Livro Cidade dos ossos, de Cassandra Clare


Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Lançada em 2007, a ficção de fantasia urbana escrita pela autora norte-americana Cassandra Clare é voltada para o público adulto.

City of bones (em português Cidade dos ossos) foi um sucesso de público e crítica, tendo alcançado a lista dos livros mais vendidos segundo o jornal New York Times em abril de 2007.

O livro é o primeiro volume da coletânea The Mortal Instruments (em português Os instrumentos mortais), que no momento contempla seis títulos.

Atualmente City of bones foi traduzido para mais de trinta e cinco línguas, entre elas português, hebraico, japonês, polonês e búlgaro. Reunindo todas as publicações de Cassandra Clare, estima-se que a autora já tenha vendido mais de 36 milhões de exemplares ao redor do globo (tendo vendido 1,6 milhão de livros apenas no Brasil).

Resumo

A história, narrada em terceira pessoa, se passa em uma Manhattan contemporânea. O livro é dividido em vinte e três capítulos e a protagonista é Clairy Fray, uma menina ruiva, baixinha e com sardas, de quinze anos, aparentemente normal, nascida e criada no Brooklyn. A garota vive com a mãe, Jocelyn Fray, uma jovem e talentosa artista viúva, e tem Simon como melhor amigo de infância. 

Uma bela noite, a adolescente resolve aproveitar uma festa com música trance na boate da moda de Nova Iorque, o Pandemônio. Lá fica encantada por um menino de olhos verdes e cabelo azul.

O menino passou por ele, rápido como um raio. Clary gostou do movimento dos ombros dele, do jeito que mexeu no cabelo ao entrar. Existia uma palavra que a mãe dela teria usado para descrevê-lo — despreocupado.

— Você o achou bonitinho — disse Simon, parecendo resignado. — Não achou?

Clary deu uma cotovelada nas costelas dele, mas não respondeu.

Mal sabe ela que a rápida paixão iria jogá-la num universo cheio de mistério e repleto de demônios, feiticeiros, fadas, vampiros e lobisomens.

Na noite que passa no Pandemônio na companhia do amigo Simon, Clairy assiste um assassinato: três adolescentes matam um rapaz. O problema é que o corpo da vítima não aparece e apenas Clairy testemunha o crime. Claramente ela vê mais do que era suposto.

Na noite a seguir, ainda perturbada com o acontecido, a jovem recebe um telefonema estranhíssimo da mãe pedindo para que a menina não voltasse para casa. Contrariando as instruções que haviam sido dadas, Clairy retorna para o lar e, ao chegar, percebe que a mãe havia sido sequestrada. 

Nessa noite a vida de Clairy muda para sempre, ela é obrigada a lutar contra o terrível demônio Ravaner. Depois de uma briga difícil, Clairy vence e o demônio morre, mas a morde e destila seu veneno bloqueando as suas lembranças. 

Clairy conhece e se une a três caçadores de sombras, corajosas figuras que desejam libertar a terra de demônios. Ficamos sabendo mais tarde que a mãe da menina, Jocelyn Fray, também é, assim como a filha, uma caçadora de sombras.

Em uma jornada para libertar a própria mãe e para reaver a sua memória, Clairy enfrenta corajosamente uma série de criaturas sobrenaturais.  

Coletânea Os Instrumentos Mortais (The Mortal Instruments)

A coletânea de Cassandra Clare contém, até o momento, seis livros, são eles:

1. City of Bones, em português Cidade dos ossos (publicado nos EUA em 27 de março de 2007)

2. City of Ashes, em português Cidade das cinzas (publicado nos EUA em 25 de março de 2008)

3. City of Glass, em português Cidade de vidro (publicado nos EUA em 23 de março de 2009)

4. City of Fallen Angels, em português Cidade dos anjos caídos (publicado nos EUA em 5 de abril de 2011)

5. City of Lost Souls, em português Cidade das almas perdidas (publicado nos EUA em 8 de maio de 2012)

6. City of Heavenly Fire, em português Cidade do fogo celestial (publicado nos EUA em 27 de maio de 2014)

The mortal instrument

Edição original e edição brasileira

A edição norte-americana de City of bones foi lançada no dia 27 março de 2007 (a versão inglesa saiu em julho de 2007), pela editora Simon & Schuster. A capa original, norte-americana, foi criada por Russel Gordon.

Edição norte-americana e inglesa.
Capa das edições norte-americana e inglesa.

No Brasil, o selo Galera Record (editora Record) lançou em 2010 o livro de Cassandra Clare sob o título Cidade dos ossos. A tradutora responsável pelo primeiro livro da coletânea Os instrumentos mortais foi Rita Sussekind e a edição tem 462 páginas.

Capa da edição brasileira.
Capa da edição brasileira.

Leia na íntegra

O PDF de Cidade dos ossos está disponível na íntegra em português.

Filme The Mortal Instruments: City of Bones

Dirigido por Harald Zwart, o filme inspirado na obra de Cassandra Clare foi lançado em agosto de 2013 e contou com um orçamento de cerca de 30 milhões de dólares.

O elenco conta com a participação de Lily Collins no papel de Clary Fray, Jamie Campbell Bower no papel de Jace Wayland, Robert Sheehan no papel de Simon Lewis e Jonathan Rhys Meyers no papel de Valentim Morgenstern.

Série Shadowhunters, baseada em Os Instrumentos Mortais

Filmada originalmente em Toronto, no Canadá, Shadowhunters é baseada na obra de Cassandra Clare.

A primeira temporada da série estreou nos Estados Unidos em 12 de janeiro de 2016 e teve 13 episódios. A segunda temporada possui 20 episódios e foi ao ar no dia 2 de janeiro de 2017. A terceira e última temporada possui 22 episódios e foi ao ar no dia 20 de março de 2018.

A protagonista Clary Fray é interpretada pela atriz Katherine McNamara. Jocelyn, a mãe da jovem, é interpretada por Dominic Sherwood, e o melhor amigo Simon, é interpretado por Alberto Rosende.

No Brasil, a série é exibida pela Netflix e em Portugal é a campeã de audiência da Netflix.

Shadowhunters

Quem é Cassandra Clare

Filha de pais norte-americanos, Judith Rumelt, cujo pseudônimo é Cassandra Clare, nasceu em Teerã, capital do Irã, no dia 27 de julho de 1973. Judith passou boa parte da sua infância viajando com a família.

Até os dez anos de idade, a escritora viveu na França, na Inglaterra e na Suíça. Durante a adolescência, Judith morou em Los Angeles. 

Os livros foram uma saída encontrada pela menina para se abrigar diante de tantas mudanças. Quando completou a maioridade, a autora ficou as bases em Los Angeles e Nova Iorque, onde passou a trabalhar em uma série de revistas e tabloides.

Judith escrevia como hobby, em sites de fanfiction, inspirada em personagens de Harry Potter e Senhor dos Anéis.

Em 2006, Judith conseguiu se dedicar integralmente a sua ficção, tornando-se uma escritora profissional. Atualmente a escritora vive em Massachusetts com o marido (Joshua Lewis) e três gatos de estimação.    

Cassandra Clare
A autora Cassandra Clare.

Conheça também

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Graduada em Letras, mestre em Literatura e doutora em Estudos de Cultura, trabalhou durante dez anos como editora assistente e executiva em editoras no Brasil e em Portugal.