9 melhores livros infantojuvenis para estimular o amor pela leitura


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

A literatura infantojuvenil é uma ótima ferramenta para estimular a imaginação das crianças e adolescentes. Além disso, contribui para o desenvolvimento de uma melhor interpretação de texto e escrita.

Pensando nisso, selecionamos os melhores livros para o público infantojuvenil que deveriam ser lidos por todos que estão iniciando o gosto pela leitura.

1. Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha

Marcelo, Marmelo, Martelo

Um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil é Marcelo, marmelo, martelo, publicado em 1976 por Ruth Rocha.

A história do menino que inventa palavras novas conquistou inúmeros pequenos leitores e leitoras ao longo das décadas e continua encantando as crianças. Essa é uma ótima opção para incentivar a leitura a partir dos 6 anos.

2. Amoras, de Emicida

Capa do livro Amoras, de Emicida.

Amoras é uma publicação do conhecido rapper Emicida. Lançado em 2018, o livro conta a história de uma garotinha que descobre ao lado do pai o valor das pequenas coisas, além de se reconhecer no mundo e valorizar sua negritude.

Um livro singelo e leve que trata sobre ancestralidade e autoestima.

3. O menino do dedo verde, Maurice Druon

capa do livro O menino do dedo verde

O escritor francês Maurice Druon lançou em 1957 O menino do dedo verde, clássico da literatura infantojuvenil que fez sucesso em vários países.

Na história, acompanhamos Tistu, um garoto muito especial com o incrível poder de transformar tudo o que toca, fazendo a natureza florescer. É assim que insere vida e beleza em um bairro cinza e triste.

Um dos primeiro livros voltado para crianças que aborda a ecologia, autoconhecimento e o poder da amizade.

4. A bailarina fantasma, Socorro Acioli

capa do livro A bailarina fantasma

Publicado em 2015, esse livro de Socorro Acioli apresenta uma narrativa singela e cheia de mistérios.

Anabela é filha de um arquiteto que recebe a missão de restaurar um antigo teatro em Fortaleza. A mãe de Anabela morreu quando ela era pequena e agora a garota, com 14 anos, mora sozinha com o pai.

Assim, ela começa a ir todas as tarde para o teatro. Enquanto o pai trabalha, Anabela estuda. Mas de repente a menina se depara com a visão de uma bailarina translúcida que passa a procurá-la. Essa é a oportunidade para que Anabela descubra mais sobre a bailarina e o passado do teatro.

5. A vaca voadora, Edy Lima

capa do livro a vaca voadora

Um dos sucessos da literatura brasileira feita para crianças é A vaca voadora, da escritora gaúcha Edy Lima. Publicado em 1972, o romance se tornou um best-seller no ano seguinte.

Com uma escrita cheia de personalidade, a autora criou uma fábula bem humorada com toques de fantasia capaz de cativar crianças e adultos.

A trama conta sobre Lalau, um menino de seis anos que vai morar com sua tias nada convencionais. Uma delas, a tia Quiquinha, dominava os segredos da alquimia e um dia produz um elixir de levitar que faz com que Lalau viva a experiência mais impressionante de sua vida!

6. Coraline, Neil Gaiman

capa do livro Coraline

Uma das histórias mais aclamadas do público infantojuvenil é Coraline, publicada em 2002 por Neil Gaiman.

A trama é tão interessante que foi adaptada para o cinema em 2009 em uma incrível animação. A personagem principal é Coraline, uma pré-adolescente que vive com seus pais e tem dificuldade de convivência com eles.

Quando se mudam de casa, a menina descobre uma passagem secreta para uma outra realidade, onde seus pais tem outras personalidades. No começo ela fica encantada com esse mundo alternativo, mas aos poucos percebe que tudo por naquele lugar é assustador.

7. Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho, Lewis Carroll

capa dos livros Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho

Quando Lewis Carroll publicou Alice no país das maravilhas, em 1865, talvez não passasse por seus pensamentos a ideia de que essa obra se tornaria um clássico e que continuaria sendo relevante tantos anos depois.

O fato é que a história é uma das obras literárias para crianças e adolescentes mais famosas de todos os tempos.

Narra as aventuras de Alice, uma menina que, ao adentrar a toca de um coelho, é transportada para um mundo cheio de criaturas fantásticas, onde vive as mais impressionantes situações.

Posteriormente, em 1871, o autor lançou Alice através do espelho, uma continuação empolgante da história que também vale a pena ser lido.

8. O catador de pensamentos, Monika Feth

capa do livro O catador de pensamentos

Essa linda história apresenta o Sr. Rabuja, um homem determinado que sai todas as manhãs em busca de pensamentos diversos.

O homem recolhe esses pensamentos em sua enorme bolsa. Quando chega em casa, planta-os no jardim para que se transformem em flores mágicas. Essa flores se desprendem do solo e saem voando pelo céu, renovando os pensamentos.

Linda mente ilustrado, esse livro de 1993 traz uma mensagem de esperança e recomeço.

9. A Arte: Conversas imaginárias com minha mãe, Juanjo Saez e Monica Stahel

capa do livro A arte: conversas imaginárias com minha mãe

Quem se interessa por arte encontrará nesse livro de 2013 um valioso instrumento de conhecimento e diversão.

O autor percorre a história da arte de forma autobiográfica, trazendo sua mãe como interlocutora em conversas e reflexões incríveis, convidando os leitores e leitoras a adentrar no universo fantástico das artes.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.