de Salva e se prepara para capturá-lo.

O QUE FIZEMOS? (2X4)

Arturo é torturado por Helsinque.
Arturo é torturado por Helsinque.

A inspetora descobre que seu namorado Salva é, de fato, o líder do grupo de ladrões.

Dentro da Casa da Moeda, os nervos estão a todo vapor e os sequestradores castigam Arturo por tentar realizar um plano de vôo.

CONTRA O RELÓGIO (2X5)

Tóquio retorna à fábrica camuflada com um uniforme da polícia.
Tóquio retorna à fábrica camuflada com um uniforme da polícia.

A polícia descobre a verdadeira identidade do professor e Rachel é expulsa do caso acusada de ser cúmplice.

Com a ajuda do professor, Tóquio consegue escapar da polícia e retorna à Casa da Moeda. Seu retorno traz consigo as piores consequências: Moscou leva um tiro no peito e sua vida fica por um fio.

BELLA CIAO (2x6)

O grupo enfrenta a polícia pela última vez antes de escapar.
O grupo enfrenta a polícia pela última vez antes de escapar.

Os agentes entram na Casa da Moeda após 125 horas de confinamento e Berlim está liderando o plano de fuga.

Após um tiroteio estrelado por alguns dos sequestradores e pela polícia, a gangue consegue escapar com o dinheiro. Berlim fica dentro do prédio e tenta resistir ao tiroteio dos agentes.

Um ano após o crime, o caso permanece sem solução e os ladrões estão desaparecidos.

Terceira temporada

Esta temporada não narra o assalto na Casa da Moeda - ela apresenta como trama principal outro assalto, desta vez no Banco da Espanha.

O gatilho para este evento está relacionado à irresponsabilidade de Tóquio e Rio, que comprometem a segurança do grupo e o jovem é pego pela Interpol. Assim, o Professor decide executar o plano de Berlim, não apenas para libertar o Rio, mas também para vingar a morte de seu irmão.

A terceira temporada não conclui o enredo principal, portanto o resultado desse assalto fará parte da quarta temporada da série.

ESTAMOS DE VOLTA (3X01)

Rio e Tóquio no início do episódio.
Rio e Tóquio no início do episódio.

Os ladrões desfrutam uma nova vida em lugares exóticos. Tóquio e Rio decidem se separar e cometem uma imprudência ao tentarem se comunicar com alguns telefones grampeados pela Interpol.

Rio é capturado e Tóquio foge em busca do Professor. O líder reúne o resto do grupo para realizar um plano de resgate.

AIKIDO (3X02)

O professor explica à banda o novo plano.
O professor explica ao grupo o novo plano.

O professor procura Martin, também conhecido como Palermo, para executar o plano de seu irmão: entrar no Banco da Espanha e roubar o ouro do cofre.

O grupo começa o ataque jogando bilhetes do ar no centro de Madrid.

48 METROS ABAIXO DO SOLO (3X03)

Nairobi observa a cápsula para acessar o cofre.
Nairobi observa a cápsula para acessar o cofre.

Nairóbi e Tóquio sofrem um contratempo no escritório do governador. Palermo sofre ferimentos nos olhos causados por cristais.

Enquanto isso, o professor controla o plano do lado de fora junto com Lisboa e tenta se lembrar da explicação de Berlim sobre como deveria acessar o cofre inundado de modo a evitar qualquer tipo de erro.

Nairobi consegue criar um buraco que lhes permite acessar a câmara e extrair o ouro.

HORA DO GOLFINHO (3X04)

Bogotá consegue entrar no cofre inundado e soldar nele uma cápsula que lhes permitirá tirar o ouro.

Nairobi tenta conseguir a chave de uma das portas manipulando o governador, no entanto ele se recusa e Denver lhe dá uma pancada que o deixa inconsciente.

BUM, BUM, CIAO (3X05)

Alicia Sierra, inspetora de caso.
Alicia Sierra, inspetora de caso.

Denver sai do prédio para retirar algumas caixas vermelhas cujo conteúdo compromete o governo. Dessa maneira, o Professor consegue manipular a polícia para ganhar tempo.

Nairóbi lidera o plano de derreter o ouro para converter os lingotes em pequenas bolas que permitirão sua extração.

Enquanto isso, a inspetora Alicia se encarrega do caso e ameaça Lisboa com a segurança de sua mãe e filha.

TUDO PARECIA INSIGNIFICANTE (3X06)

O plano de Berlim não corre como o professor esperava, as coisas ficam complicadas quando um grupo de agentes acessa o Banco da Espanha seguindo as ordens do inspetor da Sierra.

Por outro lado, Professor e Raquel não entram em contato com Palermo e veem sua segurança ameaçada quando são quase descobertos por um agente da Guarda Civil.

Finalmente, o Professor coloca o Rio no prédio, no entanto, Alicia introduziu um microfone em seu corpo para controlar o grupo.

FERIADOS CURTOS (3X07)

O subinspetor Ángel consegue encontrar o paradeiro do Professor e Raquel e os persegue incansavelmente. Estes, pouco a pouco, perdem o controle do assalto.

As autoridades filtram informações falsas sobre o governo para enganar a mídia e oferecem uma recompensa financeira a quem os ajudar a encontrar os líderes do grupo.

DERIVA (3X08)

Nairobi é baleada.
Nairobi é baleada.

O inspetor Sierra tenta manipular Nairobi e diz a ele que ela tem seu filho, quando ela olha através de uma das janelas do prédio para ver se é verdade, ela leva um tiro que a deixa gravemente ferida.

A gangue remove o microfone do corpo do Rio e tenta enganar a polícia. Suarez descobre o paradeiro de Rachel e faz o professor acreditar que ele a matou.

Finalmente, o professor ordena que Palermo enfrente os agentes que tentam interceptar o prédio. Assim começa a batalha entre ladrões e polícia.

Análise de A casa de papel

A casa de papel é baseada em uma ideia muito original que não estávamos acostumados a ver como espectadores em uma série de televisão.

Trata-se de um assalto estrelado por personagens não convencionais, uma história que mescla o bom e o ruim na qual é mais fácil simpatizar com os criminosos do que com as autoridades.

Contexto sociopolítico

A ficção chega em um momento em que os espectadores acreditam ter visto de tudo em um cenário social e político. A crise econômica e a corrupção política deu lugar a governos instáveis, nos quais as pessoas não sentiam que eram capazes de confiar.

Os bancos especularam com o dinheiro de seus clientes, o mesmo montante que os tirou da ruína.

Nesse contexto, é fácil para nós simpatizarmos com as palavras do Professor quando ele diz que o seu grupo não está roubando ninguém, mas ganhando mais dinheiro. Afinal, imprimir dinheiro é roubar?

Assim como as pessoas representadas na ficção começam a apoiar os sequestradores, nós também o fazemos, porque eles conseguem despertar ressentimento em relação a um sistema político corrupto que diminuiu a estabilidade do Estado nos últimos tempos.

No final da segunda temporada e durante a terceira temporada, o inspetor Murillo muda de lado. Outro fato que pode ser de difícil compreensão para o espectador: Raquel representa a "autoridade" e, assim, reforça a ideia de que aqueles que deveriam ser "bons" estão realmente do lado dos ladrões.

Eles representam "a resistência" e nós, em parte, também queremos fazer parte dela.

Estrutura dramática

Com base na estrutura da série, percebe-se que, ao longo de cada episódio, surge um determinado enredo que geralmente termina no mesmo capítulo.

Por outro lado, durante a maior parte das três temporada, aparece uma trama maior e mais lenta, que é mantida durante toda a série, ou seja: o assalto e sua execução.

Além disso, em cada episódio surgem diferentes subhistórias que giram em torno dos diferentes personagens e de seu passado.

A dosagem magistral de informações ao longo das duas temporadas é muito interessante. A estratégia começa com a teoria do iceberg de Ernest Hemingway, que nos faz conhecer alguns detalhes no início da primeira temporada, e, aos poucos, vamos recebendo mais informações até chegarmos ao resultado.

O mesmo acontece na terceira temporada durante o segundo assalto, cujo fim chegará na quarta temporada.

Temporalidade: suspense entre passado e presente

A série apresenta, nas duas primeiras temporadas, duas linhas do tempo muito diferentes que compreendem o presente e o passado. Atualmente, conhecemos a execução do assalto enquanto no passado, vemos o planejamento que o ataque teve e conhecemos os antecedentes dos personagens.

Isso é alcançado graças ao uso de flashbacks. Como espectadores queremos saber tudo o que está escondido atrás de cada um deles, e os criadores, enquanto isso, nos oferecem pequenas “pinceladas” em cada episódio, o que lhes permite manter em alta a tensão.

Por outro lado, o tempo condiciona a estrutura dos episódios. Isso é alcançado graças a uma montagem em que passado e presente são intercalados para facilitar o suspense.

A temporalidade é um pouco mais complexa na terceira temporada. Bem, se nas duas linhas do tempo anteriores puderem ser diferenciadas, nesta parcela há uma fragmentação temporária que vai de 5 anos atrás, passando por meses atrás e até hoje.

Essa estrutura que vagueia entre momentos presentes e diferentes do passado favorecendo a atenção do espectador, que quer descobrir todos os meandros desse novo assalto.

Narrador e segmentação

A segmentação interna predomina ao longo da história. Geralmente, é a personagem de Tóquio que conduz a narrativa, que oferece uma visão da história do ponto de vista dos ladrões e, dessa maneira, faz o espectador simpatizar com eles mais facilmente.

Essa visão de Tóquio, às vezes, também produz no espectador uma certa rejeição ao personagem. Ao longo da série, sua natureza impulsiva levou a gangue a situações de caos e, portanto, também a nós, se considerarmos o roubo como uma "aventura" compartilhada com os agressores.

Há também uma narrativa em terceira pessoa. Isso permanece presente nas partes, por exemplo, nas quais os agentes tentam resolver o caso ou na história de amor entre Salva e a inspetora.

Montagem e desenhos: uma contagem regressiva

Uma das principais características de A casa de papel é que a sua história gira em torno de uma contagem regressiva. É um assalto que deve ser resolvido no menor tempo possível, o que gera situações frenéticas.

Para alcançar esse sentimento de agitação, é essencial uma montagem linear formada por um grande volume de planos, numerosos cortes e movimentos da câmera.

Trilha sonora: do êxtase clássico à resistência heroica

Outro elemento importante da série é a sua trilha sonora. Destacamos principalmente o uso de música pré-existente, ou seja, peças musicais que não foram especialmente compostas para a série.

Um dos temas que aparece no início da série é, por exemplo, a Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven. É curioso como a música e a imagem convergem perfeitamente quando a máquina imprime grandes tiras de notas, uma Ode que simboliza, nesse caso, a alegria de ganhar dinheiro.

Mas, sem dúvida, uma das questões que se tornou mais viral graças à sua inclusão na série foi a versão de Bella ciao, um hino adotado pelo movimento de resistência partidário na Itália. Um fato que demonstra a importância das séries de televisão quando se trata de popularizar ou devolver as músicas à imaginação coletiva.

A música também é um símbolo de resistência para o bando de ladrões, mas, sem dúvida, está intimamente relacionada ao pano de fundo dos personagens de Sergio Marquina, o Professor, e seu irmão Berlin.

Talvez a terceira temporada da série seja a mais rica do ponto de vista musical. Ela também utiliza músicas pré-existentes que acompanham a imagem nos destaques de cada episódio.

Algumas das músicas que aparecem ao longo da terceira parte são: Felling Good (de Muse), La deriva (de Vetusta Morla), Be my baby (de The Ronettes), You´ll nerver walk alone (de The Pacemakers), entre outras.

Mas, sem dúvida, uma das mais importantes é Guantanamera, uma canção popular cubana que aparece no terceiro episódio da temporada, quando Berlim termina de explicar o plano do assalto a seu irmão.

Não se sabe com certeza quando a música surgiu, mas, como em Bella Ciao, também ela representa a resistência de um povo contra a opressão - neste caso a colonização do povo cubano. Guantanamera também é um hino que representa "o resistência "?

Trajes: tributos revolucionários vermelhos e artísticos

Trajes da série.
Trajes da série.

Na paleta de cores da série, os tons de vermelho se destacam principalmente. Os figurinos representam muito bem a tonalidade que caracteriza a série, graças ao uso de macacões vermelhos que vestem os ladrões e, posteriormente, também os reféns.

Ao longo da história, o vermelho tem sido associado à violência e à revolução, talvez por ser a cor do sangue.

Na série, o hipster e o espírito transformador são representados pela "resistência" e, pouco a pouco, o vestuário do grupo se torna um símbolo da luta pela cidadania.

Na terceira temporada, pode-se ver como as pessoas acompanham a gangue e protestam a porta do Banco da Espanha, de modo que o vermelho conota a luta do povo contra a corrupção política.

Juntamente com o traje peculiar, os agressores também usam uma máscara com o rosto de Salvador Dalí.

Não há nada melhor que o rosto do pintor para representar "resistência", Dalí destacou-se por seu espírito transgressor e encarou o mundo e as leis estabelecidas em sua arte. Por sua vez, o grupo de ladrões também tem como objetivo inspirar as pessoas através das suas roupas e transformá-la em um sinal de indignação e ceticismo.

Você também pode ler As telas mais memoráveis de Salvador Dalí.

Locais: do nacional ao internacional

Não há dúvida de que A casa de papel se tornou um fenômeno de sucesso internacional e isso também se refletiu no seu orçamento.

Se nas duas primeiras temporadas a série nos ofereceu cenas filmadas em um conjunto do Colmenar Viejo (Madrid), uma casa de campo em Torrelodones (Madrid) ou nas proximidades do edifício CSIC (Centro Superior de Pesquisa Científica), a terceira temporada reflete seu esplendor e oferece localizações de lugares como Panamá, Tailândia e Florença.

Personagens

Os personagens da série podem ser divididos em três grupos distintos: agressores, agentes e reféns (ou vítimas) do crime.

Assaltantes

Popularmente conhecido como "a resistência". É o grupo liderado pelo Professor e formado pelos criminosos Tóquio, Rio, Berlim, Nairóbi, Moscou, Denver, Helsinque e Oslo. Há também aqueles que se juntam - Bogotá, Palermo, Marselha, Estocolmo e Lisboa - na terceira temporada.

O PROFESSOR

Personagem do professor interpretado pelo ator Álvaro Morte.
Personagem do professor interpretado pelo ator Álvaro Morte.

Seu nome verdadeiro é Sergio Marquina, embora ele se chame de Professor e Salva ao longo da série. É o líder da operação.

Durante anos, ele planejou o ataque a Casa da Moeda e calculou cada detalhe, levando em consideração qualquer erro possível.

Finalmente, ele se apaixona por Raquel, inspetora da polícia e, durante a terceira temporada, ambos lideram o assalto ao Banco da Espanha.

TÓQUIO

Úrsula Corberó encarna Tóquio.
Úrsula Corberó encarna Tóquio.

Seu nome verdadeiro é Silene Oliveira, também conhecida como Tóquio. Ela é uma criminosa de assalto que está sendo caçada depois de tentar roubar dinheiro de um caminhão de uma empresa de segurança.

Parece ser uma mulher sólida e cruel, a quem nada nem ninguém pode prejudicar.

O professor propõe que ela faça parte da gangue que irá atacar a Casa da Moeda. Durante o assalto, ela mantém um caso com o seu parceiro Rio.

Sua irresponsabilidade faz com que, na terceira temporada, o grupo tenha que atacar o Banco da Espanha.

RIVER

Miguel Herrán é o Rio na série.
Miguel Herrán é o Rio na série.

Embora ele se chame de Rio durante a operação, seu nome verdadeiro é Aníbal Cortés. É um dos hackers mais profissionais.

O professor o convence a fazer parte do grupo de ladrões que se encarregam de manipular a tecnologia e, assim, facilitar o acesso ao museu. Na terceira temporada, ele é sequestrado pela Interpol.

BERLIM

Pedro Alonso encarna Berlim.
Pedro Alonso encarna Berlim.

O nome dele é Andrés de Fonollosa Gonzálvez e carrega o pseudônimo de Berlim. Ele é irmão do Professor e sofre de uma doença degenerativa da qual tenta se livrar com um tratamento experimental.

Ele é um homem rude e agressivo com as mulheres, mas tem um ar de superioridade com o resto da equipe.

Berlim morre no final da segunda temporada e aparece na terceira durante os flashbacks desde que fez o assalto no Banco da Espanha.

NAIROBI

A atriz Alba Flores interpreta Nairobi.
A atriz Alba Flores interpreta Nairobi.

Seu nome de nascimento é Ágata Jiménez, conhecida como Nairobi durante o assalto. A moça tem um passado difícil marcado por sua primeira maternidade e pelo tráfico de drogas.

Sua experiência em falsificação faz com que o professor a recrute para fazer parte do grupo de atacantes para controlar a qualidade da impressão das contas. Durante a terceira temporada, ela também é responsável pela fundição das barras de ouro do Banco da Espanha.

MOSCOU

Paco Tous encarna Moscou.
Paco Tous encarna Moscou.

Agustin Ramos é Moscou durante o assalto. Sua situação econômica e familiar o levou a fazer diferentes roubos, graças à sua capacidade de abrir cofres.

Ele é pai de Denver e faz o que pode para protegê-lo da vida ruim. O Professor o localiza para torná-lo participante do assalto e realiza a construção do túnel através do qual eles escaparão quando cumprirem a sua missão.

Finalmente, ele morre no final da segunda temporada por causa de um tiro.

DENVER

Jaime Lorente interpreta Denver.
Jaime Lorente interpreta Denver.

Ele é o único filho de Moscou e acha que sua mãe o deixou quando ele era pequeno, embora mais tarde descubra que na verdade foi seu pai quem a deixou.

Denver teve uma adolescência problemática e usou drogas. É o pai dele que o arrasta para o plano do Professor. Durante o assalto, Denver se apaixona por Monica, uma refém.

HELSINQUE

Helsinque interpretada pelo ator Darko Peric.
Helsinque interpretada pelo ator Darko Peric.

Seu nome original é Yashin Desáyev, embora durante a operação ele trabalhe sob o pseudônimo de Helsinque. É de origem sérvia e representa o grupo. No passado, ele participou da guerra, o que o torna um cara durão e inclinado à violência.

OSLO

Roberto García como Oslo na série.
Roberto García como Oslo na série.

Radko Dadric, também conhecido como Oslo, é primo de Helsinque e também participou da guerra. Ele e Helsinque representam a força e a dureza da equipe e não têm piedade de punir qualquer refém, se o merecerem.

PALERMO

Rodrigo de la Serna é Palermo.
Rodrigo de la Serna é Palermo.

Ele é um amigo de Berlim e estava apaixonado por ele. Aparece na terceira temporada para realizar o assalto no Banco da Espanha, um plano que havia planejado com seu amigo anos atrás. O Professor o localiza para assumir o comando do ataque dentro do prédio.

BOGOTÁ

Hovik Keuchkerian é Bogotá.
Hovik Keuchkerian é Bogotá.

Ele se junta ao bando de ladrões na terceira temporada. Sua habilidade como soldador faz dele uma peça essencial para abrir o cofre. Ele trabalha com Nairobi durante a extração de barras de ouro.

MARSELHA

Luka Peros encarna Marselha.
Luka Peros encarna Marselha.

Aparece na terceira temporada, é um homem de rosto sério e participou da Guerra dos Balcãs. Durante o assalto no Banco da Espanha, sua missão é enganar a polícia para proteger a localização doProfessor e Lisboa.

Agentes

É um grupo formado pela polícia, cuja representação máxima é o inspetor Murillo, o Corpo de Inteligência Nacional, sob o comando do coronel Prieto e do grupo de operações especiais da polícia, com Suárez no comando.

Na terceira temporada, durante o assalto ao Banco da Espanha, Alicia Sierra será a inspetora responsável pelo caso e Tamayo substituirá o coronel Prieto.

RAQUEL MURILLO OU LISBOA

Itziar Ituño é Raquel Murillo.
Itziar Ituño é Raquel Murillo.

Raquel Murillo é inspetora e é responsável por liderar o caso do assalto à Fábrica de Mineração.

Durante o assalto, ela se apaixona por Salva, que acaba por ser o líder dos assaltantes.

No final da segunda temporada ele é retirado do caso e se junta ao lado dos assaltantes no assalto ao Banco da Espanha sob o apelido de Lisboa.

INSPETOR ADJUNTO ANJO

Anjo subinspetor interpretado pelo ator Fernando Soto.
Anjo é o subinspetor interpretado pelo ator Fernando Soto.

Ángel Rubio é um subinspetor de polícia e trabalha com Raquel, que ele ama.

Após uma série de situações estranhas, Ángel suspeita de Salva e acredita que isso pode estar relacionado ao crime. Dada a recusa de Raquel, o subinspetor decide investigá-lo sozinho e descobre a verdade, mas um acidente de carro fatal o leva a entrar em coma e não pode confessar o que sabe.

CORONEL PRIETO

Juan Fernández é o coronel Prieto.
Juan Fernández é o coronel Prieto.

Ele trabalha para o National Intelligence Corps e também participa do caso. Sua principal missão é resgatar viva Alison Parker, filha do embaixador britânico.

Prieto tem uma personalidade forte, é autoritário e pretende ter controle sobre a missão de resgate, o que cria diferenças e discussões com o inspetor.

SUAREZ

Mario de la Rosa interpreta Suarez.
Mario de la Rosa interpreta Suarez.

Ele é o chefe do Grupo de Operações Especiais, uma unidade da polícia espanhola responsável por ações de alto risco.

ALICIA SIERRA

Najwa Nimri dá vida a Alicia Sierra.
Najwa Nimri dá vida a Alicia Sierra.

Aparece na terceira temporada para assumir o cargo de inspetora à frente do assalto ao Banco da Espanha. Ela é uma mulher rigorosa e cruel que negocia ironicamente e sem pensar nas consequências a fim de alcançar seu objetivo final: pegar o Professor.

CORONEL TAMAYO

Coronel Tamayo.
Coronel Tamayo.

Ele substitui o coronel Prieto na terceira temporada e trabalha com Alicia Sierra para solucionar o assalto ao Banco da Espanha.

Reféns

É o grupo de vítimas do assalto. Neste grupo estão principalmente os operários e estudantes do Brighton College, em Madrid, com seus professores.

ALISON PARKER

María Pedraza como Alison Parker na série.
María Pedraza como Alison Parker na série.

Aparece na primeira e na segunda temporada da série. Alison é a filha do embaixador britânico e o principal alvo do grupo de sequestradores.

Durante o assalto, ela está no banheiro com o namorado e ele faz uma foto comprometedora sem o consentimento dela. Tóquio interrompe o momento e impede que a garota apague a foto das redes sociais.

ARTURO ROMÁN

Enrique Arce interpreta Arturo Román.
Enrique Arce interpreta Arturo Román.

Ele é o diretor da Coin Factory. Embora seja casado e tenha três filhos, ele trai a esposa com Monica, sua secretária.

Nas duas primeiras temporadas, ele sempre acompanha os sequestradores e tenta libertar os reféns, fato que quase lhe custou a vida.

Na terceira temporada, se torna um treinador motivacional que lucra com o que aconteceu na Casa da Moeda e tenta colocar a gangue de ladrões contra a opinião pública.

MONICA GAZTAMBIDE OU ESTOCOLMO

Monica Gaztambide é a atriz Esther Acebo.
Monica Gaztambide é a atriz Esther Acebo.

Ela é secretária de Arturo na Casa da Moeda e está apaixonada por ele.

Durante o assalto, ela se sente sozinha e pensa que não será capaz de criar o filho, por isso decide pedir uma pílula para o aborto. Denver tenta convencê-la a não fazer isso e acaba se apaixonando por ele.

No final do assalto, termina ao lado dos assaltantes sob o pseudônimo de Estocolmo e também participa do assalto ao Banco da Espanha.

MERCEDES

Mercedes, interpretada por Anna Gras, é professora do Instituto Alison.
Mercedes, interpretada por Anna Gras, é professora do Instituto Alison.

Ela aparece nas duas primeiras temporadas e é professora de Alison no Brighton College, em Madrid. Durante o assalto, tenta proteger os estudantes.

Finalmente, a Mercedes alia-se aos ladrões para receber dinheiro quando eles são libertados.

Informações da série

A casa de papel é uma série espanhola produzida pelo grupo de comunicação espanhol Atresmedia e pela empresa de produção Vancouver Media. Em 2017, é transmitido pela primeira vez no canal de televisão espanhol Antena 3.

Em 2018, a Netflix comprou os direitos de emissão e distribuiu a série por diferentes países. A casa de papel é uma das séries mais vistas da plataforma digital.

Em 2018, a produção se tornou a primeira série de ficção espanhola a ganhar um Emmy.

Conheça também