Perturbadora e reflexiva, essa aclamada série que está na Amazon Prime vai te deixar pensando


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Publicado em

O Conto da Aia (The Handmaid's Tale) é uma das séries mais perturbadoras e incrivelmente questionadoras dos últimos anos. Aclamada pelo público e pela crítica, a história se tornou também um símbolo da luta contra a opressão, principalmente contra as mulheres.

Se você ainda não assistiu ou quer rever a história, pode conferir O Conto da Aia na plataforma de streaming da Amazon Prime Video e da Disney+. São 6 temporadas da série, mas no Brasil a última ainda não está disponível.

A série é uma adaptação do livro de mesmo nome da escritora canadense Margaret Atwood, que lançou a obra em 1985.

Sobre o que se trata O Conto da Aia (The Handmaid's Tale)?

Apresentando uma realidade distópica aterrorizante, a narrativa mostra um futuro no qual os Estados Unidos se transformaram em um país totalitário, após fundamentalistas religiosos orquestrarem um golpe de estado e tomarem o poder. É fundada então a República de Gilead, alterando para sempre a realidade da população.

Agora a maioria das mulheres está infértil, não conseguem mais gerar filhos. As poucas que ainda podem engravidar são forçadas a servirem como "aias", ou seja, reprodutoras da elite, garantindo a continuação das famílias que dominam o lugar. Elas agora se tornaram propriedade do Estado.

June Osborne é uma dessas mulheres. Depois de ser sequestrada, ela passa a se chamar Offred e é forçada a viver na casa do Comandante Fred Waterford e sua esposa Serena Joy.

A aia é então obrigada a ter relações com o comandante, que tenta engravidá-la a todo custo com ajuda da esposa Serena.

Enquanto sofre as piores humilhações e opressões, June procura manter a sanidade mental e o seu senso de identidade. Ela também se envolve com um grupo de mulheres rebeldes intitulado Mayday e busca se libertar para encontrar a filha que arrancada de sua convivência.

Temas importantes levantados na série

Os temas que a série aborda são de fato muito impactantes e tem levantado debates sobre a irracionalidade e insensatez que é o fato da crença fundamentalista de um grupo de pessoas impor seus dogmas sobre o coletivo.

Assim, questões importantes são tratadas, como a importância do Estado laico (ou seja, sem a interferência das religiões), o direito ao corpo, sexualidade e reprodução das mulheres, a violência sexual, a opressão estatal e a luta por liberdade.

Essa é uma obra essencial que nos faz refletir sobre os perigos do fundamentalismo religioso e da violência contra as mulheres, realidades que infelizmente não fazem parte só de histórias ficcionais.

Ficha técnica

The Handmaid's Tale
Título em Português O Conto da Aia
Gênero Drama, Distopia
Baseado em Romance "The Handmaid's Tale" de Margaret Atwood
Criador da Série Bruce Miller
Ano de Estreia 2017
Plataforma de Streaming Amazon Prime Video
Elenco Principal Elisabeth Moss (June Osborne/Offred)
Yvonne Strahovski (Serena Joy Waterford)
Joseph Fiennes (Comandante Fred Waterford)
Ann Dowd (Tia Lydia)
Número de Temporadas 5 (até o momento)
Prêmios Vários, incluindo Emmy de Melhor Série Dramática
Classificação Etária 18+
Aviso A série contém conteúdo sensível
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.