Os 24 maiores lançamentos de filmes em 2021


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Face a um período de tantas incertezas, o cinema continua sendo uma paixão e um porto seguro para muitos de nós. O ano de 2021 será repleto de grandes lançamentos, vários dos quais você poderá assistir no conforto do lar.

Confira a nossa seleção, abaixo, e anote essas datas na sua agenda:

1. A Lenda de Candyman

A Lenda de Candyman

Com direção de Nia DaCosta e produção de Jordan Peele, criador dos sucessos Corra! e Nós, o filme de terror e suspense é uma sequela da franquia Candyman (1992).

Anthony e Brianna são um casal de namorados que se mudam para um antigo bairro de Chicago que foi dominado pela gentrificação. Lá, eles percebem a presença de um mal antigo que assombra a região.

O lançamento estava previsto para 2020, mas foi adiado em função do cenário de pandemia. Desde então, o longa-metragem despertou a curiosidade dos espectadores e chegará aos cinemas em agosto de 2021.

2. Matrix 4

Matrix 4

O quarto filme da franquia de ficção científica cyberpunk tem sido muito esperado por fãs e seguidores do mundo inteiro.

Com direção e roteiro de Lana Wachowski, uma das criadoras dos três primeiros longas, a narrativa traz de volta os heróis Neo e Trinity.

A data de lançamento de Matrix 4 já foi alterada diversas vezes; segundo o anúncio mais recente, o filme irá estrear em dezembro de 2021.

3. Nomadland

Nomadland

O drama norte-americano da diretora chinesa Chloé Zhao, inspirado no livro homônimo escrito por Jessica Bruder, foi aclamado pela crítica e venceu muitas premiações, incluindo o Leão de Ouro.

A protagonista, Fern, é uma mulher que perde tudo quando a pequena cidade onde mora entra em colapso financeiro. É então que ela começa a viver como uma nômade, viajando pelo país de van e descobrindo uma comunidade de pessoas que também vivem “fora do sistema”.

O longa-metragem independente de 2020 conquistou os circuitos de festivais e estará nas salas de cinema em fevereiro de 2021.

4. Duna

Duna

A adaptação do célebre romance de ficção científica escrito por Frank Herbert será dirigida pelo franco-canadense Denis Villeneuve. Apontado como o livro mais bem-sucedido do gênero, Duna bateu recordes de vendas e marcou o começo da saga literária com o mesmo nome.

Num futuro distante, a humanidade vive um sistema feudal intergalático dominado por algumas Casas da nobreza. O protagonista, Paul, é o jovem herdeiro da Casa Atreides que é enviado para um planeta deserto, em busca de uma substância fundamental para a sobrevivência.

Com versões nos formatos IMAX e 3D, o filme será lançado em outubro de 2021.

5. Pieces of a Woman

Pieces of a Woman

Disponível na Netflix desde 7 de janeiro de 2021, o drama norte-americano dirigido por Kornél Mundruczó tem sido discutido entre os espectadores e recebido muitas críticas positivas.

Martha, a protagonista, é casada com Sean e está esperando um filho dele. A sua vida sofre uma reviravolta traumática durante o parto, com uma profissional negligente.

A partir daí, o relacionamento entre os dois se transforma e iniciam um caso judicial contra a parteira.

6. Minari

Minari

O filme de drama dirigido por Lee Isaac Chung é uma obra semi-biográfica que foi inspirada nas memórias da sua infância.

A narrativa acompanha uma família sul-coreana que se muda para os Estados Unidos da América, durante a década de 80. Fantasiando com o sonho americano, eles começam a viver numa fazenda no Arkansas.

Elogiado pela crítica, Minari venceu inúmeros prêmios e tem sido apontado como um título imperdível; seu lançamento está previsto para fevereiro de 2021.

7. The Father

The Father

O drama foi escrito e dirigido pelo francês Florian Zeller, com base numa peça de teatro da sua autoria e conta a história de Anthony, um homem idoso que vai morar com a filha.

A partir daí, ele é forçado a se confrontar com a própria velhice e as relações familiares complexas. Aclamado pela crítica, graças às interpretações dos atores e ao modo sensível como reflete sobre o tempo e a memória, o filme será lançado em janeiro de 2021.

8. Viúva Negra

Viúva Negra

O filme norte-americano é baseado na famosa heroína da Marvel Comics e conta com a direção da australiana Cate Shortland.

Aqui, o enredo é passado depois dos eventos que ocorreram em Capitão América: Guerra Civil (2016) e a protagonista é confrontada com o seu passado,

É então que a Vingadora começa a ser perseguida e precisa lidar com as consequências da antiga vida de espionagem. Viúva Negra será lançado no Brasil em abril de 2021.

9. A Nuvem Rosa

A Nuvem Rosa

O primeiro longa-metragem dirigido e escrito pela brasileira Iuli Gerbase fala sobre um confinamento, mas foi produzido antes da pandemia.

Quando uma estranha nuvem rosa começa a tomar conta do mundo, todos precisam ficar fechados em casa. Giovana, a protagonista, é uma jovem que começa a viver com Yago, um homem que conheceu recentemente. Quando o tempo passa, o relacionamento entre os dois vai se complicando.

Selecionado para o prestigiado Festival de Cinema de Sundance 2021, o filme será lançado no território nacional ainda este ano.

10. Luca

Luca

A nova aposta do cinema de animação digital será uma parceria entre a Disney e a Pixar, dirigida pelo italiano Enrico Casarosa. O enredo acompanha um garoto durante um verão transformador na Riviera Italiana.

Por lá, além de comer muito, Luca faz um novo melhor amigo que, na verdade, é um monstro marinho que veio de outro mundo. A obra, que tem sido elogiada pela sua inclusão e diversidade, tem seu lançamento internacional programado para junho de 2021.

11. Top Gun: Maverick

Top Gun: Maverick

Dirigido por Joseph Kosinski, o longa-metragem de ação e aventura é a sequência do icônico Top Gun (1986). O protagonista continua sendo Pete "Maverick" Mitchell, que agora tem uma longa carreira como aviador.

Na sua nova aventura é desafiado a quebrar as barreiras enquanto piloto de testes e combater drones cada vez mais poderosos. O filme, que está despertando o interesse de espectadores de várias gerações, chegará ao nosso país em julho de 2021.

12. Judas and the Black Messiah

Judas and the Black Messiah

O drama biográfico com direção de Shaka King se foca no percurso de Fred Hampton, um ativista e revolucionário que foi líder do Partido dos Panteras Negras em Illinois.

Na narrativa, passada durante a década de 60, um criminoso chamado William aceita trabalhar como informante do FBI para ajudar a capturar Hampton.

O filme que tem sido muito aguardado vai estrear nos Estados Unidos, em fevereiro de 2021, nos cinemas e na plataforma HBO Max.

13. Cherry

Cherry

Cherry é um drama policial dirigido pelos irmãos Anthony e Joe Russo com base no romance autobiográfico de Nico Walker.

O protagonista da história é um antigo médico do exército que sofre de estresse pós-traumático. Para tentar lidar com os seus fantasmas, ele acaba desenvolvendo um vício em substâncias ilícitas e começa a cometer assaltos.

Seu lançamento está marcado para fevereiro de 2021 nos cinemas norte-americanos e março na plataforma Apple TV+.

14. Um Lugar Silencioso 2

Um Lugar Silencioso 2

A sequência do filme de terror Um Lugar Silencioso (2018) tem sido bastante ansiada pelos fãs do gênero e terá direção e roteiro de John Krasinski.

Depois dos acontecimentos que ocorrem no primeiro longa-metragem, Evelyn Abbott e seus filhos são forçados a encarar os riscos do mundo exterior.

A família, sempre mantendo o silêncio, vai descobrindo novas ameaças que a rodeiam. O filme será lançado, nos Estados Unidos e no Brasil, em abril de 2021.

15. 007 - Sem Tempo Para Morrer

007 - Sem Tempo Para Morrer

O título mais recente da saga clássica de espionagem britânica e norte-americana foi dirigido por Cary Joji Fukunaga, que também colaborou no roteiro.

Desta vez, Bond decidiu abandonar o seu trabalho para a agência secreta MI6 e se mudar para a Jamaica. No entanto, tudo se altera quando um amigo pede a sua ajuda, depois do desaparecimento de um cientista.

A obra, cujo lançamento já foi adiado inúmeras vezes, terá sua estreia internacional em abril de 2021.

16. Os Eternos

Os Eternos

Um dos lançamentos mais esperados da temporada é, sem dúvida, este filme de super-heróis baseado nas figuras da Marvel Comics.

Na sequência dos acontecimentos narrados em Vingadores: Ultimato (2019), uma equipe de figuras ancestrais muito poderosas desperta e se une para combater uma ameaça universal, Os Desviantes.

A estreia do filme está prevista para novembro de 2021, nos Estados Unidos da América.

17. Raya e o Último Dragão

Raya e o Último Dragão

Outra grande aposta da Disney para este ano, o longa-metragem de animação, fantasia e aventura foi dirigido por Don Hall e Carlos López Estrada.

Com um enredo inspirado em várias lendas do Sudeste Asiático, a narrativa é protagonizada por uma jovem guerreira chamada Raya. Para salvar a sua terra-natal, o reino de Kumandra, ela precisa encontrar Sisu, o único dragão que sobreviveu.

O filme será disponibilizado em março de 2021 através da plataforma digital Disney+.

18. Amor, Sublime Amor

Amor, Sublime Amor

Dirigido por Steven Spielberg, o musical de drama e romance é uma adaptação do célebre espetáculo da Broadway, mais conhecido como West Side Story.

A história é passada em Nova York, na década de 50, e levemente inspirada na tragédia de Romeu e Julieta. Os protagonistas são Tony e Mary, dois jovens que se apaixonam, mas mantêm ligações com gangues rivais.

O filme chegará aos cinemas dos Estados Unidos da América em dezembro de 2021.

19. Halloween Kills: O Terror Continua

Halloween Kills: O Terror Continua

O novo filme da famosa saga de terror foi dirigido por David Gordon Green e narra o que aconteceu depois do longa-metragem de 2018.

Quarenta anos após ter sido atacada por Michael Myers, a protagonista Laurie Strode precisa encarar o assassino mais uma vez. O filme, bastante antecipado, chegará aos cinemas brasileiros em outubro de 2021.

20. Venom - Tempo de Carnificina

Venom - Tempo de Carnificina

A sequência de Venom (2018) foi dirigida por Andy Serkis e inspirada no personagem homônimo da Marvel Comics, Eddie Brock, o jornalista que se tornou anfitrião de uma força alienígena, ganha um alter-ego com superpoderes.

Agora, ele precisa aprender a lidar com a transformação e com os dois lados da sua personalidade. O lançamento internacional de Tempo de Carnificina está programado para junho de 2021.

21. Anônimo (Nobody)

Nobody

Dirigido pelo russo Ilya Naishuller, o filme de ação e suspense conta a história de Hutch Mansell, um homem extremamente pacífico que guarda traumas do passado.

Quando a sua casa é invadida por ladrões, ele não consegue reagir nem defender a sua família. A partir desse momento, o protagonista é dominado pela raiva e muda a sua conduta de uma forma irreversível.

O longa-metragem será lançado em fevereiro de 2021, nos Estados Unidos da América, não tendo ainda data prevista no Brasil.

22. The United States vs. Billie Holiday

The United States vs. Billie Holiday

Inspirado no livro escrito por Johann Hari, o drama biográfico narra uma parte da vida da cantora norte-americana Billie Holiday.

Num tempo de segregação racial em que a artista estava sendo perseguida pelas músicas de teor politizado que cantava, ela também se tornou alvo da polícia de Narcóticos pelas substâncias que consumia.

A estreia está marcada para fevereiro de 2021, na plataforma de streaming Hulu, mas ainda não existe uma data para o Brasil.

23. Turma da Mônica - Lições

Turma da Mônica - Lições

A turminha mais famosa do Brasil, criada nos quadrinhos de Maurício de Sousa, está volta às telas de cinema. O filme infantil de aventura que é a sequência de Laços (2019) foi dirigido por Daniel Rezende e será lançado no dia 24 de junho de 2021.

Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão se envolvem numa confusão na escola. Passando uma fase de mudanças nas suas vidas, os garotos aprendem a valorizar o poder da amizade.

24. Morbius

Morbius

Outro filme de super-heróis da Marvel DC que está prometido para 2021, o longa protagonizado pelo personagem homônimo foi dirigido por Daniel Espinosa.

Michael Morbius é um biológo que sofre de uma doença rara e faz experiências com sangue de morcego para se curar. Depois de ser alvo de mutações, ele se transforma numa espécie de vampiro com super-poderes. O lançamento no Brasil está previsto para março de 2021.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.