Os melhores livros de romance dos quatro cantos do mundo para ler gratuitamente


Quer ler mas não gosta de andar com o livro físico? Tem vontade de conhecer as grandes obras da literatura embora o orçamento não permita grandes extravagâncias? Pensando em estimular a sua leitura, selecionamos os melhores romances da literatura mundial para baixar gratuitamente em formato PDF.

Desejamos uma boa leitura!

  • Da literatura brasileira: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Machado de Assis

O romance Memórias póstumas de Brás Cubas foi escrito em 1880 por Machado de Assis e continua sendo, até os dias de hoje, uma leitura prazerosa. 

O personagem principal, Brás Cubas, resolve contar a história da sua vida depois de morto. É portanto, através da própria voz do sujeito que ficamos conhecendo as peripécias do defunto autor. Apesar de receber o título de clássico da literatura brasileira, não se deixe enganar, a leitura é leve, repleta de humor e ironia.

O narrador, oriundo de uma família abastada, sempre teve privilégios financeiros ao longo do seu percurso. Quando jovem apaixona-se pela cortesã Marcela, já se vê pela descrição da relação como a escrita é irônica:

“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”

 O romance Memórias póstumas de Brás Cubas está disponível para download gratuito. 

Leia também a análise detalhada do livro Memórias póstumas de Brás Cubas.

  • Da literatura portuguesa: Os Maias, de Eça de Queirós

eca de queiros

Um dos maiores clássicos da literatura portuguesa é também uma leitura envolvente e cativante. A história se passa em Lisboa, na segunda metade dos século XIX e tem como protagonistas os membros da família Maia.

Três gerações de nobres e ricos figuram no enredo, que tem como cenário a propriedade da família conhecida como Ramalhete. A escrita é repleta de descrições e reviravoltas sentimentais. 

A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete, ou simplesmente o Ramalhete.

Descubra Os Maias, uma escrita arrebatadora.

  • Da literatura italiana: O nome da rosa, de Umberto Eco

Umberto Eco

O romance de Umberto Eco é um suspense policial histórico ambientado no ano de 1327, em um mosteiro italiano. Uma série de crimes começam a acontecer no recinto e as vítimas encontradas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos.

Para completar, o mosteiro abriga uma biblioteca, que é acessada por pouquíssimos monges selecionados a dedo. Guilherme William de Baskerville, um frade franciscano, é incumbido de solucionar o mistério dos sinistros assassinatos em série.

De nada valia procurar ocultar os crimes que tinham sido cometidos, porque se ainda acontecesse mais alguma coisa os legados pontifícios pensariam num conluio contra eles. E portanto as soluções eram apenas duas. Ou Guilherme descobria o assassino antes da chegada da delegação (e aqui o Abade olhou-o fixamente como a repreendê-lo tacitamente por ainda não ter chegado a nenhuma conclusão sobre o assunto), ou então era necessário avisar lealmente o representante do papa sobre aquilo que estava acontecendo e pedir a sua colaboração para que a abadia fosse posta sob atenta vigilância durante o curso dos trabalhos.

O romance O nome da rosa está disponível para download gratuito.

  • Da literatura francesa: Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Gustave Flaubert

O romance de Flaubert é um dos ícones do realismo francês. A protagonista da história é Emma Bovary, uma mocinha que tinha como maior hobby a leitura de livros de amor, essa foi a saída que a jovem encontrou para escapar do universo entediante em que vivia.

Emma colecionou uma série de amantes até se apaixonar pelo jovem Léon. Por amor, Emma contrai uma série de dívidas para ajudar Léon. Desesperada quando se apercebe do montante devido, a jovem se suicida.

Conheça o romance Madame Bovary, um clássico da literatura francesa.

  • Da literatura alemã: A metamorfose, de Franz Kafka

Franz Kafka

E se um dia você acordasse metamorfoseado em um inseto monstruoso? Esse é o pretexto que move a narrativa do escritor alemão Franz Kafka. Um belo dia, o caixeiro-viajante Gregor Samsa acorda e percebe que já não é mais um ser humano. O romance narra como Gregor aprende a lidar com o mundo ao redor após passar pela sua transição física. 

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar.

A metamorfose encontra-se disponível em português gratuitamente. 

Leia também a análise detalhada do romance A metamorfose.

  • Da literatura britânica: Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Jane_Austen

O romance Orgulho e preconceito é a obra mais popular da escritora britânica Jane Austen. Lançado em 1813, a história se passa em uma sociedade rural no interior da Inglaterra. A vida pacata é interrompida por sobressaltos quando se trata de problemas relacionados ao amor e ao dinheiro. 

A família Bennet tem cinco filhas e uma preocupação central: casar bem a prole para garantir a tranquilidade financeira da família. Os bailes, naquela altura, não eram apenas um espaço para reunir amigos socialmente, eram especialmente oportunidades para encontrar os pretendentes e trocar olhares. É lá que Elizabeth Bennet conhece seu par romântico, o nobre Fitzwilliam Darcy. Austen retrata os encontros e desencontros do amor no jovem casal.  

O romance Orgulho e preconceito pode ser baixado gratuitamente em formato PDF.

  • Da literatura norte-americana: Bartleby, de Herman Melville

Herman Melville

A história contada por Melville - autor do clássico Moby Dick - é curta e impactante. Bartleby é um escrivão que consegue arranjar um emprego em um escritório em Wall Street, Nova Iorque. Quem narra a história é um advogado, dono do escritório que contratou o escrivão.

Bartleby é um personagem um tanto misterioso que um dia brota no escritório para se candidatar a uma vaga de trabalho. Aos poucos, o escrivão vai se desinteressando de tudo e, cada vez que lhe é solicitada uma nova tarefa, responde com a seguinte frase: "Preferia não fazê-lo”. A não ação de Bartleby provoca uma verdadeira revolução no escritório e planta a incógnita no leitor. 

É possível ler Bartleby o escriturário na íntegra em formato pdf.

  • Da literatura colombiana: Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez

O colombiano Gabriel García Márquez foi o único autor do seu país a receber o prêmio Nobel de Literatura e Cem anos de solidão é dos seus romances mais consagrados. Considerada a obra que inaugurou o gênero do realismo mágico, os personagens pertencem a sete gerações da família Buendía que vivem na cidade fictícia de Macondo. 

Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos. 

O romance Cem anos de solidão está disponível em formato PDF. 

  • Da literatura russa: Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski

Fiódor Dostoiévski

O protagonista do romance de Dostoiévski é o ex-estudante Ródion Ramanovich Raskolnikov, o jovem vive em um apartamento mínimo em Pitsburgo e tem uma rotina miserável. Em um dia qualquer, Ródion comete um crime, aliás, dois, assassina uma velha e a sua irmã.

A primeira vítima é Aliena Ivánovna, uma velha agiota que empresta dinheiro e cobra juros altíssimos. Ródion, percebendo o egoísmo e a crueldade da senhora, decide matá-la com golpes de machado. Como a irmã da vítima - Lisavieta - chega na hora do assassinato e testemunha o crime, acaba também sendo morta com golpes de machado.

Descubra o romance Crime e castigo, acessível em formato PDF para download gratuito.

Leia também a análise detalhada do livro Crime e castigo.

  • Da literatura chilena: A casa dos espíritos, de Isabel Allende

Isabel Allende

O livro de Isabel Allende, passado no Chile, tem como personagens centrais os membros da família Trueba ao longo do século XX. São três gerações de mulheres (Clara, Blanca e Alba) e um patriarca, Esteban, um homem autoritário e de personalidade difícil. Considerado um livro central do realismo fantástico, a história é contada por Esteban, pela sua mulher, Clara, e pela neta do casal, Alba. 

Confira o romance A casa dos espíritos.

Conheça também