26 melhores filmes de ação para assistir na Netflix


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Os filmes de ação são conhecidos por mexer com as emoções do público ao explorar roteiros cheios de adrenalina e aventura.

Se você adora produções do gênero e procura bons títulos para assistir na Netflix, confira nossa seleção com os melhores filmes de ação presentes no catálogo.

1. Bastardos Inglórios (2009)

Direção: Quentin Tarantino

Inglourious Basterds é o título original desse filme de 2009 dirigido por Quentin Tarantino e feito em parceria entre Alemanha e EUA.

O longa aborda a Segunda Guerra Mundial e exibe os planos de um grupo de soldados judeus de exterminarem líderes nazistas. Eles são comandados pelo tenente Aldo Raine, vivido por Brad Pitt.

Enquanto isso, Shosanna Dreyfuss, uma judia francesa, testemunha a execução de sua família e foge para Paris. Lá assume a identidade de uma operadora de cinema e também cria uma estratégia para se vingar dos nazistas.

O filme foi muito bem recebido pela crítica e levou para casa prêmios do Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

2. Matrix (1999)

Direção: As Wachowski

Matrix é um filme que marcou época e entrou para a história do cinema como um clássico dos anos 2000. A direção é das irmãs norte-americanas Lilly Wachowski e Lana Wachowski. Elas também assinam os outros dois filmes que completam a trilogia (Matrix Reloaded, Matrix Revolutions).

O primeiro longa nos apresenta Neo (Keanu Reeves), um programador e racker de computadores que se vê atormentado por pesadelos onde está ligado a cabos e não consegue se soltar. Os sonhos começam a ficar recorrentes e ele percebe que talvez sejam reais.

Um dia recebe a visita de Morpheus e Trinity, que lhe convidam a entender como a Matrix funciona, um sistema que cria uma realidade alternativa na mente das pessoas enquanto usa seus corpos para gerar energia.

3. Cabras da Peste (2021)

Direção: Vitor Brandt

Cabras da Peste é uma ação e comédia no nordeste brasileiro e conta com um elenco apurado. Os atores Edmilson Filho, Matheus Nachtergaele e Falcão participam da produção, que teve a direção de Vitor Brandt.

A trama apresenta uma dupla de policiais, um cearense e outro paulista, com personalidades opostas. Eles recebem a missão de resgatar Celestina, uma cabra vista como patrimônio do lugar. Entretanto, esse é apenas o início da tarefa, já que descobrem outros crimes a partir daí.

O filme vem recebendo boas críticas e foca no público brasileiro, sobretudo o nordestino, com boas doses de humor e linguagem regional.

4. Mad Max - Estrada da fúria (2015)

Direção: George Miller

Nessa aventura futurista que é pura adrenalina, acompanhamos a saga de Max Rockatansky ao se juntar a um grupo de rebeldes comandados pela Imperatriz Furiosa (Charlize Teron) em fuga pelo deserto.

Eles estão fugindo da ira de Immortan Joe, um tirano poderoso que comanda a região e busca reaver algo que lhe foi roubado.

O filme, feito em parceria entre Austrália e EUA e com direção de George Miller, teve muito destaque em seu lançamento e recebeu 6 prêmios no Oscar.

5. Lucy (2014)

Para sair um pouco do clichê, que tal um filme de ação e ficção científica francês? Lucy foi lançado em 2014 e quem assina a direção é Luc Besson.

A trama mostra Lucy (Scarlett Johansson), uma mulher encarregada de transportar drogas em seu corpo que, por acidente, recebe no organismo uma substância capaz de aperfeiçoar suas habilidades.

Assim, Lucy vai "evoluindo" e transformando-se em uma criatura excepcional. Com suas novas capacidades, a moça decide se vingar dos que a prejudicaram.

O filme conta com cenas incríveis de ação e efeitos especiais e foi bem aceito pelo público.

6. Minority Report - a nova lei (2002)

Direção: Steven Spielberg

Minority Report, a nova lei é um filme policial de sci-fi que se passa em 2054 nos EUA.

Nessa trama eletrizante de Spielberg assistimos a história de John Anderton (Tom Cruise), um chefe de polícia que defende um sistema de investigação em que as pessoas são presas antes de cometerem os crimes.

Isso é possível devido a uma equipe de "videntes" que consegue visualizar o futuro e passar as informações para computadores.

John está satisfeito com a estratégia, pois os assassinatos diminuíram no local. Até que um dia sua imagem aparece como um futuro assassino. Assim, sua única chance de escapar será fugir.

A história é uma adaptação de um conto literário de mesmo nome de Philip K. Dick. Foi indicado a diversos prêmios e teve boa repercussão.

7. Animais fantásticos e Onde Habitam (2016)

Direção: David Yates

Uma boa opção de filme de ação para toda a família é Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, originalmente).

A produção é uma parceria entre EUA e Reino Unido e foi dirigida por David Yates. O roteiro foi escrito por J. K. Rowling, a autora da saga Hary Potter. O filme teve uma ótima recepção, sendo indicado em festivais e recebendo prêmios importantes.

Em 1926 se passa a história, que conta sobre o mago e zoologista Newt Scamander e sua obsessão por seres fantásticos que recolheu em suas viagens. Depois dos animais escaparem de sua maleta, Newt precisará de muita agilidade e esperteza para resolver a situação.

8. Enola Holmes (2020)

Direção: Harry Bradbeer

A irmã de Sherlock Holmes é retratada nesse filme baseado na obra literária Enola Holmes, de Nancy Springer.

Com direção de Harry Bradbeer, a produção foi lançada na Netflix em 2020 e traz como protagonista uma adolescente muito ativa, determinada e esperta que busca pelo paradeiro de sua mãe.

Para isso ela pedirá ajuda de seus irmãos, mas se dá conta de que eles não estão muito dispostos na empreitada. Assim, a garota passa por muitas aventuras para chegar ao seu objetivo.

9. Gladiador (2000)

Direção: Ridley Scott

Gladiador é um filme histórico de ação dirigido por Ridley Scott que traz como protagonista o ator Russell Crowe. Lançada em 2000 em parceria entre EUA e Reino Unido, a produção teve uma repercussão fantástica tanto para o público quanto para a crítica, abrindo as portas para outros filmes históricos semelhantes.

A trama se passa em Roma Antiga e conta a trajetória do general Maximus. Indicado para suceder ao trono do imperador Marcus Aurelius, o general sofre a vingança de Commodus, o filho do rei.

Assim, Maximus se vê obrigado a tomar a identidade de um escravo e gladiador romano para conseguir fugir da ira de Commodus.

10. Blade Runner 2049 (2017)

Direção: Denis Villeneuve

Blade Runner 2049 é a continuação de Blade Runner, um clássico de 1982. O longa foi feito em 2017 e tem a direção de Denis Villeneuve.

A história, uma ficção científica futurista, se passa depois de 30 anos do primeiro filme. Nela acompanhamos a trajetória de K, um caçador de androides que trabalha para o governo e faz uma descoberta impactante.

Por isso, recebe uma missão importante. Essa tarefa está relacionada a Rick Deckard, um caçador de androides desaparecido há 30 anos.

A produção é vista como uma das continuações de filmes mais bem feitas, sendo indicada a vários prêmios e recebendo 2 estatuetas do Oscar em 2018.

11. Apollo 13

Direção: Ron Howard

Em 1995 era lançado o filme Apollo 13, assinado pelo cineasta norte-americano Ron Howard. A história foi inspirada no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger, que conta sobre uma missão espacial frustrada, evento que de fato aconteceu.

Em 1970, a missão Apollo 13, comandada por Jim Lovell (Tom Hanks), apresenta sérios problemas. Ao sobreviverem a uma explosão quando estavam a caminho da Lua, os astronautas têm urgência em retornar ao planeta Terra, ou então morrerão sem oxigênio.

12. Dose Dupla (2013)

Direção: Baltasar Kormákur

Dose Dupla (2 Guns, no título original) é um filme de ação estadunidense de 2013 dirigido por Baltasar Kormákur que traz os atores Denzel Washington e Mark Wahlberg como protagonistas.

A trama é inspirada em uma história em quadrinhos de Steven Grant e mostra os agentes especiais Robert "Bobby" Trench e Michael "Stig" Stigman em uma operação bastante complexa e arriscada que começa com o roubo a um banco.

O filme traz muita ação e tiros e ainda deixa uma mensagem de que deve-se desconfiar do ideal de perfeição da sociedade de consumo americana.

13. Em ritmo de fuga (2017)

Direção: Edgar Wright

O título original desse filme é Baby Driver, dirigido por Edgar Wright e lançado em 2017. A produção é uma parceria entre EUA e Reino Unido e, além de ter muita ação, carrega também humor e suspense em meio a uma trama policial.

O filme foi um sucesso de público e teve boa avaliação dos críticos, contando com ótimas sequências nas cenas de ação, boas interpretações e uma história bem amarrada.

Baby é um rapaz atormentado por um acidente na infância. Sua habilidade na condução de carros é impressionante, por isso ele é o motorista oficial nos assaltos de Doc, seu companheiro de crimes.

Mas Baby pretende deixar a vida marginal, e sua maior motivação é a recente paixão por Debora, uma linda garçonete.

14. O Chacal (1997)

Direção: Michael Caton-Jones

Essa é uma produção de 1997 que contou com vários países envolvidos, são eles França, Japão, Alemanha, EUA e Reino Unido.

A direção ficou com o cineasta escocês Michael Caton-Jones, sendo uma refilmagem de The Day of the Jackal, de 1973.

A história traz como protagonista um criminoso que atende pelo nome de Chacal (Bruce Willis). Um dia ele recebe a missão de executar um importante político norte-americano. O pagamento fica combinado em 70 milhões de dólares.

A polícia desconfia de que algo está prestes a acontecer, mas por engano acaba protegendo outra pessoa. Enquanto isso, há apenas um homem que pode ajudar a evitar o assassinato.

15. Monty Python - Em busca do cálice sagrado (1974)

Direção: Terry Gilliam e Terry Jones

Monty Python - em busca do cálice sagrado

Um clássico filme de comédia, ação e aventura é Monty Python - Em busca do cálice sagrado. Lançado em 1974, o filme foi feito pelos comediantes britânicos da série de TV Monty Python, Flying Circus.

A trama se baseia na famosa lenda de Rei Arthur em busca do Santo Graal, recontando-a de forma irônica e divertida. O filme é destacado como um dos que mais trouxe retorno financeiro, sendo um sucesso tanto na Inglaterra como nos EUA.

16. Jurassic Park - O parque dos dinossauros (1993)

Direção: Steven Spielberg

Um filme de ação que marcou a década de 90 sem dúvida é Jurassic Park - O parque de dinossauros. O sucesso foi muito grande na época devido aos efeitos especiais inovadores e uma trama envolvente.

A direção é do norte-americano Steven Spielberg e a história conta sobre um impressionante parque onde habitam dinossauros criados em laboratório.

O parque recebe visitantes, como em um safari, e tudo parece caminhar bem até que as coisas saem do controle e os dinossauros de tornam ameaças reais.

O filme teve uma recepção incrível e venceu três categorias no Oscar, sendo indicado também em diversos festivais e premiações.

17. A travessia (2015)

Direção: Robert Zemeckis

Esse é um filme que impressiona, principalmente por se tratar de uma história real. Em 7 de agosto de 1974, o equilibrista francês Philippe Petit realizou, na ilegalidade, uma travessia em uma corda que unia as Torres Gêmeas, nos EUA.

A arriscada aventura foi feita com a ajuda com um grupo de assistentes e chamou a atenção, inclusive internacionalmente.

O filme, originalmente intitulado The walk, tem direção de Robert Zemeckis, e traz cenas com efeitos visuais incríveis que fazem o público vibrar e se angustiar junto com o protagonista.

18. Mersal (2017)

Direção: Atlee

Esse é um filme de ação e suspense indiano. A direção ficou por conta do cineasta Atlee e o lançamento ocorreu em 2017. A crítica e o público receberam bem a produção, que teve destaque também na Europa, China e Coreia do Sul.

A história conta sobre dois irmãos, sendo um deles mágico e o outro médico. Juntos tentarão revelar os segredos e crimes da indústria médica na Índia.

19. Evereste (2015)

Direção: Baltasar Kormákur

A produção de Evereste fo feita em parceria entre EUA, Reino Unido e Islândia. O filme, com direção de Baltasar Kormákur, foi aos cinemas em 2015 e teve boa recepção da crítica.

Baseada em fatos reais, a trama gira em torno de um grupo de alpinistas que decide escalar o Evereste. Entretanto, eles se deparam com uma enorme nevasca, o que deixará a aventura ainda mais perigosa.

20.Um mar de esperança

filme um mar de esperança

Uma boa dica de filme de ação que combina romantismo, drama e aventura é Um mar de esperança. A direção é der Kabir Bhatia e o filme, feito na Malásia, foi lançado em 2018.

A história conta sobre uma senhora que pede a seu neto que investigue o que aconteceu com seu marido. O marinheiro partiu há mais de 60 anos buscando enriquecer e nunca mais retornou.

21. Okja (2017)

Direção: Bong Joon Ho

Esse é um filme de ação, aventura, ficção científica e drama. Sua estreia foi em 2017, com direção do cineasta sul-coreano Bong Joon Ho. Tanto a imprensa quanto o público gostaram muito da produção, que competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2017.

A história gira em torno de Mikha, uma garota que enfrenta uma multinacional para proteger Okja, uma enorme porca modificada geneticamente.

22. O resgate do soldado Ryan (1998)

Direção: Steven Spielberg

Nesse filme épico de guerra, acompanhamos a missão do Capitão John H. Miller (Tom Hanks) e mais sete soldados no resgate de James Francis Ryan, um paraquedista que é único de quatro irmãos a sobreviver em combate.

A direção é assinada por Steven Spielberg e o sucesso de público e crítica foi enorme, vencendo em cinco categorias do Oscar, além de outras diversas premiações.

23. Sete anos no Tibet (1997)

Direção: Jean-Jacques Annaud

O longa-metragem de 1997 foi dirigido por Jean-Jacques Annaud e traz Brad Pitt como ator principal.

É baseado no livro auto-biográfico de mesmo nome de Heinrich Harrer, um alpinista austríaco que em 1939 vai para o Himalaia determinado a escalar o Nanga Parbat, um dos picos mais altos do mundo.

O que Heinrich não previa é que seria feito prisioneiro, devido à Segunda Guerra. Durante o tempo que ficou no Tibet foram muitas as transformações em sua maneira de se relacionar e encarar o mundo, além de diversas tentativas de fuga.

Bem recebido pela crítica, é um filme que mistura ação e aventura com grandes ensinamentos.

24. Um tira da pesada (1984)

Direção: Martin Brest

Beverly Hills Cop é o título original desse clássico filme de ação e comédia dos anos 80. Foi com essa produção que o ator principal, Eddie Murphy, ganhou fama internacional, tamanho o sucesso do filme.

A direção ficou a cargo de Martin Brest e a bilheteria foi a maior do cinema norte-americano em seu ano de lançamento.

O enredo traz o policial Axel Foley na investigação do assassinato de um amigo em Bervely Hills.

25. Fuga à meia-noite (1988)

Direção: Martin Brest

Trazendo como protagonista Robert De Niro, esse filme de 1988 não teve tanto destaque na época, mas figura entre uma das melhores obras dos anos 80 no gênero ação/comédia.

Também contou com a direção de Martin Brest, o mesmo de Um tira da Pesada e Perfume de Mulher. É uma história cheia de momentos empolgantes e que consegue cumprir o que promete, entreter o público.

Jack Walsh é um ex-policial que tem a missão de levar de Nova York a Los Angeles um contador que conseguiu dar um golpe na máfia e desviar uma enorme quantia em dinheiro.

26. De volta para o futuro (1985)

Direção: Robert Zemeckis

Um dos filmes de maior sucesso dos anos 80 é De volta para o futuro (Back to the Future, no original), dirigido por Robert Zemeckis. O enredo combina ação, aventura, ficção científica e comédia, conduzindo o espectador em uma história eletrizante e divertida.

Quando o jovem Marty McFly aciona sem querer a máquina do tempo do cientista Dr. Emmett Brown, ele é transportado para os anos 50. É assim que conhece seus pais ainda jovens e precisará fazê-los se apaixonar, só dessa forma sua existência estará garantida.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.