5 cenas de cinema inspiradas em obras de arte que você precisa conhecer


Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual
Publicado em

O cinema e as artes plásticas muitas vezes andam de mãos dadas, sendo inegável a influência de uma linguagem artística sobre a outra.

Assim, selecionamos 5 cenas icônicas de produções cinematográficas que foram inspiradas em obras de arte, fazendo uma conexão direta entre esses universos e produzindo releituras incríveis. Confira!

1. O Show de Truman, de Peter Weir - Architeture au Clair de Lune, de Magritte

show de truman e magritte
À esquerda, cena de O show de Truman, protagonizada por Jim Carrey. À direita, tela de Magritte

O filme O Show de Truman, dirigido por Peter Weir e lançado em 1998 fez um enorme sucesso nos anos 2000. Com uma cenografia e figurino muito bem pensados, conta a história de um sujeito que, desde o nascimento teve a vida filmada e transmitida em rede nacional, sem que ele soubesse.

A cena final é um dos pontos altos do filme e foi inspirada na tela Architeture au Clair de Lune, realizada pelo pintor surrealista francês René Magritte, em 1956.

2. Labirinto: a magia do tempo, de Jim Henson - Relatividade, de Escher

cena do filme Labirinto e obra de Echer
Relatividade (1953), de Escher e cena de Labirinto: a magia do tempo

Labirinto: a magia do tempo é uma produção infanto-juvenil dirigida por Jim Henson. Lançado em 1986, o filme se tornou cult ao trazer David Bowie como o rei do duendes em uma terra encantada e assustadora.

Em determinado momento da narrativa há uma passagem em que a jovem Sarah (que está à procura do irmão bebê) se vê em um labirinto de escadas, enquanto Jareth (Bowie) a provoca e confunde.

A cena é a releitura da obra Relatividade (1953), do artista holandês Maurits Cornelis Escher, famoso pelos seus desenhos que exibem construções instigantes e irreais.

3. Carrie, a estranha, de Brian De Palma - Study For Lady Macbeth, de Gustave Moreau

Carrie a estranha e inspiração em obra de arte de Moreau
À esquerda Study for Lady Macbeth (1851), de Moreau. À direita, cena de Carrie, a estranha

Um dos clássicos do terror é Carrie, a estranha, de Brian De Palma. Adaptado do livro homônimo de Stephen King, o filme foi lançado nos anos 70 e fez muita gente tremer de medo.

Uma das cenas, que exibe Carrie em meio às chamas de um incêndio que ela mesma provocou, é muito parecida com a tela Study for Lady Macbeth, pintada em 1851 por Gustave Moreau.

4. Ilha do Medo, de Scorsese - O beijo, de Klimt

cena de Ilha do medo e a tela O beijo, de Klimt
À esquerda, tela O beijo (1908), de Klimt e a à direita cena de Ilha do Medo

Produzido por Martin Scorsese e lançado em 2010, Ilha do Medo é uma adaptação de um romance de Dennis Lehane.

O filme é um suspense psicológico com toques de cinema noir que traz Leonardo DiCaprio no papel principal. Em dado momento, o protagonista, em uma de suas alucinações, se imagina abraçando sua esposa.

A cena é uma referência à famosa tela O beijo, criada por Gustav Klimt em 1908.

Se você assistiu o filme e ficou confusa ou confuso, leia: Ilha do Medo: explicação do filme

5. Melancolia, de Lars Von Trier - Ofélia, de John Everett Millais

filme Melancolia e Ofélia, de John Everett Millais
À esquerda, tela Ofélia (1852), à direita cena de Melancolia

Um dos filmes de sucesso do dinamarquês Lars Von Trier é Melancolia, de 2011. Conta sobre duas irmãs que vivem a possibilidade do fim do mundo e reagem à situação de formas totalmente opostas.

O filme exibe algumas belíssimas cenas que não estão relacionadas diretamente à narrativa e dão um caráter plástico e simbólico importante à história.

Em uma dessas cenas, a atriz Kirsten Dunst está vestida de noiva e flutua em um lago cheio de plantas. A inspiração foi a tela Ofélia, pintada por John Everett Millais, em 1852.

Para saber mais sobre cinema e arte, leia:

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.