Livros As crônicas de gelo e fogo, de George R. R. Martin


Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

A coletânea de livros de fantasia A Song of Ice and Fire (traduzido para português como As crônicas de gelo e fogo) foi escrita pelo roteirista norte-americano George R. R. Martin e deu origem a celebrada série de TV Game of thrones (em português Guerra dos tronos), produzida pela HBO. 

Atualmente a coletânea de livros escrita por George R. R. Martin é a saga de fantasia mais vendida do mundo. Para se ter uma ideia do sucesso da franquia, em termos da adaptação para o audiovisual, trata-se da série de televisão mais assistida de todos os tempos, ostentando cerca de 23 milhões de espectadores norte-americanos.

Livros As crônicas de gelo e fogo (A Song of Ice and Fire)

O primeiro volume da série, intitulado A game of thrones (nome que inspirou o título do seriado de televisão), foi escrito em 1991, embora tenha sido publicado somente em 1996 pela Bantam Books sob o selo Bantam Spectra. 

Capas das edições norte-americanas de A Song of Ice and Fire.
Capas da edição norte-americana de A Song of Ice and Fire, o último livro (A dance with dragons) ainda não tem data para ser lançado.

No Brasil, a edição ficou a cargo da editora Leya, os exemplares chegaram as lojas no ano de 2010.

Capas da edição brasileira de As crônicas de gelo e fogo.
Capas da edição brasileira de As crônicas de gelo e fogo.

A ideia inicial do autor era que os livros formassem uma trilogia. Pouco tempo depois, Martin percebeu que precisaria de mais espaço para desenvolver a sua história e decidiu que a coletânea reuniria quatro livros. Pouco tempo depois esse número passou para cinco e, por sim, ficou resolvido que a história seria composta por sete volumes. 

A trama central gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos. Há uma disputa de algumas famílias pelo poderoso Trono de Ferro, afinal quem alcançar o Trono de Ferro irá assegurar a sobrevivência pelo inverno rigoroso que promete se aproximar e que irá durar 40 anos. As principais famílias presentes na disputa são os Targaryen, os Stark e os Lanister.

A frase "The winter is coming" (em português "O inverno está chegando.") relembra o leitor dessa ameaça cada vez mais próxima.

O cenário é a terra imaginária de Westeros, um território imenso localizado na Europa, durante o período medieval. Os personagens são interessantes porque não são simples representantes do bem ou do mal, todos eles são inconstantes e simultaneamente carregam sentimentos puros e condenáveis.

Outro pormenor fundamental da saga é que não há um único protagonista, ao longo da narrativa os personagens centrais vão se alternando. E nenhum dos personagens está a salvo, frequentemente Martin constrói um twist e assassina um dos seus protagonistas sem dó nem piedade.  

Escrito em capítulos breves, A guerra dos tronos - o primeiro volume da saga - apresenta os personagens, o cenário e o tempo histórico que guiará toda a longa narrativa. Os volumes subsequentes narram a continuação da história, sempre permeada de reviravoltas inesperadas. 

O segundo volume, A clash of kings, lançado em em 1998, perpetua a atmosfera de suspense invocada no primeiro livro.

Os livros a seguir são igualmente super detalhados e densos, o terceiro volume da saga (intitulado A storm of swords), lançado em 2000, precisou ser repartido em dois volumes na edição original devido a sua extensa dimensão. 

O quarto livro, A feast for crows, foi publicado em 2005 e o quinto volume, A dance with dragons, saiu seis anos depois da última publicação (em 2011). O sexto e o sétimo livros ainda estão para serem lançados - no momento não há data definida -, embora as publicações já tenham ganhado nome (The winds of winter e A dream of spring). 

Erro na edição brasileira

Publicado em julho de 2012 no Brasil, o livro cinco da saga, intitulado A dança dos dragões, teve uma história peculiar.

A editora Leya mandou imprimir uma enorme tiragem, uma edição de 150 mil exemplares. Qual foi a surpresa do público leitor ao descobrir que, aquela primeira edição tão ansiada, veio com um capítulo ausente. Por um erro de produção, A dança dos dragões veio com dez páginas a menos, ou seja, o capítulo 26 não havia sido impresso. 

A editora prontamente disponibilizou o capítulo ausente no site, mas, de toda forma, foi obrigada a recolher os exemplares defeituosos. A empresa perdeu cerca de um milhão de reais pelo engano.

Capa do volume A dança dos dragões.
Capa do volume A dança dos dragões.

Game of thrones (A guerra dos tronos)

Em 2007, o canal de TV HBO comprou os direitos para realizar a série que viria a se chamar Game of thrones, inspirada na coletânea A Song of Ice and Fire. No dia 17 de abril de 2011 estreou o primeiro episódio da série que fascinou público e crítica.

Atualmente a série é a mais assistida no mundo, tendo batido o recorde de audiência com 23 milhões de espectadores nos Estados Unidos. Trata-se também de uma das séries mais caras da televisão, especula-se que cada episódio custe cerca de dez milhões de dólares aos cofres da HBO.

Além de ser um fenômeno de audiência, Game of thrones é um sucesso estrondoso de crítica, já recebeu 38 troféus no Emmy Awards, quebrando todos os recordes. 

“Te captura — e não te deixa ir embora.”

Los Angeles Times

A série já alcançou oito temporadas e se passa em Westeros, durante a Europa Medieval. A adaptação dos livros foi feita por David Benioff e D.B.Weiss. A primeira temporada, a segunda, a terceira, a quarta, a quinta e a sexta possuem dez episódios e a sétima possui sete episódios. A temporada final - a oitava - terá apenas seis episódios de longa duração e irá ao ar supostamente em abril de 2019.

Apesar de ter uma série de efeitos especiais, os cenários utilizados são quase todos reais, as paisagens e castelos já levaram a equipe para locações como Croácia, Marrocos, Islândia, Espanha e Irlanda do Norte. 

Descubra George R. R. Martin

Nascido em Bayonne, Nova Jersey (nos Estados Unidos), no dia 20 de setembro de 1948, no berço de uma família humilde, George R.R. Martin formou-se em jornalismo pela Northwestern University. 

Desde sempre foi fascinado pelo mundo dos livros, tendo escrito, aos 21 anos, a sua primeira história de ficção científica ("The hero", em português "O herói"). A história curta foi publicada em 1971.

The hero

Em 1975, o escritor se casou com Gale Burnick. O casamento durou quatro anos e o casal não teve filhos. 

Martin foi escritor residente em Clarke College de 1978 a 1979. Em 1979, tomou a maior decisão da sua carreira profissional: decidiu virar escritor em tempo integral. 

Mudou-se para Hollywood onde passou a ser roteirista e produtor. Também atuou como editor de livros. Em 1991, começou a escrever seu grande sucesso, a série de livros A Song of Ice and Fire. 

Atualmente vive no Novo México com a companheira Parris McBride, com quem se casou em 2011. 

George R. R. Martin

Conheça também

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Graduada em Letras, mestre em Literatura e doutora em Estudos de Cultura, trabalhou durante dez anos como editora assistente e executiva em editoras no Brasil e em Portugal.